A defesa dos servidores públicos exigirá ainda mais articulação
“A democracia se renova nas urnas, mas a valorização do serviço público…
![]() O deputado foi designado relator do Novo PCCS no fim do mês passado |
Aguardando a votação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara desde o ano passado, o PL 6613/09 teve um novo relator designado no mês passado. O deputado Roberto Policarpo (PT-DF) assumiu a relatoria do projeto, antes ocupada pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), com o grande desafio de assumir a responsabilidade de levar a proposta para a discussão com o governo em ano de arrocho do orçamento público.
Em entrevista à ANAJUSTRA, o relator assumiu que a luta não será fácil, porém ressaltou que, mesmo após inúmeros entraves, há possibilidade de o projeto ser aprovado ainda este ano, contando com o empenho do Judiciário.
Na entrevista, o parlamentar ainda destacou outros assuntos de interesse dos servidores públicos que ele defende ou pretende defender diante da Câmara dos Deputados, como a aposentadoria, congelamento de salários, as metas do Judiciário e doenças no trabalho.
Confira a íntegra da entrevista
O senhor foi escolhido como relator do PL 6613/09 na CFT da Câmara. É conhecido por anos de militância sindical em defesa do servidor público, especialmente o do Judiciário. Como avalia essa responsabilidade?
Sei que é uma grande responsabilidade e não será uma tarefa fácil. Todos os deputados me aconselharam a não aceitar a relatoria. Argumentavam que o momento que vivemos é de arrocho nas contas públicas e que a categoria iria culpar-me pelo que sairia desta negociação. Aos que respondi que a categoria tem plena consciência do momento em que vivemos e que nunca fugi da responsabilidade de representá-los. Embora estivesse em outra posição nas negociações anteriores, também tive que enfrentar o desgaste natural de uma negociação. Ninguém que se propõe a negociar pode pretender ganhar tudo e ao tempo que se quer. Vou seguir lutando para conquistar a melhor proposta para o plano de cargos do Judiciário e do MPU.
No início do mês de abril, o deputado Ricardo Berzoini deixou a relatoria do PL 6613/09 alegando falta de acordo entre o Executivo e o Judiciário. Isso prejudicou o andamento da proposição?
O Berzoini é um excelente parlamentar. Sempre considerei que nosso projeto deveria conter o maior número de pessoas que pudessem colaborar com sua aprovação. Nesse sentido, acredito que a saída dele foi ruim para o projeto. Entretanto, considerando os motivos que ele apresentou (falta de tempo, excesso de trabalho), acredito que se o projeto estiver com um relator como eu, que tenha esse tema como prioridade, poderá ser muito mais producente para toda a categoria.
Em quanto tempo formulará o seu parecer sobre o projeto?
Conheço profundamente a matéria e já poderia até ter apresentado o relatório. Mas, meu compromisso não é somente com a apresentação deste relatório, mas, principalmente com a aprovação do projeto. Para isso, se faz necessária a negociação. O governo tem dito que vai negociar com o Judiciário. Então, meu primeiro trabalho tem sido no sentido de sensibilizar o Judiciário para iniciar imediatamente esse diálogo de acordo.
O senhor acredita que o reajuste será aprovado em 2011?
Acredito que, com o empenho do Judiciário, do presidente do STF, ministro Peluso, possamos aprovar a matéria ainda este ano.
Quais são os outros desafios ou propostas para o seu mandato voltados para os servidores do Judiciário?
Estou acompanhando várias discussões a respeito do servidor do Judiciário e do servidor público em geral. Assuntos de aposentadoria, congelamento de salários, as metas cada vez maiores, doenças no trabalho, são alguns exemplos de assuntos que acompanho e dos quais surgem diversos desdobramentos.
Projetos como o PLP 549/2009, que congela o salário dos servidores públicos, têm sido defendidos por alguns representantes do governo. O senhor acredita que eles possam realmente ser aprovados?
Tenho certeza que há uma grande pressão dos setores do empresariado e da grande imprensa para que isso ocorra. Mas não acredito que haverá interrupção na política de reconstrução e fortalecimento do Estado iniciada ainda no primeiro governo Lula. Para que a presidenta Dilma Rousseff consiga fazer tudo o que ela pretende e o que esperamos, ela precisará profissionalizar o serviço público estimulando o servidor e ampliando serviços.
Recentemente foi realizado um seminário para discutir o novo plano de previdência complementar para o servidor. Qual a sua visão sobre esse plano?
Meu posicionamento foi contrário. A proposta de previdência complementar apresentada significa o fim da possibilidade de uma velhice segura para o servidor público. No seminário a que você se refere nem mesmo o funcionário do Banco do Brasil que participou do debate acredita que haja viabilidade na proposta. A contribuição é definida, mas o benefício não. O que significa que você sabe o quanto paga, mas não quanto vai receber; o percentual de participação do governo não é atrativo, como foi com os demais fundos em que as empresas participam com 2 e até 3 vezes o valor do funcionário.
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicswhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband
Acessos: 89
Você sabe quais planos de saúde estão disponíveis para associados da ANAJUSTRA Federal na sua região? 💙
Neste corte da live do Mês do Servidor, João Lemos, gerente de Saúde da entidade, cita exemplos de operadoras parceiras em diferentes regiões do país e fala sobre opções que podem ser personalizadas.
O bate-papo fez parte da transmissão de 28 de outubro, em que celebramos o Dia do Servidor Público com histórias de associados e conversas sobre saúde e bem-estar.
▶️ Assista ao vídeo e, para conhecer as opções disponíveis na sua região, fale com o nosso setor de saúde.
#anajustrafederal #mêsdoservidor #planosdesaúde #saúde
A casa própria, a educação dos filhos, aquela viagem tão sonhada, os projetos para o futuro… Já parou para pensar em quantos planos dependem da sua renda? Sua renda protege seus planos. E quem protege sua renda?
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud estão juntas para reforçar a importância de proteger aquilo que sustenta tantas conquistas. Com o Seguro de Renda da Funpresp-Jud, os participantes do Plano JusMP-Prev contam com proteção financeira em caso de morte ou invalidez permanente para o trabalho. E tem mais: o Seguro de Renda oferece capital segurado que pode chegar a R$ 4 milhões, com custo até 40% menor que o de seguros semelhantes no mercado, conforme as condições de contratação.
Proteger sua renda é também cuidar da sua família e dos planos que vocês construíram juntos. Quer descobrir quanto custa essa proteção para você? Faça uma simulação e contrate seu Seguro de Renda 100% online, pelo Portal do Participante.
👉 Comente Funpresp-Jud ou acesse o link na bio da @funprespjud para simular agora!
🎉 Dia do Servidor no TRE-AP @tre_amapa
A ANAJUSTRA Federal marcou presença na programação especial do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) em homenagem ao Dia do Servidor Público, realizada nesta quarta-feira, 28.
O encontro reuniu servidores em um momento de integração, descontração e valorização de quem contribui diariamente para o funcionamento da Justiça Eleitoral.
A associação também participou da celebração com a realização de sorteios, tornando a comemoração ainda mais especial.
💙 A ANAJUSTRA Federal valoriza quem faz a Justiça acontecer e tem orgulho de estar presente nos momentos de reconhecimento dos servidores do Judiciário Federal!
💻👟 Estudar, trabalhar, se vestir bem e aproveitar o dia: o nosso Clube de Vantagens está presente em todos esses momentos!
Já imaginou encontrar benefícios para a sua rotina em marcas como The North Face, Dell, Shoestock, Riachuelo e Séculus, além de vantagens para investir na sua formação com a Ebradi?
Da mochila que acompanha você na faculdade ao notebook para os estudos, passando pelas roupas, calçados e acessórios, os convênios da ANAJUSTRA Federal podem fazer parte do seu dia a dia com economia!
💙 Acesse anajustrabeneficios.com.br e descubra como aproveitar!
#clubedevantagens #convenios #descontos
💙 Dia do Servidor no TRT12!
Celebrar quem faz a Justiça acontecer também é estar perto, ouvir, orientar e apresentar oportunidades que fazem a diferença no dia a dia dos servidores!
No Dia do Servidor do @trt_sc TRT de Santa Catarina, a ANAJUSTRA Federal marcou presença com informações sobre seus benefícios e serviços, em uma ação que contou com a parceria da TotalPass e da Raia.
Os servidores puderam tirar dúvidas, conhecer melhor os convênios e conferir de perto as vantagens disponíveis💊🏃
Seguimos ao lado dos servidores do Judiciário Federal, levando informação, benefícios e novas possibilidades para quem faz a Justiça acontecer todos os dias!
#ANAJUSTRAFederal #DiaDoServidor #TRT2 #TotalPass #RaiaDrogasil
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para a live “O preço de não escolher: Previdência e os custos da inércia”.
Quinta-feira, 12/11
19h
Canal da ANAJUSTRA Federal no YouTube
Nosso convidado, o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, vai mostrar como as mudanças demográficas pressionam a previdência pública e por que confiar que tudo continuará como antes é uma estratégia arriscada.
A conversa vai além do dinheiro: envelhecer bem depende de quatro capitais, o financeiro, o físico, o social e o intelectual. Porque o futuro não começa quando deixamos de trabalhar. Ele é construído, ou negligenciado, nas decisões que tomamos hoje.
Digite live nos comentários para receber o link do YouTube
👉 Compartilhe com os colegas do Judiciário Federal.
#ANAJUSTRAFederal #FunprespJud #Previdência #Aposentadoria #ServidorPúblico JudiciárioFederal