Pelo mundo afora: conheça os relatos do servidor Oswaldo Buzzo sobre suas caminhadas no Brasil e no exterior

Destinos inesquecíveis e experiências compartilhadas por meio de um blog incentivam a prática de exercício e o autocuidado.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Já pensou em percorrer mais de 90 mil quilômetros a pé e conhecer o Brasil e outros países pelo mundo? Esse é o roteiro de vida do servidor aposentado há dez anos do TRT15, Oswaldo Buzzo, cujas experiências são compartilhadas por meio de um blog que ele mantém como um diário com fotos e relatos das viagens, e já acumula mais 2 milhões de visualizações

Até o momento, Buzzo já percorreu mais de 100 caminhos diferentes a pé, sendo 16 vezes o Caminho de Santiago na Espanha, dentre outros no Brasil e Europa, perfazendo um total superior a mais de 90 mil quilômetros, o que equivale a mais de duas vezes a volta na terra, cuja extensão é de 39.840 km. “Meu intuito é incentivar os outros a praticarem caminhada e cuidar da saúde”, destaca.

Como tudo começou

A história de Oswaldo Buzzo nas caminhadas pelo mundo se iniciou quando ele parou de praticar corridas de rua, em janeiro do ano 2000, por lesões repetitivas na coluna. Seu primeiro desafio foi percorrer o Caminho de Santiago na Espanha, um percurso de 820 quilômetros vencidos em 28 dias.

Nos retornos ao Brasil, ele sempre publicava os relatos das aventuras num jornal local. “Então, em 2008, eu resolvi adquirir um espaço para reunir todas as minhas publicações anteriores e futuras. Ao longo desse tempo, a página já ultrapassou mais de 2 milhões de visitas, não só do Brasil, mas de vários países do mundo”, conta.

Destinos inesquecíveis

Durante toda sua trajetória de caminhadas, Buzzo destaca as mais especiais para ele. “Foi muito gratificante chegar em Assis e Roma (Vaticano) a pé, e, também, em Fátima (Portugal) e, tantos outros. Mas os locais que mais me emocionaram foram o Santuário Mariano de Aparecida (Aparecida/SP), aonde cheguei 23 vezes a pé, por diferentes itinerários, num total de 10 mil quilômetros percorridos e a cidade de Santiago de Compostela na Espanha, percorrida 16 vezes a pé, depois de andar mais de 11 mil quilômetros, por vários roteiros.”

A força do exemplo

Para Buzzo, suas experiências podem influenciar outras pessoas a praticarem caminhadas para manter a saúde em dia, independente da idade. “Vivenciamos uma época em que a saúde é primordial e caminhar no campo ou na cidade representa uma maneira de superarmos o estresse e nos conectarmos com o sagrado que carregamos na alma. Assim, com a publicação de meus diários, tento incentivar pessoas a seguirem meus passos, mostrando que a idade não é empecilho, ao mesmo tempo em que se pratica uma atividade saudável e proporciona enormes benefícios tanto no plano físico quanto no espiritual”, comenta.

Para saber mais sobre as aventuras das caminhadas e peregrinações de Oswaldo Buzzo, é só acessar o site www.oswaldobuzzo.com.br. Lá estão publicados mais de 100 diários, com fotos, histórias, informações específicas e dicas para quem quiser caminhar pelos locais por onde ele já passou.

Acessos: 0

Quem não vê a hora de planejar 2025? 

Nossa agenda traz ferramentas que são um show para você se preparar para ter um ano mais produtivo e organizado!

#agenda2025 #anajustrafederal #associadoanajustra
O projeto literário “Conte-me um Conto”, idealizado pelo nosso associado e servidor do TRT15 Pedro Bueno, deu origem a um livro de contos criados por estudantes da escola Professor Hildebrando Martins Sodero, de Silveiras (SP).

A obra, produzida sem recursos públicos e custeada pelo próprio Pedro, terá a renda revertida para os estudantes.

“Espero que os leitores sejam tocados pela mesma inspiração que permeou nossos encontros e que reconheçam, assim como eu, o imenso potencial que reside em cada uma dessas jovens mentes criativas”, finaliza.

📖 O livro já está disponível por R$ 25,00.
📲 Adquira o seu pelo telefone: (12) 98171-5306

Vamos apoiar esses jovens escritores e reconhecer o poder da criatividade. 

Confira a história completa no nosso blog Espaço Cultural.

#espacocultural #anajustrafederal #projetoliterário #cultura
Novembro é mês de conscientização! É Novembro Azul! 💙🙋🏻‍♂️

O PSA, ou Antígeno Prostático Específico, é um exame de sangue que serve para detectar e monitorar o câncer de próstata, além de outras condições prostáticas:

🩺Rastreamento: Identifica homens com risco aumentado de câncer de próstata.

🏥Diagnóstico: Ajuda a diagnosticar o câncer de próstata em estágios iniciais.

🩻Monitoramento: Acompanha a eficácia do tratamento e a detecção de recorrências.

👨‍⚕️Avaliação de outras condições: Pode ser usado para avaliar outras condições da próstata, como hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite.

Faça o seu com desconto nas farmácias Pague Menos e Extrafarma. @paguemenos @extrafarma 

#anajustrafederal #saude #instasaude #pju #exames #convenios #paguemenos #extrafarma
Quer ter um 2025 melhor? 

Comece elegendo quais novos hábitos você quer ter na sua vida e utilize a ferramenta "Mudando hábitos" da nossa agenda para marcar os dias e acompanhar seu processo. Junto, defina também uma recompensa para se dar quando um novo hábito se consolidar na sua vida. 

E tem mais, acompanhe sua evolução a cada dia, todos os meses. 

#ANAJUSTRAFederal #agenda2025 #agendaanajustrafederal #associadonaanajustra
Após o período eleitoral, o Congresso volta com promessas de avanço em pautas importantes para o funcionalismo público. Em meio às disputas políticas e decisões críticas, temas como a isenção de IR para doenças graves e a reforma da previdência ganham espaço.

”Essa pauta é uma questão de dignidade e respeito aos direitos humanos. Por isso, estamos diretamente atuando na defesa dessa aprovação", destaca assessor parlamentar Roberto Bucar sobre o PL 722/23. 

Leia o artigo completo em nosso site e acompanhe os bastidores dessa movimentação no Congresso com a coluna "De Olho em Brasília".

#PLs #defesadeinteresse #ANAJUSTRAFederal