Servidores: números, passado e presente

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Clique na imagem para conferir o especial do Dia do Servidor e participar da nossa enquete

Ano após ano, a Justiça do Trabalho tem aumentado sua produtividade. Em 2014, conforme o relatório “Justiça em Números”, divulgado recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conseguiu baixar mais casos existentes do que o número de processos ingressados. Foram quase quatro milhões de novos processos contra 4,2 milhões baixados, 6,2% a mais do que em 2013.

De acordo com o levantamento do CNJ, o Judiciário Trabalhista, que é responsável por 14% dos casos novos e 6% do acervo do Poder Judiciário, também apresentou bom resultado em relação à velocidade dos julgamentos, já que a taxa de congestionamento, que mede o percentual de processos em tramitação que não foi baixado durante o ano, é 21 pontos percentuais menor do que a média geral do Judiciário Federal.

Além disso, a ampliação do uso da tecnologia digital na Justiça Trabalhista é cada vez mais significativa, sendo que 57% dos processos foram ingressados de forma eletrônica em 2014. Só no 1º grau, o índice de virtualização atingiu 64%. O percentual de nos casos eletrônicos obteve aumento de 24% no último ano, tendo como destaque o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), por ser o único com 100% dos casos novos ingressados eletronicamente tanto no 1º quanto no 2º grau. Ainda conforme o relatório, cerca de 4 milhões de sentenças e decisões foram proferidas no ano passado, sendo que 81% delas ocorreram no 1º grau (onde está concentrado o maior número de processos – 84% dos casos novos e 92% dos casos pendentes), tudo isso graças ao trabalho de magistrados e servidores que compõem o quadro funcional da JT.

Quantitativo

No Judiciário Trabalhista estão 20% dos magistrados e 15% dos servidores do Poder Judiciário brasileiro. Segundo o “Justiça em Números”, são 3.371 magistrados, 40.619 servidores, entre efetivos (excluídos os cedidos), requisitados e comissionados sem vínculo e mais 13.369 trabalhadores auxiliares (terceirizados e estagiários).

Acesse o especial do Dia do Servidor e continue lendo

Acessos: 0

💡 Garanta seu Adicional de Qualificação e veja a diferença no contracheque!

A gente facilita o caminho pra você: reunimos os cursos certos com descontos exclusivos para associados.

🎓 Graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado
💸 Descontos que chegam a até 77%
📍 Modalidades presencial e on-line
🔢 Simule quanto seu salário pode aumentar com o novo AQ

Acesse nossa página especial, escolha seu curso e transforme qualificação em ganho real.

👉 Comente “NOVO AQ” e receba o link da página especial.

#anajustra #adicionaldequalificação #pju
72 60