REAJUSTE E AQ 

O que você precisa saber sobre dois PLs que impactam sua remuneração 

Simulador está sendo desenvolvido pela ANAJUSTRA Federal para cálculo de valores.  

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Congresso Nacional. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional trazem mudanças importantes para a remuneração dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). As propostas tratam da recomposição parcial dos vencimentos, PL 4750/2025, e da reformulação do Adicional de Qualificação (AQ), o PL 3084/25 — e, se aprovadas, vão afetar diretamente o valor recebido por cada servidor, ativo ou aposentado (caso tenha paridade, especificamente para o reajuste salarial). 

A ANAJUSTRA Federal vai acompanhar de perto a tramitação das matérias e, para facilitar a compreensão dos impactos práticos, vai disponibilizar em breve um simulador exclusivo para que o servidor possa visualizar, na prática, como sua remuneração será alterada com os novos percentuais de reajuste e com as mudanças no AQ. 

“Essas mudanças representam avanços importantes na valorização da carreira e fazem parte de uma pauta histórica da categoria. A ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando cada etapa, cobrando agilidade e justiça para quem constrói o Poder Judiciário”, enfatiza o vice-presidente da entidade, Aureo Pedroso. 

Veja, a seguir, um resumo com os principais pontos que você precisa saber

Reajuste salarial: o que prevê o PL 4750/2025? 

O projeto, protocolado no dia 24 de setembro no Congresso Nacional, foi aprovado por unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e encaminhado em conjunto pelas presidências dos tribunais superiores e do CNJ. 

Conforme o Supremo Tribunal Federal (STF), a proposta busca compensar perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos e valorizar as carreiras do Judiciário, sem ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Ele ainda não tem rito de tramitação definido na Câmara dos Deputados, mas é de praxe que projetos assim passem pela Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), antes da votação em Plenário. 

O que está previsto: 

  • Recomposição de 24% nos vencimentos, dividida em 3 parcelas cumulativas de 8%; 
  • Aplicação a partir de julho de 2026, 2027 e 2028; 
  • O reajuste incidirá sobre: 
  • Vencimentos básicos dos cargos efetivos 
  • Cargos em comissão 
  • Funções comissionadas 

O reajuste irá para a aposentadoria se o servidor tiver paridade. 

Adicional de Qualificação: o que muda com o PL 3084/2025? 

O projeto traz uma proposta de reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ), criando regras mais modernas e valorizando de forma mais justa o esforço de capacitação dos servidores. 

Essa mudança amplia o reconhecimento da qualificação do servidor e corrige distorções da regra atual, que vincula o AQ ao vencimento, gerando desigualdades entre cargos. 

Assim como o PL 4750/25, ele ainda aguarda despacho da presidência da Câmara para ter seu rito de tramitação determinado. 

O que muda: 

  • Base de cálculo única: o AQ será calculado a partir de um Valor de Referência (VR), correspondente a 6,5% do valor integral do CJ-1; 
  • Possibilidade de acumular formações e capacitações, com limites definidos; 
  • Inclusão do AQ na aposentadoria e pensão, desde que o título tenha sido obtido antes da inativação; 
  • Valorização de múltiplos tipos de formação: pós-graduação, segunda graduação, certificações e ações de capacitação; 
  • Prazo de validade de 4 anos para certificações e ações de capacitação (com possibilidade de renovação por novas certificações). 

Simulador 

Pensando em oferecer mais clareza e planejamento ao servidor, a ANAJUSTRA Federal, junto com suas áreas jurídica e de tecnologia, está desenvolvendo um simulador de remuneração, que permitirá: 

  • Visualizar o impacto do reajuste (PL 4750/2025) nos próximos anos; 
  • Calcular o valor do novo AQ (PL 3084/2025) com base nas formações e certificações acumuladas; 
  • Fazer simulações para diferentes cargos e situações (ativo, aposentado, comissionado etc.). 

O simulador será lançado em breve, com acesso gratuito para os associados. 

Confira na íntegra 

PL 4750/2025 

PL 3084/2025 

Acessos: 31607

📲 A ANAJUSTRA Federal agora está ainda mais perto de você.

Criamos comunidades oficiais no WhatsApp para os 26 estados e o DF, com informações regionalizadas sobre benefícios, convênios, eventos e serviços.

Tudo pensado a partir das sugestões dos próprios associados 💬

Quer entrar na comunidade do seu estado?

👉 Comente aqui a palavra ESTADO e receba o link para participar.

É aposentado? Comente também para receber o acesso à comunidade exclusiva.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
10 18
📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.

A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.

Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.

O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.

Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.

A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal. 

#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
10 0
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.

Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.

O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.

#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
14 0
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
140 77
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
30 2
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora

A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO). 

A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.

É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.

📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março

A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.

#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
56 15