Componentes da CCJ podem ser escolhidos nesta terça

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

Os nomes dos componentes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara devem ser definidos nesta terça-feira, 03/03. Conforme noticiado pela Agência Câmara, os líderes partidários se reunirão com o presidente da Casa, o deputado Eduardo Cunha, para tratar do tema e definir a pauta de votações do Plenário.

A ordem de escolha das comissões é baseada na proporcionalidade dos blocos formados no dia da posse (1º de fevereiro) pelas bancadas dos 28 partidos que têm representação na Câmara. Os maiores blocos têm direito a presidir mais comissões.  Normalmente, a primeira comissão a ser escolhida é a de Constituição e Justiça.

Considerada a mais importante da Câmara, a CCJ tem o poder de analisar a constitucionalidade e a admissibilidade de todas as propostas, independentemente de seu tema. Nela tramita o PL 7920/2014, que reajusta o salário dos servidores do Poder Judiciário Federal.

Assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar acompanha os trabalhos legislativos no Congresso e ressalta que o indicado para comandar a CCJ sairá do bloco formado pelos partidos PMDB, PP, PTB, DEM, PRB,SD ,PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB.  “Deles, o PMDB é o mais cotado, no entanto, o mais forte na articulação é que ganhará o comando”, diz o assessor da ANAJUSTRA.

Relatorias

Depois de escolhidos os presidentes e membros, os presidentes das Comissões indicam os relatores dos projetos de leis e o trabalho nas Comissões efetivamente começa. Em conjunto com a mesa da Comissão, eles também definem quais PLs entrarão na pauta para votações.

Conforme o Regimento Interno da Câmara,  após a definição do relator, abre-se o prazo de cinco sessões para apresentação de emendas aos PLs. Quando houver emendas, o relator, após o prazo, deve analisar o texto e apresentar seu relatório e o voto.

CCJ do Senado

No Senado, já é certo que a Comissão de Constituição e Justiça será presidida por um peemedebista e a escolha do nome será também nesta terça-feira. Segundo matéria publicada pela Agência Senado, no páreo estão Edison Lobão (MA), Garibaldi Alves (RN) e José Maranhão (PB). 

 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheati want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spouse

Acessos: 0

🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!

O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.

É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙

#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
37 1
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
48 5
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
24 0