Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Foram eleitos os presidentes das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. A escolha dos presidentes seguiu uma definição prévia feita pelos líderes partidários, o mandato será de um ano.
No entanto, quatro comissões – Administração e Serviço Público, Defesa do Consumidor, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Desenvolvimento Urbano – ainda não realizaram suas eleições e devem agendar uma nova data para as reuniões.
De acordo com o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, a eleição de Rui Falcão como presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) ocorreu como esperado. “Não teve surpresas, único candidato fruto de um acordo entre líderes partidários”.
De acordo com Bucar, a CCJ “é a comissão mais forte, cobiçada e importante dentre todas, sendo responsável por analisar a constitucionalidade dos projetos, inclusive aqueles que propõem mudanças na Constituição Federal. Além disso, ela é responsável pela apreciação de mudanças de partidos políticos e perdas de mandatos. É importante ressaltar que, se necessário, a CCJ pode dar a palavra final quando a proposta for analisada em caráter conclusivo, sem a necessidade do projeto ir ao plenário, desde que não haja recurso”.
Novas comissões:
Neste ano, cinco comissões permanentes foram criadas:
Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, desmembrada da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Comissão da Saúde, vinda da Comissão de Seguridade Social e Família; Comissão do Trabalho, surgida da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público; Comissão de Desenvolvimento Econômico, a partir da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e Comissão de Comunicação, surgida da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
Confira como ficaram as comissões:
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – presidente Rui Falcão (PT)
Comissão de Educação – presidente Moses Rodrigues (União)
Comissão de Saúde – presidente Zé Vitor (PL)
Comissão de Desenvolvimento Econômico – presidente Félix Mendonça Júnior (PDT)
Comissão de Minas e Energia – presidente Rodrigo de Castro (União)
Comissão de Finanças – presidente Paulo Guedes (PT)
Comissão de Fiscalização Financeira – presidente Bia Kicis (PL)
Comissão de Viação e Transportes – presidente Cezinha de Madureira (PSD)
Comissão de Relações Exteriores – presidente Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)
Comissão de Trabalho – presidente Airton Faleiro (PT)
Comissão de Meio Ambiente – presidente José Priante (MDB)
Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação – presidente Luisa Canziani (PSD)
Comissão de Indústria, Comércio e Serviços – presidente Heitor Schuch (PSB)
Comissão de Integração Nacional – presidente Fabio Garcia (União)
Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família – presidente Fernando Rodolfo (PL)
Comissão de Turismo – presidente Romero Rodrigues (Podemos)
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – presidente Sanderson (PL)
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – presidente Lêda Borges (Federação PSDB-Cidadania)
Comissão de Legislação Participativa – presidente Zé Silva (Solidariedade)
Comissão de Cultura – presidente Marcelo Queiroz (PP)
Comissão do Esporte – presidente Luiz Lima (PL)
Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – presidente Márcio Jerry (PCdoB)
Comissão de Comunicação – presidente Amaro Neto (Republicanos)
Comissão da Amazônia – presidente Célia Xakriabá (Federação PSOL-Rede)
Comissão de Direitos Humanos – presidente Luizianne Lins (PT-PCdoB-PV)
Comissão de Agricultura – presidente Tião Medeiros (PP)
*Com informações da Agência Câmara
Acessos: 886
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior