Conte-me um Conto: associado lança livro fruto de projeto literário com jovens de Silveiras (SP)
Valor arrecadado com a venda será revertido para os estudantes.
No interior de São Paulo, no município de Silveiras, a sala de aula da Escola Estadual Professor Hildebrando Martins Sodero transformou-se em um espaço vibrante de imaginação e criatividade juvenil. Idealizado pelo associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do TRT15, Pedro Bueno, o projeto literário “Conte-me um Conto” evoluiu de uma simples iniciativa escolar para a publicação de um livro recém-lançado, reunindo contos criados pelos próprios estudantes.
Tudo começou quando Pedro, que também é escritor, foi convidado para integrar um evento literário promovido pela Prefeitura de Silveiras. “Propus algo além de uma simples participação como autor. Meu desejo era mergulhar nas mentes criativas dos estudantes”.
A intenção principal era tornar o processo dos estudantes mais fácil do que ele teve ao escrever o primeiro livro, ainda jovem e sem orientação de como proceder com os processos de escrita e publicação. “Meu livro, assim, ficou engavetado durante muito tempo. Minha vontade era de que esses jovens escritores não passassem pelo mesmo processo”.
A proposta inicial de um concurso literário foi se transformando em uma jornada de aprendizagem e expressão pessoal a cada encontro quinzenal. “Foi uma troca rica e surpreendente. A cada sessão, presenciei o crescimento criativo de cada um e o florescimento de suas próprias vozes literárias”, relembra Pedro.
Para ele, o momento mais marcante da iniciativa foi quando recebeu os contos finais: “Vi neles muito mais do que simples histórias. Percebi elementos filosóficos e psicológicos bastante profundos. Não que isso fosse uma preocupação. A proposta era de que eles criassem um conto, e ponto. A vivência de cada um, contudo, trouxe muito conteúdo para as narrativas.”
O livro reúne as histórias criadas pelos estudantes Beatriz Campilongo, Bianca Motta, Kamilla Bueno, Bernardo Duarte e Kelly Magalhães. Segundo Pedro, as atividades focaram principalmente em oferecer liberdade criativa, permitindo que os alunos explorassem temas e estilos à sua maneira.
“O resultado desse diálogo foi a construção de narrativas que transcenderam expectativas e revelaram talentos promissores. A cada encontro, algo surgia, fosse um conto individual ou coletivo.”
A obra, produzida sem recursos públicos e custeada pelo próprio Pedro, terá a renda revertida para os estudantes do projeto. “Espero que os leitores sejam tocados pela mesma inspiração que permeou nossos encontros e que reconheçam, assim como eu, o imenso potencial que reside em cada uma dessas jovens mentes criativas”, finaliza.
O livro custa R$ 25,00 e pode ser adquirido pelo telefone (12) 981715306.
Acessos: 206