Julho traz alívio, mas veto mantém preocupação
O contracheque melhora, mas o futuro da recomposição salarial segue…
O assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, esteve hoje com o deputado Osmar Serraglio (PMDB/PR), relator do Projeto de Lei 4591/12 e o parlamentar disse que a proposta vai entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na primeira semana de junho. Ele sinalizou ainda que o voto em separado, apresentado pelo deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), tem cenário favorável para aprovação.
Serraglio esteve em reunião no dia 21/05 no Tribunal Superior do Trabalho com o Presidente Antonio José de Barros Levenhagen discutindo o PL e os encaminhamentos para a votação e a manutenção do texto original da matéria, conforme encaminhado pelo TST.
O deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), atendendo solicitação da ANAJUSTRA, apresentou voto em separado pela rejeição da Emenda 3 do projeto. Essa emenda, inserida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, torna o cargo de Secretário Geral do CSJT exclusivo de magistrado.
O projeto de lei 4591/2012, dispõe sobre a composição, o funcionamento e a competência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e dá outras providências.
Posicionamento
A ANAJUSTRA defende a manutenção da redação do PL 4591/2012 conforme encaminhado pelo TST e, principalmente, entende que é importante a rejeição da emenda, inserida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, que torna o cargo de Secretário Geral do CSJT exclusivo de magistrado.
“A emenda contraria a Constituição Federal, engessando, limitando a administração do Conselho e criando uma reserva indefensável que impede ao associado da ANAJUSTRA, servidor de carreira, de exercer esse cargo e contribuir, com a sua elevada experiência e conhecimento, para a melhoria da prestação jurisdicional trabalhista e, conseqüentemente, para o fortalecimento da Justiça do Trabalho”, explica o diretor de relações institucionais da associação, Aureo Pedroso.
Ele reitera ainda que, no Conselho da Justiça Federal o cargo de Secretário Geral “é, e sempre foi, ocupado por servidor e que, desde a criação do CSJT, os servidores que exercem e já exerceram o mister de Secretário Geral, desempenham e desempenharam essa missão com extrema competência, confiança, profissionalismo e êxito”.
Aureo Pedroso e o Assessor Parlamentar da associação, Roberto Bucar, já estiveram com o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antonio José de Barros Levenhagen, para tratar sobre o tema. O ministro afirmou a eles que concorda com a rejeição da Emenda 3, que estabelece a exclusividade do cargo para magistrados.
Leia mais
Diretoria da ANAJUSTRA se reúne com Vice-Presidente do TST
Deputado apresenta voto em separado para o PL 4591/2012
after an abortion site las vegas abortion clinicsi want to cheat on my wife i cheated on my wife now what cheat on your spouse
Acessos: 34
Movimento faz bem 🌬️
Para a edição 2027, queremos conhecer os hábitos que ajudam você a cuidar da saúde física e mental.
Vale caminhada, corrida, musculação, dança, yoga, esportes coletivos ou qualquer atividade que faça parte da sua rotina.
Compartilhe esse momento e inspire outros servidores. Em breve, divulgaremos como participar.
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Neste mês, conhecemos a história de Rory Cordeiro e Silva, do TRE-PR, e de Maria Ângela de Oliveira.
A amizade começou na década de 1990, na Expedição do TRE-PR, entre a rotina de trabalho, conversas, aprendizados e momentos importantes da vida. Anos depois, os caminhos voltaram a se cruzar no Laboratório de Inovação, desta vez com os papéis invertidos: Ângela tornou-se chefe de Rory.
Uma trajetória que mostra como o serviço público também é capaz de construir laços que resistem ao tempo e permanecem para toda a vida.
As férias de julho chegaram! Que tal aproveitar para viajar pagando menos?
Associados da ANAJUSTRA Federal têm condições especiais em mais de 20 hotéis no Brasil e também no exterior.
Entre eles:
📍 Windsor
📍 Blue Tree
📍 Tauá Resorts
📍 Universal Orlando Resorts
📍 Vila Galé Angra
📍 Hot Springs Resorts
Confira todos os parceiros em anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #beneficios #viagem
💊 Remédio mais barato faz diferença no orçamento.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm acesso a descontos de até 60% OFF em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.
Uma vantagem que você usa o ano inteiro e que pode gerar uma economia significativa para você e sua família.
👉 Ainda não é associado? Associe-se e aproveite este e muitos outros benefícios exclusivos.
#ANAJUSTRAFederal #ServidorFederal #JudiciárioFederal
Tem novidade chegando.
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 já está tomando forma e, em poucos dias, vamos revelar o tema da próxima edição.
Enquanto isso, fica um pequeno spoiler…
Quem conhece Minas sabe: é difícil escolher só uma opção. 😄
E para os associados da ANAJUSTRA Federal, tem mais um motivo para gostar ainda mais do estado: o Clube de Vantagens reúne convênios com descontos em saúde, educação, lazer, farmácias, compras e muito mais.
Comente a sua resposta e aproveite tudo o que o Clube de Vantagens tem para oferecer!
📍 Em Belo Horizonte, você conta com um ponto de apoio físico para esclarecer dúvidas, buscar orientações e aproveitar, com mais comodidade, todos os benefícios oferecidos pela associação.
Estamos no Edifício Diamond Arch, na Av. Getúlio Vargas, 874, sl 609, Bairro Funcionários, Belo Horizonte / MG.