Líderes vão sugerir pautas prioritárias para votações no esforço concentrado

As eleições de outubro são o grande foco dos parlamentares.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na manhã desta terça-feira, 2/8, o Colegiado de Líderes do Senado Federal se reuniu para definir as pautas prioritárias e sessões antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá dia 2/10. De acordo com o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, a sessão deliberativa desta quarta-feira, 3, deve se restringir à análise de Medidas Provisórias (MPs). As votações devem ocorrer em sessões semipresenciais.

Os líderes dos partidos ficaram de entregar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sugestões de projetos de lei para entrar na pauta do esforço concentrado. Em agosto, haverá mais duas sessões na terça e quarta da próxima semana, dias 9 e 10, respectivamente. Já em setembro, está prevista apenas uma sessão deliberativa na primeira semana.

As comissões permanentes terão reuniões regulares na próxima semana como, por exemplo, a de Constituição e Justiça (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Relações Exteriores (CRE).

A apreciação de autoridades pelo Plenário do Senado deve ocorrer, segundo informou pelo Twitter o presidente da Casa, após as eleições, em sessões presenciais. Segundo ele, a medida visa garantir o quórum qualificado para as respectivas votações.

Na Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira para retomar o esforço concentrado de votações iniciado ontem, fruto de um acordo com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Há 41 itens na pauta, entre eles sete medidas provisórias (MPs). Nesta semana, ainda haverá sessões na quarta-feira, 3, às 13h55, e às 9 horas na quinta, 4, e na sexta-feira, 5.

Conforme o líder do governo, deputado Ricardo Barros (Republicanos-PR), no período, a ideia é votar propostas com prazo de vencimento até outubro.

Um segundo esforço concentrado está previsto para a última semana de agosto até 1º de setembro. No período, além de outras MPs, Lira deverá pautar matérias de consenso entre os deputados.

(Com informações da Agência Brasil)

Acessos: 3680

📲 A ANAJUSTRA Federal agora está ainda mais perto de você.

Criamos comunidades oficiais no WhatsApp para os 26 estados e o DF, com informações regionalizadas sobre benefícios, convênios, eventos e serviços.

Tudo pensado a partir das sugestões dos próprios associados 💬

Quer entrar na comunidade do seu estado?

👉 Comente aqui a palavra ESTADO e receba o link para participar.

É aposentado? Comente também para receber o acesso à comunidade exclusiva.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
11 19
📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.

A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.

Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.

O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.

Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.

A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal. 

#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
11 0
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.

Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.

O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.

#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
14 0
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
140 81
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
30 2