Alice Gurgel do Amaral relança livro com poesia inédita
A obra é o sétimo livro da associada aposentada do TRT2.
A associada e escritora Alice Gurgel do Amaral está pronta para surpreender os leitores com o relançamento de seu primeiro livro de poesias, agora intitulado “Fonte Poética Viva”. Em primeira mão para o Espaço Cultural, ela explica que o relançamento não só celebra a poesia, mas também preserva um período significativo na vida da autora, que antecedeu a aposentadoria e a preparação para o pós-doutorado na França.
O primeiro livro lançado pela associada foi o “Alice no País das Poesias Profanas e Sagradas”, no final de 2019. “Nesse ano de 2024 decidi relançar esse livro, pois tinha feito uma tiragem bem pequena e era importante eu ter registros impressos desta época tão significativa de minha vida, que precedeu a minha aposentadoria”, explica.
Este livro marcou a estreia de Alice na literatura e teve excelente recepção, com vendas realizadas através de contrato de venda e consignação com a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo. “Apesar de logo em seguida começar o período de pandemia, consegui fazer várias entregas a essa livraria, que, infelizmente, depois, teve suas atividades encerradas”, relembra a autora.
“Fonte Poética Viva” traz uma única nova poesia, “Flor de Lótus – A Transformação”, que se destaca na contracapa do livro. “Sou muito impressionada com a flor de lótus, que nasce no lodo. Eu me pergunto como pode uma flor nascer do lodo? Por isso, o meu grande encanto e a decisão de colocar essa poesia”, disse. As ilustrações do livro são de fotos tiradas pela própria autora de um tanque de flores de lótus no Templo Zulai, em Cotia.
Ela explica que a estrutura do livro é cuidadosamente organizada em várias divisões temáticas, que vão desde poesia introdutória até poesia em língua francesa, proporcionando uma leitura acessível e emocionante para todos os gostos.
“Fonte Poética Viva”, assim como o anterior, apresenta várias divisões relacionando os temas. Ficou não só didática essa inclusão, como também indica as emoções concentradas nos vários poemas de cada gênero.”
Dessa forma, o livro está dividido da seguinte forma: poesia introdutória; poesia infantil; poesia social; poesia trivial; poesia contemplativa; poesia existencialista; poesia saudosista
poesia-tempo; poesia-homenagem; poesia amorosa; poesia platônica; poesia espiritualista; e poesia em língua francesa.
O livro está em fase final de revisão e, em breve, estará disponível. “A cor verde da capa foi escolhida para estar em harmonia com as fotos clicadas por mim, quando as flores haviam caído e essa cor era a predominante, enquanto uma nova florada é aguardada.”
Livros infantis
Desde 2020, Maria Alice publicou cinco livros para crianças:
- “A Vovó Soneca e a Pantufa Vermelha” (2020)
- “Faninha a Borboleta Fadinha” (2022)
- “Floquinho o Cabritinho Órfão” (2023)
- “Floquinho o Cabritinho Órfão” – versão preto e branco para colorir
- “A Vovó Soneca e os Duendes do Shopping” (2024)
Os livros estão à venda na Livraria Martins Fontes, onde a nova edição de Fonte Poética Viva deverá ser comercializada.
Acessos: 105