LANÇAMENTO

Servidor do TRT16 lança livro sobre Previdência Social do Servidor Público 

Trajetória de décadas levaram associado a se inspirar para criação da obra.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Com uma trajetória de mais de três décadas na área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, José Chagas Júnior identificou a necessidade de esclarecer dúvidas sobre os direitos previdenciários dos servidores públicos, especialmente diante das constantes mudanças na legislação.

E o resultado disso é que, no dia 28 de março, às 18h, o auditório da OAB/MA será palco do lançamento do livro “Guia Prático da Previdência Social do Servidor Público”, escrito por ele, que é servidor do TRT16 e associado da ANAJUSTRA Federal.

José Chagas Júnior e seu livro “Guia Prático da Previdência Social do Servidor Público”.

“As alterações no texto original da Constituição de 1988, por meio de Emendas Constitucionais, geraram muitas incertezas entre os servidores. Isso me motivou a escrever esta obra, que iniciei em 2018. No entanto, devido à reforma da Previdência (EC 103/2019) e à pandemia, precisei interromper os trabalhos, retomando apenas em 2022, após a publicação da Portaria MTP 1467/2022”, explica o autor.

O processo de escrita exigiu dedicação e esforço. “Conciliar a produção do livro com o trabalho foi muito difícil. Todas as noites, dedicava pelo menos três horas para escrevê-lo, além das manhãs de sábados e domingos”, relembra Chagas Júnior.

A obra é uma contribuição valiosa para servidores e magistrados da Justiça do Trabalho, oferecendo um panorama detalhado das regras previdenciárias aplicáveis à categoria. Com o dinamismo das normas previdenciárias, o autor planeja manter o livro atualizado, incorporando mudanças que venham a surgir.

Para aqueles que não puderem comparecer ao lançamento, o livro estará disponível para venda online somente a partir do dia 29 de março, pelo site www.guiapraticorpps.com.br.

📍 Lançamento presencial 🗓 Data: 28 de março de 2025
🕕 Horário: 18h
📍 Local: Auditório da OAB/MA

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
56 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
76 4