Espaço Cultural celebra um ano marcado por novos talentos
Sons, telas, textos. Confira a arte de quem passou pelo blog em 2025.
“Brasiliana em Versos e Trovas” intitula o mais novo livro da servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), Maria Aparecida Ferreira Lima. Membro da União Brasileira de Trovadores, Maria ocupa a cadeira nº2 de Letras da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas.
De acordo com a escritora, a inspiração principal para essa obra surgiu das diversas formas de amar. “O amor é um sentimento singular, mas que se manifesta de formas diversas, seja entre um homem e uma mulher, entre as pessoas, entre as pessoas e os animais, entre a Natureza e as pessoas. A Natureza, de modo geral , seja nas flores, nos pássaros, nos planetas, nas águas, na terra, etc., completa a nossa existência e sempre mexe com os corações”.
Com o livro, pretende tocar os corações dos leitores:
“De uma maneira leve, carregada de sentimento, levar um aconchego de emoção e alegria a todos, que amam brincar com as palavras, tanto quanto eu”.
Maria aparecida
“Brasiliana” marca o primeiro livro solo dela, que ao longo dos anos contribuiu para quinze coletâneas de poesia, prosa, contos e trovas em parceria com outros escritores. Trovadora oficial desde 2020, com participação em diversos concursos, a dedicação a esse estilo literário rendeu-lhe reconhecimento nacional e internacional, tendo sido classificada em 14 concursos no Brasil e também na França, México e Cuba. Conforme afirma Maria, é mais difícil escrever trovas, porque é necessário expor o pensamento completo em apenas quatro versos.
Mas um dos aspectos mais desafiadores do processo de criação do livro foi ser em dois idiomas diferentes: português e italiano. Descendente de italianos e com uma forte ligação com a língua e a cultura do país europeu, a autora revela que frequentou quatro cursos na Escola Dante Alighieri, na Itália, onde teve a oportunidade de compartilhar sua paixão pela poesia com pessoas de diversas nacionalidades.
“Essas pessoas, sabendo do meu gosto pela poesia, sempre manifestaram o desejo de ler meus escritos. Algumas poesias eu compus em italiano e traduzi para o português. Outras, fiz o contrário. Então, essa foi a maneira de fazer chegar meu trabalho às pessoas de língua italiana e de tantas outras nacionalidades. As trovas não podem ser traduzidas, pois perdem a forma”, explica. A versão final do livro contou com o apoio de um revisor bilíngue, que é italiano nativo, mas é professor no Brasil e domina também o português.
Escritora desde os 14 anos, Maria Aparecida só se dedicou ao ofício após se aposentar do cargo de analista judiciário do TRT15. Maria ressalta que as influências literárias dela são enraizadas no Romantismo, tanto na literatura brasileira quanto na italiana. Entre os autores preferidos estão nomes como Giacomo Leopardi na Itália e Machado de Assis, Álvares de Azevedo, José de Alencar, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade no Brasil. Na trova, destaca-se a admiração por trovadores renomados como Luiz Otávio, Carolina Ramos e Therezinha Dieguez Brisolla.
O livro está disponível tanto na versão física quanto no formato ebook.
Acessos: 3
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!
Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰
A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:
👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração
Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡
👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.
Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página!
#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju