Eleição à vista: expectativas do Congresso Nacional para o 2º semestre de 2022

Confira a análise de Roberto Bucar na coluna “De Olho em Brasília” de julho.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A pouco mais de 60 dias para as eleições, o que podemos esperar do Congresso Nacional após o recesso parlamentar, que finda no próximo dia 31, e que terá esforços concentrados dos congressistas até meados de agosto?

O compromisso do Congresso é analisar 21 Medidas Provisórias (MP). Mas, convenhamos, as pautas polêmicas dificilmente serão levadas a diante. Afinal, quem vai querer se indispor com as respectivas bases a poucos meses do pleito?!

Em tempos normais, ir contra a base já é arriscado. Nos dias atuais, em que o racha político-ideológico está gigante, até mesmo uma mera simpatia por determinado projeto pode ser o estopim para um maremoto de insatisfações.

Sem esse cenário espinhoso, a defesa dos assuntos voltados aos servidores já não ocorre com tanto ardor. Adicione uma boa pitada de interesse eleitoreiro para compreender que o “menu” previsto até dezembro será um tanto quanto indigesto ao funcionalismo público.

Até o momento, tudo está indo para a conta do “falta dinheiro”. A última anunciada pelo Governo foi a indisponibilidade de recurso para o reajuste do vale-alimentação – aquele tão sonhado benefício que viria amenizar a defasagem salarial. Mas basta ver o grupo que defende o fundo eleitoral para analisar se o que falta, realmente, é dinheiro ou prioridade. A resposta dos trabalhadores do serviço público para esses políticos “muy amigos”, que fingem estar ao lado dos servidores, deve ser nas urnas em outubro.

Outro obstáculo histórico na luta da categoria é a imprensa. Com análises rasas e tendenciosas dos comentaristas, sempre fortalece a imagem distorcida do servidor público no imaginário social. Com isso, travamos uma guerra épica na tentativa quase vã de esclarecer a relevância de garantir valorização desses profissionais que, de fato, trabalham pelo bem do Brasil.

Nessa complexa e difícil jornada de 2022, todas as categorias de servidores públicos, indiscriminadamente, estão fortes e coesas. A mobilização vai continuar intensa na tentativa de amenizar a defasagem salarial. O “Apagão do Judiciário” vem aí, em agosto, para dar luz e destacar o quão necessários os servidores são para o país caminhar rumo a um futuro melhor para todos.

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

Leia todas

Acessos: 2597

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
10 0
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
73 26
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
16 0