Líderes vão sugerir pautas prioritárias para votações no esforço concentrado

As eleições de outubro são o grande foco dos parlamentares.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na manhã desta terça-feira, 2/8, o Colegiado de Líderes do Senado Federal se reuniu para definir as pautas prioritárias e sessões antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá dia 2/10. De acordo com o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, a sessão deliberativa desta quarta-feira, 3, deve se restringir à análise de Medidas Provisórias (MPs). As votações devem ocorrer em sessões semipresenciais.

Os líderes dos partidos ficaram de entregar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sugestões de projetos de lei para entrar na pauta do esforço concentrado. Em agosto, haverá mais duas sessões na terça e quarta da próxima semana, dias 9 e 10, respectivamente. Já em setembro, está prevista apenas uma sessão deliberativa na primeira semana.

As comissões permanentes terão reuniões regulares na próxima semana como, por exemplo, a de Constituição e Justiça (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Relações Exteriores (CRE).

A apreciação de autoridades pelo Plenário do Senado deve ocorrer, segundo informou pelo Twitter o presidente da Casa, após as eleições, em sessões presenciais. Segundo ele, a medida visa garantir o quórum qualificado para as respectivas votações.

Na Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira para retomar o esforço concentrado de votações iniciado ontem, fruto de um acordo com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Há 41 itens na pauta, entre eles sete medidas provisórias (MPs). Nesta semana, ainda haverá sessões na quarta-feira, 3, às 13h55, e às 9 horas na quinta, 4, e na sexta-feira, 5.

Conforme o líder do governo, deputado Ricardo Barros (Republicanos-PR), no período, a ideia é votar propostas com prazo de vencimento até outubro.

Um segundo esforço concentrado está previsto para a última semana de agosto até 1º de setembro. No período, além de outras MPs, Lira deverá pautar matérias de consenso entre os deputados.

(Com informações da Agência Brasil)

Acessos: 3679

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
55 12
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
15 0