Aumento salarial: retrospectiva e perspectiva para os servidores do Judiciário Federal

Confira a análise do assessor parlamentar na última coluna do ano.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Como representantes dos servidores do Judiciário Federal, é imperativo refletir sobre as condições que impactam diretamente a qualidade de vida e o reconhecimento desses profissionais tão essenciais para o funcionamento do país. O reajuste salarial aprovado em 2023, parcelado em três etapas, foi um avanço significativo, mas ainda distante de atender integralmente às expectativas e necessidades da categoria.

O aumento cumulativo de 19,25% se mostrou aquém das expectativas e motivou reações mistas entre os servidores, deixando a maioria completamente insatisfeita. Seis longos anos sem aumentos salariais e um reajuste que mal cobre uma fração das perdas inflacionárias dos últimos anos, que atingiram cerca de 35%.

Diante dessa realidade, é legítimo conceder a antecipação da terceira parcela do reajuste salarial para 2024, junto com a segunda. Esta ação não apenas demonstraria o reconhecimento do governo para com os servidores, mas também representaria um passo significativo para reequilibrar as perdas inflacionárias e valorizar devidamente aqueles que dedicam suas vidas ao funcionamento da Justiça no país. E há estudos que demonstram que há orçamento disponível para viabilizar a antecipação.

Além disso, cabe salientar que já existe um movimento para a reestruturação do plano de carreira dos servidores do Judiciário como uma medida prioritária. Unificar e valorizar as carreiras, corrigindo as defasagens salariais é uma demanda justa e necessária para garantir não apenas um salário digno, mas também reconhecimento e estímulo para o desenvolvimento profissional.

Esperamos que o governo compreenda a importância dessas medidas e reconsidere sua posição, priorizando o bem-estar e a valorização dos servidores do Judiciário Federal. Afinal, investir no funcionalismo público é investir no futuro e na qualidade dos serviços prestados à sociedade brasileira.

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.


Leia também

Ano legislativo: disputas políticas impactam o andamento de pautas relevantes aos servidores
Corrida contra o tempo: Congresso precisa acelerar


Acessos: 378249

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
108 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
10 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
30 1