Dia dos servidores públicos aposentados é marcado por lutas

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Comemorado nesta quarta-feira, 17 de junho, o Dia do Servidor Público Aposentado traz para a mesa de discussão lutas antigas da categoria, entre elas, o fim da contribuição previdenciária previsto na PEC 555/2006. A proposta recebe quase que diariamente pedidos de inclusão em pauta, mas desde 2010, quando recebeu parecer favorável da comissão especial criada para analisá-la, aguarda votação em Plenário. 

Este cenário, no entanto, pode mudar. Relançada em maio deste ano, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas do Brasil no Congresso Nacional quer votar a PEC. Pelo menos, foi o que defendeu o seu coordenador, deputado Cleber Verde (PRB-MA).

A proposta acolhida pela comissão especial determina que a contribuição dos inativos terá o seu valor reduzido em 20% a cada ano após o titular do benefício completar 61 anos, deixando de ser cobrada quando o aposentado completar 65 anos. 

O texto do deputado Arnaldo Faria de Sá se sobrepôs ao parecer do antigo relator, deputado Luiz Alberto (PT-BA), que propunha a isenção total somente aos 70 anos, com a redução anual da contribuição em 10% também a partir dos 61 anos. O fim da contribuição de inativos atingiria todos os aposentados e pensionistas do serviço público, em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal).

Invalidez, critérios de cálculo e correção de aposentadoria

Também importante para uma parcela da categoria, a PEC 56/2014 (434/2014 na Câmara dos Deputados), que garante aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez, independentemente do motivo, foi aprovada em 2º turno na Câmara no final do ano passado e deve passar agora pelo crivo do Senado. 

Na Casa Revisora, em abril deste ano, ela  passou a tramitar em conjunto com a PEC 54/2013, que pretende estabelecer critérios para o cálculo e a correção dos proventos da aposentadoria especial dos servidores que ingressaram no serviço público até a publicação da Emenda Constitucional 41/2003. Mas, em maio, foi apresentado requerimento para desapensamento das matérias. Elas ainda não têm relator. 

Números

O estudo “Servidores Públicos Federais – Aposentadorias e Pensões“, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), revelou que, em 2013, o Brasil contava com mais de 552 mil servidores públicos federais aposentados nos quadros dos Três Poderes e do Ministério Público, sendo 19.625, cerca de 3% do total, pertencentes ao Judiciário da União. 

Dez anos antes, o total de funcionários públicos inativos era de 538.430. Deles, 15.503 eram do Judiciário. 

 

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomawill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwife cheated on me now what link wife wants to cheatmy boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy

Acessos: 0

💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
32 4
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
37 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
41 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1