Em primeira mão

Alice Gurgel do Amaral relança livro com poesia inédita

A obra é o sétimo livro da associada aposentada do TRT2.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A associada e escritora Alice Gurgel do Amaral está pronta para surpreender os leitores com o relançamento de seu primeiro livro de poesias, agora intitulado “Fonte Poética Viva”. Em primeira mão para o Espaço Cultural, ela explica que o relançamento não só celebra a poesia, mas também preserva um período significativo na vida da autora, que antecedeu a aposentadoria e a preparação para o pós-doutorado na França.

O primeiro livro lançado pela associada foi o  “Alice no País das Poesias Profanas e Sagradas”, no final de 2019. “Nesse ano de 2024 decidi relançar esse livro, pois tinha feito uma tiragem bem pequena e era importante eu ter registros impressos desta época tão significativa de minha vida, que precedeu a minha aposentadoria”, explica.

Este livro marcou a estreia de Alice na literatura e teve excelente recepção, com vendas realizadas através de contrato de venda e consignação com a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo. “Apesar de logo em seguida começar o período de pandemia, consegui fazer várias entregas a essa livraria, que, infelizmente, depois, teve suas atividades encerradas”, relembra a autora.

Alice Gurgel do Amaral celebra o relançamento do livro, com novas poesias e ilustrado com fotografias autorais.

“Fonte Poética Viva” traz uma única nova poesia, “Flor de Lótus – A Transformação”, que se destaca na contracapa do livro. “Sou muito impressionada com a flor de lótus, que nasce no lodo. Eu me pergunto como pode uma flor nascer do lodo? Por isso, o meu grande encanto e a decisão de colocar essa poesia”, disse. As ilustrações do livro são de fotos tiradas pela própria autora de um tanque de flores de lótus no Templo Zulai, em Cotia. 

Ela explica que a estrutura do livro é cuidadosamente organizada em várias divisões temáticas, que vão desde poesia introdutória até poesia em língua francesa, proporcionando uma leitura acessível e emocionante para todos os gostos. 

“Fonte Poética Viva”, assim como o anterior, apresenta várias divisões relacionando os temas. Ficou não só didática essa inclusão, como também indica as emoções concentradas nos vários poemas de cada gênero.”

Dessa forma, o livro está dividido da seguinte forma: poesia introdutória; poesia infantil; poesia social; poesia trivial; poesia contemplativa; poesia existencialista; poesia saudosista

poesia-tempo; poesia-homenagem; poesia amorosa; poesia platônica; poesia espiritualista; e poesia em língua francesa.

O livro está em fase final de revisão e, em breve, estará disponível. “A cor verde da capa foi escolhida para estar em harmonia com as fotos clicadas por mim, quando as flores haviam caído e essa cor era a predominante, enquanto uma nova florada é aguardada.”

Livros infantis

Alice já publicou cinco livros infantis.

Desde 2020, Maria Alice publicou cinco livros para crianças:

  1. “A Vovó Soneca e a Pantufa Vermelha” (2020) 
  2. “Faninha a Borboleta Fadinha” (2022) 
  3. “Floquinho o Cabritinho Órfão” (2023) 
  4. “Floquinho o Cabritinho Órfão” – versão preto e branco para colorir
  5. “A Vovó Soneca e os Duendes do Shopping” (2024) 

Os livros estão à venda na Livraria Martins Fontes, onde a nova edição de Fonte Poética Viva deverá ser comercializada. 

Acessos: 91

📣A gente sempre guarda na memória uma experiência marcante ou alguma realização especial que vivenciamos no nosso trabalho.

Se você tem algum registro de um acontecimento marcante no Judiciário que participou ou testemunhou, divida com a gente e eternize esse momento no calendário ANAJUSTRA Federal 2025!

Acesse o hotsite em anajustrafederal.org.br 

#anajustrafederal #memoriasdojudiciário #calendario2025
A partir desta quinta-feira, 18/7, o Congresso Nacional entra em recesso parlamentar, que se estenderá até o final do mês. Durante este período, as atividades legislativas ficam suspensas, incluindo a tramitação de projetos importantes para os servidores públicos.

O recesso parlamentar é um período previsto na Constituição Federal, destinado ao descanso dos parlamentares, mas representa um momento de pausa nas discussões e votações de matérias que impactam diretamente a vida dos servidores públicos e da população em geral. Seguimos atentos e comprometidos com a defesa dos direitos dos servidores.

Qual projeto você está ansioso para ver a tramitação concluída? Conte nos comentários.

#RecessoParlamentar #CongressoNacional #ServidoresPúblicos #AnajustraFederal
Saúde é a coisa mais importante da vida! Nós acreditamos nisso.

E o conceito de estar saudável vai além da ausência de doenças. Trata-se de um estado de pleno equilíbrio, em que o ser humano apresenta bem-estar físico, mental e social.

Qualidade de vida é saúde!

#saúde #JUSaúde #anajustrafederal #planodesaude #confiança #qualidadedevida
Você pode estar “na mesa” dos seus colegas servidores o ano todo!

⚖️📜 Memórias do Judiciário

Se você viveu momentos memoráveis ou decisivos no Judiciário Federal, participe da campanha, acessando o hotsite e respondendo à pergunta: qual a sua melhor Memória do Judiciário?

Participe e eternize sua memória!

#anajustrafederal #memoriasdojudiciário #calendarioanajustrafederal #calendario2025