Panorama: exposição sobre Millôr, curso de cinema, shows de Adriana Calcanhotto, Bethânia e Zeca Pagodinho e mais
Exposições
Obra gráfica de Millôr Fernandes – São Paulo
O carioca Millôr Fernandes trabalhou por mais de 70 anos como jornalista, desenhista, escritor e tradutor, e sua obra pode ser conhecida detalhadamente na exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles de São Paulo.
A mostra divide em cinco grandes conjuntos a obra gráfica de Millôr, dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do “Pif-Paf”, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963.
A entrada é gratuita para a mostra “Millôr: obra gráfica”, que fica em cartaz até o dia 27 de janeiro de 2019, de terça a domingo, das 10h às 20h. Acesse o site para mais informações.
Confira o ” target=”_blank”>vídeo com detalhes da exposição.
O sertão de João Machado – Rio de Janeiro
A exposição “O sertão de João Machado” apresenta um recorte do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo baiano nos últimos 15 anos. São 40 imagens que materializam as lembranças e vivências de João Machado quando criança, bem como as histórias contadas pelo pai romeiro.
O céu estrelado do sertão baiano, a terra de chão batido, a poeira amarelada, os romeiros, os carroceiros e outras das memórias da infância de João Machado na cidade de Xique-Xique estão entre os elementos das imagens exibidas na mostra.
A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 21h, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Confira mais detalhes no site.
Shows
Silva – Campinas
O cantor e compositor Silva, um dos talentos da nova música brasileira, subirá ao palco do Teatro Iguatemi, em Campinas (SP), para apresentar seu novo disco: “Brasileiro”.
Os ingressos estão à venda pelo site Ingresso Rápido ou na bilheteria do Teatro Iguatemi, sem cobrança de taxa de conveniência. Acesse a página para mais informações.
Adriana Calcanhotto – Belo Horizonte
A cantora e compositora Adriana Calcanhotto retorna ao palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), com o show da turnê “A Mulher do Pau Brasil”, no dia 22 de novembro.
As apresentações em terras brasileiras vêm arrebatando um imenso e antenado público que se identifica com a verve modernista/tropicalista de Adriana Calcanhotto. Na trilha sonora, algumas canções autorais são cantadas em coro pela plateia, entre elas, “Vambora”, “Esquadros” e “Inverno”.
Os ingressos custam a partir de R$ 80 (inteira) e estão à venda na bilheteria do Palácio das Artes, sem cobrança de taxa, ou na página do Ingresso Rápido.
Zeca Baleiro – São Paulo e Rio de Janeiro
O cantor, compositor e instrumentista Zeca Baleiro fará duas apresentações no mês de novembro para comemorar seus 21 anos de carreira: a primeira será em São Paulo, no dia 23 de novembro, e a segunda no Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro.
Em SP, Baleiro cantará os sucessos de sua carreira no Credicard Hall, local onde é possível comprar ingresso sem cobrança de taxa. Há também a opção de adquirir as entradas pela internet, no site Tickets for Fun.
No Rio de Janeiro, ele subirá ao palco do KM de Vantagens Hall. Os ingressos podem ser comprados na bilhteria da casa ou pelo site Tickets for Fun.
Bethânia e Zeca Pagodinho – Brasília
Maria Bethânia e Zeca Pagodinho dividiram o palco pela primeira vez numa turnê que teve lotação esgotada nas seis capitais por onde passou. A partir de novembro, os dois artistas retomam o espetáculo para marcar o lançamento do DVD, gravado em SP, e vão pisar mais uma vez no palco do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, dia 24 de novembro, as 21h, com ingressos já a venda em pelo site ou na Loja EVENTIM do Brasília Shopping.
O repertório é assinado pelos dois artistas, que interpretarão alguns de seus grandes sucessos como “Negue” (Adelino Moreira), “Reconvexo” (Caetano Veloso), “Maneiras” (Sylvio da Silva) e”Verdade” (Nelson Rufino/Carlinhos Santana) e canções novas no repertório de cada um. Juntos vão cantar, por exemplo, “Deixa a Vida Me Levar” (Serginho Meriti/Eri do Cais) e “Sonho Meu”(Ivone Lara/Delcio Carvalho), que gravaram no DVD do Zeca, e também uma canção inédita de Caetano Veloso (“Amaro Xerém”).
Cinema
Curso de cinema sobre Stanley Kubrick – Belo Horizonte
Ministrado pelo doutor na obra de Stanley Kubrick, Rafael Ciccarini, o curso propõe uma imersão em forma de maratona em dois turnos totalmente dedicados ao estudo de toda obra do cineasta Stanley Kubrick durante um sábado inteiro, no dia 17 de novembro, no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte (MG).
Será feito o percurso histórico da obra de Kubrick com análise de cenas de diversos filmes com discussões sobre suas principais características estéticas, suas preocupações filosóficas, o impacto dos seus filmes na história do cinema e a ampla influencias que Kubrick exerce sobre toda cinematografia mundial posterior.
O ingresso para o curso custa R$ 10 (inteira), à venda na bilheteria do Cine Theatro ou pelo site Eventim.
Acessos: 0