Eleição à vista: expectativas do Congresso Nacional para o 2º semestre de 2022

Confira a análise de Roberto Bucar na coluna “De Olho em Brasília” de julho.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A pouco mais de 60 dias para as eleições, o que podemos esperar do Congresso Nacional após o recesso parlamentar, que finda no próximo dia 31, e que terá esforços concentrados dos congressistas até meados de agosto?

O compromisso do Congresso é analisar 21 Medidas Provisórias (MP). Mas, convenhamos, as pautas polêmicas dificilmente serão levadas a diante. Afinal, quem vai querer se indispor com as respectivas bases a poucos meses do pleito?!

Em tempos normais, ir contra a base já é arriscado. Nos dias atuais, em que o racha político-ideológico está gigante, até mesmo uma mera simpatia por determinado projeto pode ser o estopim para um maremoto de insatisfações.

Sem esse cenário espinhoso, a defesa dos assuntos voltados aos servidores já não ocorre com tanto ardor. Adicione uma boa pitada de interesse eleitoreiro para compreender que o “menu” previsto até dezembro será um tanto quanto indigesto ao funcionalismo público.

Até o momento, tudo está indo para a conta do “falta dinheiro”. A última anunciada pelo Governo foi a indisponibilidade de recurso para o reajuste do vale-alimentação – aquele tão sonhado benefício que viria amenizar a defasagem salarial. Mas basta ver o grupo que defende o fundo eleitoral para analisar se o que falta, realmente, é dinheiro ou prioridade. A resposta dos trabalhadores do serviço público para esses políticos “muy amigos”, que fingem estar ao lado dos servidores, deve ser nas urnas em outubro.

Outro obstáculo histórico na luta da categoria é a imprensa. Com análises rasas e tendenciosas dos comentaristas, sempre fortalece a imagem distorcida do servidor público no imaginário social. Com isso, travamos uma guerra épica na tentativa quase vã de esclarecer a relevância de garantir valorização desses profissionais que, de fato, trabalham pelo bem do Brasil.

Nessa complexa e difícil jornada de 2022, todas as categorias de servidores públicos, indiscriminadamente, estão fortes e coesas. A mobilização vai continuar intensa na tentativa de amenizar a defasagem salarial. O “Apagão do Judiciário” vem aí, em agosto, para dar luz e destacar o quão necessários os servidores são para o país caminhar rumo a um futuro melhor para todos.

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

Leia todas

Acessos: 2597

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
597 69
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
27 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
55 2