EDUCAÇÃO À LUZ DO EVANGELHO

Janete Azambuja Correa, do TRT4, lança sexto livro 

“Nos passos do mestre” trata da educação em todas as fases da vida.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Janete Azambuja Correa é diretora de secretaria da 3ª Vara de Trabalho de São Leopoldo (TRT4) e, há anos, nas horas de folga, se dedica à arte da escrita. Com seis livros publicados, o último intitulado “Nos passos do mestre”, ela revela a intenção de que suas obras contribuam com o desenvolvimento pessoal de seus leitores. 

“Desejo sempre que meus livros sejam úteis, que levem esclarecimento e consolo, mas que toquem os corações, despertando o ser humano para que se torne melhor,” diz a servidora.  

À venda na Amazon, na Livraria Espírita e nas maiores livrarias do país, “Nos passos do mestre” é um livro psicografado que trata da educação em todas as fases da vida, à luz do Evangelho de Jesus. Apaixonada pela temática e com o apoio do marido, Iraci de Oliveira, que também é escritor, Janete está trabalhando em dois novos livros e outros dois já foram entregues a sua editora.  

Primeiro livro 

Em 2018, a publicação do primeiro livro da servidora, “As Algemas Emocionais da Alma”, foi destaque no Espaço Cultural (EC) e ela contou sobre seu processo de escrita. 

Aos 24 anos, Janete vivenciou o falecimento repentino de um familiar e buscou o espiritismo, “doutrina com a qual já simpatizava e assumi efetivamente”. Apesar do encontro durante a fase adulta, ela explica que já se sentia espírita desde a infância. “Sempre acreditei na continuidade da vida após a morte”, disse. 

Após 22 anos de dedicação e estudo, ela finalizou seu primeiro título psicografado: “A escrita mediúnica é um processo peculiar. Requer estudo, preparação constante, concentração e conexão mental com a espiritualidade. Exige seriedade e disciplina. Toda obra mediúnica implica em doação total dos direitos autorais, pois o objetivo é alavancar obras assistenciais realizadas no movimento espírita”, afirmou a servidora. 

Outra paixão 

“Presentes do Coração” também foi escrito por Janete e o lançamento publicado no EC. A obra conta a história real da servidora, que se tornou mãe das gêmeas, Kailany Lais e Kariany Vitória, quando tinham apenas um ano e quatro meses. 

As filhas de Janete são coautoras do livro. A ideia surgiu durante uma conversa entre as três. O livro, que foi escrito em versos de forma lúdica e com ilustrações, é indicado para todas as idades, mas principalmente para crianças. 

Quer acompanhar a autora no Instagram? 

Siga @janetinha.az

Acessos: 293

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
16 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
6 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
12 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
14 0
8 de dezembro | DIA DA JUSTIÇA

Uma data para lembrar o valor de quem faz o direito acontecer todos os dias. 

#anajustrafederal #pju #diadajustica
66 4