Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Daqui até o dia 2 de fevereiro, quando o Congresso Nacional retoma os trabalhos, a movimentação do Legislativo federal será em torno das eleições para renovação das mesas diretoras das duas casas — a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
No Senado, tudo indica, não haverá problemas para a sucessão do atual presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Quem deverá sucedê-lo é o atual líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE). Nome inconteste até o momento, salvo melhor juízo ou fato novo que o comprometa.
Na Câmara dos Deputados, o governo poderá enfrentar uma disputa que criará fissuras em sua base. Quatro candidatos devem disputar a presidência da Casa. Dois são do Centrão, grupo de partidos formados por 13 legendas, que compõe a base aliada, mas que confere apoio condicionado ao Planalto. São eles, Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO).
Pela oposição, mas com chances reduzidíssimas de lograr êxito, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) apresentou seu nome. Nem os partidos de oposição devem apoiá-lo. Se se mantiver na disputa será uma espécie de anti-candidatura para não apoiar nenhum nome da base do governo.
O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ainda não se colocou formalmente para a disputa, mas é candidatíssimo, e com apoio do governo, ainda que velado. Deverá ser reconduzido ao posto, já que parecer na CCJ lhe confere condições de disputar a vaga. Ele deverá ter apoio majoritário de todas as legendas, inclusive as de oposição. Como ocorreu quando foi eleito presidente, em 14 de julho de 2016.
Os adversários do Centrão ameaçam ingressar no Supremo para impedir a candidatura de Maia, pois alegam que não poderia disputar a recondução na mesma legislatura. O atual presidente, a seu turno, questiona afirmando que por se tratar de mandato tampão não vale a regra constitucional.
Cada um no seu quadrado
De qualquer sorte, mesmo que ingressem no STF para impedir que Maia se candidate, o Supremo, chamuscado e ainda convalescendo da última refrega que teve com o Senado, não deverá interferir no processo eleitoral da Câmara.
Livre de qualquer interferência, que não sejam apenas e tão somente os interesses do Poder legislativo e seus integrantes, a disputa não deverá ter surpresas. Rodrigo Maia é o favorito na disputa e deverá confirmar esse favoritismo no dia 2 de fevereiro.
Depois da eleição da Mesa Diretora da Câmara, a Casa deverá abrir formalmente o processo para a renovação das mesas diretoras das vinte e cinco comissões permanentes. O preenchimento das direções colegiadas interfere na eleição para a Mesa Diretora, cujo atual presidente é o deputado Rodrigo Maia.
No Senado, são 13 as comissões permanentes, cujas mesas diretoras serão renovadas para o biênio 2017/2018. Diferentemente da Câmara, no Senado, os mandatos das direções dos colegiados permanentes são de dois anos.
Acessos: 0
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju