DE OLHO EM BRASÍLIA

Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas

Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.

O Congresso Nacional retoma oficialmente os seus trabalhos no próximo dia 2 de fevereiro, em sessão solene. Câmara dos Deputados e Senado Federal darão início à quarta sessão legislativa da 57ª Legislatura, correspondente ao último ano do ciclo iniciado em 2023.

A solenidade será conduzida pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, com início previsto para às 15 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados.

O ano de 2026 será totalmente atípico. Trata-se de um ano eleitoral, no qual os parlamentares estarão com as atenções voltadas para suas bases eleitorais. Isso, inevitavelmente, reduz o tempo e a disposição política para o enfrentamento de pautas estruturantes e de maior complexidade no âmbito legislativo.

A oposição já deixou claro quais serão suas prioridades ao longo do ano. O objetivo central será desgastar ao máximo o governo do presidente Lula, por meio de uma estratégia que envolve intensa articulação política tanto na Câmara quanto no Senado. Líderes oposicionistas das duas Casas já possuem requerimentos prontos para a instalação de novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), além de pressão para a prorrogação de uma CPMI em curso.

Em 2026, a estratégia da oposição não se limita apenas ao enfrentamento do Poder Executivo. Há também um propósito declarado de desgaste de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que tende a acirrar ainda mais o ambiente político e institucional ao longo do ano.

A bem da verdade, por se tratar de um ano eleitoral, o Congresso Nacional deve dispor de apenas cerca de um terço do tempo normal para os trabalhos legislativos. Nesse cenário de disputas, acusações e embates institucionais, a tendência é de pouca apreciação de matérias com real impacto e ressonância para os interesses da população em geral. Soma-se a isso o fato de que, nos meses de junho e julho, o calendário político também será afetado pela realização da Copa do Mundo de Futebol.

No campo da organização interna da Câmara dos Deputados, mudanças relevantes devem ocorrer nas 30 comissões permanentes. O presidente da Casa, Hugo Motta, propôs aos líderes partidários a manutenção dos mesmos partidos à frente das comissões temáticas em 2026, com exceção da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) — a mais importante da Câmara — e da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

No caso da CMO, cuja presidência é alternada entre Senado e Câmara, em 2026 o comando ficará a cargo de um deputado do PSD. Essa medida tem como objetivo evitar longas disputas políticas sobre a divisão das comissões, negociações que tradicionalmente se arrastam por semanas e consomem um tempo precioso em um ano legislativo já bastante encurtado.

No tocante à CCJ, permanece o acordo de rodízio firmado ainda durante a presidência de Arthur Lira. Pelo acordo, o PT presidiu a comissão em 2023, o PL em 2024, o União Brasil em 2025, cabendo ao MDB a presidência da CCJ em 2026.

Todas essas movimentações evidenciam um esforço das lideranças para ganhar tempo e reduzir conflitos internos, diante de um calendário legislativo curto, pressionado pelo ambiente eleitoral, e marcado por disputas políticas intensas.

Acessos: 534

Seu aplicativo pode valer prêmios. 📲🎁

Entre 24/6 e 2/8, cumpra duas metas simples no app da ANAJUSTRA Federal e concorra ao sorteio de 3 kits exclusivos.

Para participar:

⭐ Avalie 2 convênios no aplicativo

🛡️ Tenha pelo menos 1 apólice de seguro ativa

✔️ Mantenha sua mensalidade associativa em dia

Além de participar do sorteio, você aproveita para conhecer ainda melhor todas as funcionalidades disponíveis no aplicativo.

📅 O sorteio será realizado em 3/8 e divulgado no site e aqui no nosso Instagram.

✅ Comente APP para receber os links e baixar já nosso aplicativo!

#anajustrafederal #appanajustrafederal #beneficios
11 8
Medicamentos fazem parte da rotina de muita gente. E, quando o preço aumenta, o orçamento sente. 💊

Por isso, a ANAJUSTRA Federal ampliou os benefícios do convênio com a Drogasil e a Raia: agora os associados têm acesso a até 60% de desconto em medicamentos.

Em alguns tratamentos, a economia pode ultrapassar R$ 600 em uma única compra.

Antes da próxima ida à farmácia, vale a pena conferir se o seu medicamento faz parte do benefício.

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
18 2
Julho é um dos meses mais movimentados do ano para quem vai pegar estrada, embarcar em um voo ou aproveitar alguns dias de descanso. E no meio do planejamento, tem um item que muita gente esquece: o seguro viagem.

Um mal-estar, uma infecção, extravio de bagagem ou até um imprevisto simples podem transformar as férias em dor de cabeça. Por isso, viajar protegido faz toda a diferença. 

✈️ A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora oferece opções de seguro viagem com cobertura nacional e internacional, além de atendimento especializado para ajudar você a escolher a melhor proteção para sua viagem e sua família.

📲 Fale com a equipe pelo WhatsApp: 6133226864

#anajustrafederal #seguroviagem #feriasdejulho
10 0