Deputados querem votar PEC 270/08

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Os deputados Marllos Sampaio (PMDB-PI), Alice Portugal (PCdoB-BA) e José Augusto Maia (PTB-PE) apresentaram ontem, 08, requerimentos para inclusão da PEC 270/08 na Ordem do Dia do Plenário da Câmara.

A proposta garante ao servidor que aposentar-se por invalidez permanente o direito dos proventos integrais com paridade, alterando a Constituição Federal de 1988. A paridade garante reajustes equivalentes aos dos funcionários da ativa.

Apresentada pela deputada Andréa Zito em 2008, a PEC já recebeu, somente nesta legislatura, centenas de requerimentos com a mesma solicitação. A proposta foi aprovada por comissão especial em novembro de 2009, mas até hoje não foi incluída na pauta do Plenário, por falta de acordo entre os líderes partidários.

Em seus requerimentos, os deputados ressaltam que a aprovação da matéria resgatará dignidade dos servidores públicos civis já aposentados ou que venham a se aposentar por invalidez permanente.

Debate

No início de maio, uma audiência pública, promovida pelo deputado Amauri Teixeira, debateu a importância do tema. O deputado Roberto Policarpo (PT-DF), que participou da reunião, acredita que o impacto financeiro da proposição é pequeno diante da importância de assegurar a aposentadoria integral com paridade para os servidores públicos que se aposentarem por invalidez.

A deputada Rosinha (PTdoB-AL), que é servidora do TRT de Alagoas, disse que essa é uma questão de justiça. “O governo tem que sair da fala e vir para a realidade”, ressaltou.

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nywhy women cheat why do men have affairs why married men cheathow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheatwife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me

Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
14 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
64 4
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
365 44