
Motta afirma que foco da reforma administrativa é modernizar o Estado
Segundo ele, a ideia é trazer novos parâmetros de eficiência aos servidores.
Foram eleitos os presidentes das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. A escolha dos presidentes seguiu uma definição prévia feita pelos líderes partidários, o mandato será de um ano.
No entanto, quatro comissões – Administração e Serviço Público, Defesa do Consumidor, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Desenvolvimento Urbano – ainda não realizaram suas eleições e devem agendar uma nova data para as reuniões.
De acordo com o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, a eleição de Rui Falcão como presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) ocorreu como esperado. “Não teve surpresas, único candidato fruto de um acordo entre líderes partidários”.
De acordo com Bucar, a CCJ “é a comissão mais forte, cobiçada e importante dentre todas, sendo responsável por analisar a constitucionalidade dos projetos, inclusive aqueles que propõem mudanças na Constituição Federal. Além disso, ela é responsável pela apreciação de mudanças de partidos políticos e perdas de mandatos. É importante ressaltar que, se necessário, a CCJ pode dar a palavra final quando a proposta for analisada em caráter conclusivo, sem a necessidade do projeto ir ao plenário, desde que não haja recurso”.
Novas comissões:
Neste ano, cinco comissões permanentes foram criadas:
Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, desmembrada da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Comissão da Saúde, vinda da Comissão de Seguridade Social e Família; Comissão do Trabalho, surgida da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público; Comissão de Desenvolvimento Econômico, a partir da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e Comissão de Comunicação, surgida da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
Confira como ficaram as comissões:
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – presidente Rui Falcão (PT)
Comissão de Educação – presidente Moses Rodrigues (União)
Comissão de Saúde – presidente Zé Vitor (PL)
Comissão de Desenvolvimento Econômico – presidente Félix Mendonça Júnior (PDT)
Comissão de Minas e Energia – presidente Rodrigo de Castro (União)
Comissão de Finanças – presidente Paulo Guedes (PT)
Comissão de Fiscalização Financeira – presidente Bia Kicis (PL)
Comissão de Viação e Transportes – presidente Cezinha de Madureira (PSD)
Comissão de Relações Exteriores – presidente Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)
Comissão de Trabalho – presidente Airton Faleiro (PT)
Comissão de Meio Ambiente – presidente José Priante (MDB)
Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação – presidente Luisa Canziani (PSD)
Comissão de Indústria, Comércio e Serviços – presidente Heitor Schuch (PSB)
Comissão de Integração Nacional – presidente Fabio Garcia (União)
Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família – presidente Fernando Rodolfo (PL)
Comissão de Turismo – presidente Romero Rodrigues (Podemos)
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – presidente Sanderson (PL)
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – presidente Lêda Borges (Federação PSDB-Cidadania)
Comissão de Legislação Participativa – presidente Zé Silva (Solidariedade)
Comissão de Cultura – presidente Marcelo Queiroz (PP)
Comissão do Esporte – presidente Luiz Lima (PL)
Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – presidente Márcio Jerry (PCdoB)
Comissão de Comunicação – presidente Amaro Neto (Republicanos)
Comissão da Amazônia – presidente Célia Xakriabá (Federação PSOL-Rede)
Comissão de Direitos Humanos – presidente Luizianne Lins (PT-PCdoB-PV)
Comissão de Agricultura – presidente Tião Medeiros (PP)
*Com informações da Agência Câmara
Acessos: 886
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO
🎒📚 Parceria de valor para o futuro do seu filho!
A ANAJUSTRA Federal é parceria da Maple Bear Sagrada Família, em Belo Horizonte. A unidade é parte da maior rede de escolas bilíngues do mundo, com metodologia canadense e imersão em inglês desde a primeira infância.
Filhos de associados têm 10% de desconto nas mensalidades e acesso a uma educação de excelência, com estrutura acolhedora, segura e voltada ao desenvolvimento integral das crianças.
🌐 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br
#educacao #bilinguismo #maplebear #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
📚 Pensando em trocar a escola do seu filho?
Sabemos que essa escolha envolve muitos fatores e queremos te ajudar nessa decisão tão importante! 💡
Confira 3 pontos que fazem toda a diferença na hora de escolher uma nova escola:
✅ Proposta pedagógica alinhada com os seus valores
✅ Estrutura e localização que se encaixam na rotina
✅ Custo-benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal
E o melhor: são mais de 500 instituições conveniadas em todo o país com descontos especiais! 💰🎓
👉 Arraste para saber mais!
#ClubeDeVantagens #Educação #EscolhaCerta #DescontosExclusivos #ANAJUSTRAFederal
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?
A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?
✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente
Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!
#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
Você conhece a Telemedicina?
Ela é prática, segura e pode evitar deslocamentos desnecessários, inclusive em situações simples.
📲 Dores leves, dúvidas sobre medicamentos e resultados de exames podem ser resolvidos pelo atendimento remoto.
Além disso, a Telemedicina ajuda a evitar a superlotação de prontos atendimentos.
▶️ Acesse o app ou o site da operadora e confira como utilizar.
#anajustrafederal #telemedicina
CALENDÁRIO 2026 👉 Conheça histórias reais de quem encontrou, no ambiente de trabalho, muito mais do que colegas: encontrou inspiração, amizade e parceria para a vida.
💬 Histórias que emocionam, inspiram e mostram como o ambiente profissional pode ser também um espaço de afeto, propósito e conexão.
⠀
Envie você também sua participação até 8/8, e tenha a chance de estampar nosso desejado calendário 2026!
👉 Comente “amizade” para receber o link da página especial e enviar sua história!
#ANAJUSTRAFederam #Amizadenotrabalho #ConexõesQueMarcam #calendario2026
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial
Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.
▶️ Confira o que disse quem passou por lá!
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica