LDO de 2027 será analisada junto com Lei Orçamentária
A LDO estabelece metas fiscais, prioridades para o gasto público e regras de…
O impasse sobre a formação das comissões na Câmara dos Deputados tem gerado discussões acaloradas nos corredores do Congresso Nacional. Com a falta de acordo entre os partidos, a definição da presidência e composição das comissões parece adiar-se para o próximo mês de abril. O Partido Liberal (PL), sendo a maior bancada da Casa com 98 deputados, tem a prerrogativa de fazer a primeira escolha das comissões, o que acrescenta ainda mais tensão ao cenário político.
A disputa por espaço entre os partidos e líderes políticos é evidente, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, busca conduzir o processo com cautela para não ferir susceptibilidades, enquanto articula sua sucessão na presidência da Casa. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes e cobiçadas, parece já ter seu destino selado com o PL assumindo a presidência. No entanto, a deputada Caroline de Toni, considerada favorita para o cargo, enfrenta resistência por parte de Lira, que a considera radical.
Além disso, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) enfrenta embates entre PT e MDB, enquanto a Comissão de Indústria e Comércio, atualmente comandada pelo PSB, encontra-se em uma situação delicada devido à sua posição fora do bloco de apoio a Lira. A Comissão de Saúde e Educação, por sua vez, possivelmente ficará sob a responsabilidade do PT. Segundo lideranças partidárias, caso não haja acordo quanto aos partidos e presidência das comissões, a pauta da Câmara será travada nos próximos dias.
Todo esse imbróglio na formação das comissões, principalmente em um ano eleitoral, prejudica significativamente os interesses dos servidores públicos, que dependem do funcionamento eficiente das instituições para verem atendidas suas demandas por melhores condições de trabalho, remuneração justa e valorização profissional.
Enquanto isso, no Senado Federal, o presidente Rodrigo Pacheco promete dedicar atenção ao debate sobre o fim da reeleição e a mudança para mandatos de cinco anos. Essa proposta, se aprovada, só teria validade a partir de 2028 e promete ser um tema bastante controverso. Além disso, a pauta do Senado também inclui a minirreforma eleitoral, aprovada na Câmara em 2023. Neste contexto, as importantes pautas para os servidores ficam paralisadas.
Diante desse panorama, é evidente a necessidade de diálogo e entendimento entre os poderes e partidos políticos, visando garantir o funcionamento adequado das instituições e a promoção do interesse público. Somente assim poderemos superar os impasses e assegurar a proteção dos direitos dos cidadãos, incluindo os servidores que desempenham um papel fundamental na prestação de serviços à população.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Notícias, novidades, dicas e benefícios!
Siga-nos na sua rede ou canal favorito e fique por dentro de tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal
Redes sociais
Instagram @anajustra
Facebook @anajustra
Comunidade
WhatsApp
Acessos: 1077
Por que costumamos adiar decisões sobre previdência e proteção financeira?
O professor Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, vai responder essa e outras perguntas sobre o futuro financeiro dos servidores.
Neste vídeo, ele te convida a participar do encontro que também terá a presença do Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que falará as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219.
É na quinta, 6 de agosto, às 19h.
Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram
☯️ Nem todo movimento precisa ser acelerado.
Para Adrienne Ramos Garcia (TRT7), o Tai Chi Chuan é um compromisso diário com a saúde, o equilíbrio e a qualidade de vida.
Todos os dias, às cinco da manhã, ela reserva um tempo para cuidar do corpo e da mente. O resultado? Mais disposição, concentração, serenidade e energia para enfrentar a rotina.
Histórias como a dela mostram que cada atividade física tem um jeito único de transformar vidas.
💙 E a sua? Ela também pode inspirar outros servidores.
📅 Participe do Calendário 2027 até 7/8.
O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.
O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?
Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.
Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.
Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.
Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.
Aprimore sua atuação na advocacia trabalhista com um benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal.
De 10 a 12 de agosto, acontece o treinamento “Recursos para o TST: o Caminho das Pedras”, conduzido pela professora Sílvia Pérola, com quase 40 anos de experiência no Tribunal Superior do Trabalho.
Além do conteúdo prático sobre Recurso de Revista, a programação inclui experiências exclusivas, como sessão da Turma do TST, audiência com o ministro Maurício Godinho Delgado e Aula Magna sobre Sustentação Oral com Cezar Britto.
🎓 Associados da ANAJUSTRA Federal têm 50% de desconto na inscrição (benefício exclusivo para titulares).
➡️ Acesse o Clube de Vantagens e saiba como garantir o seu benefício.
No Dia do Vira-Lata, o Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal traz uma homenagem especial, assinada por um de seus associados, aos cães sem raça definida.
O associado João da Cruz Ramos Filho, servidor aposentado do TRT da 12ª Região (SC), compartilha a emocionante história de Barão, um vira-lata que marcou sua vida e relembra como amor, lealdade e companheirismo não têm raça.
Uma leitura sensível que também convida à reflexão sobre o cuidado e o respeito aos animais.
Acesse o Espaço Cultural e confira a homenagem completa. 🐾
#espaçocultural #diadoviralata #anajustrafederal