Reforma da Previdência pode sofrer reviravolta

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Deputado do DF acredita que “uma vírgula” suprimida no texto  altera o mérito da reforma. Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados. Na capa, o senador Tasso Jereissati. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

A tramitação aparentemente tranquila da Reforma da Previdência no Senado pode estar com os dias contados. É que o deputado Israel Batista (PV/DF) entrou com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal para que o texto retorne à Câmara. A ação se baseia no relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, feito por Tasso Jereissati (PSDB/CE), que para o parlamentar do DF, muda o mérito da proposta.

LEIA TAMBÉM

Primeiro turno marcado para 24/9

LEIA TAMBÉM

Como a reforma foi aprovada na CCJ

Os últimos passos da Reforma da Previdência

Parlamentares lançam frente pelo serviço público

PEC paralela deve reabrir adesão ao Funpresp

” target=”_blank”>O Regime Próprio da União depois da reforma

Como a reforma foi aprovada na CCJ

Parlamentares lançam frente pelo serviço público

O Mandado de Segurança (MS) 36692 será relatado pelo ministro Edson Fachin. O pedido foi protocolado no fim da tarde de terça-feira, 17/9, e deve ser analisado em até 48h. Caso Fachin conceda a liminar, o Senado terá de se manifestar em até 15 dias úteis depois de intimado sobre a tramitação da reforma.

Entretanto, a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB/MS), afirmou ao portal Congresso em Foco que não acredita na vitória da ação. “O deputado teria razão se fosse aprovado o primeiro relatório do Tasso. O relator já retirou as duas emendas que seriam de mérito. Ele vai apresentar o texto nesta quinta, e vai ficar claro”, ressaltou.

Emendas

Um novo relatório feito por Jereissati deve ser votado em sessão extraordinária da CCJ na próxima quinta-feira, 19/9. Desta vez, o senador se pronunciará sobre as 78 emendas parlamentares apresentadas ao texto base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. A expectativa é que ele rejeite todas as sugestões, justamente para evitar o retorno da reforma à Câmara dos Deputados.

A votação do texto em primeiro turno no plenário do Senado segue marcada para 24 de setembro, sendo que o segundo turno deve ocorrer no dia 10 de outubro, depois de mais três sessões de discussão.

Acompanhe

Você pode assistir ao debate do relatório da Reforma da Previdência ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube, nesta quinta, a partir das 10h.

Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
14 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
64 4
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
365 44