
TST e CSJT sediam 8ª edição do Enastic-JT
Abertura do evento destacou os desafios da atuação judicial em tempos de…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), retoma, na quinta-feira (15/6), o seminário da série Como fazer Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias. A partir das 17h, magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Judiciário e integrantes dos grupos de Pesquisas Judiciárias debatem a pesquisa-ação como método de pesquisa no Judiciário.
O seminário chama a atenção para a importância do emprego dos levantamentos empíricos para o acompanhamento das políticas judiciárias por parte dos tribunais. Um dos objetivos, de acordo com os organizadores, é mostrar a relevância do conhecimento acadêmico e científico para aqueles que lidam diariamente com a prestação jurisdicional.
O evento, que será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube, também integra as ações de capacitação capitaneadas pelo DPJ para explicar os fundamentos da pesquisa empírica, como produzir dados e como analisá-los, entre outras etapas relevantes do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito.
Rede de pesquisas
A série de seminários se relaciona com a Resolução CNJ n. 462/2022, que instituiu a Rede de Pesquisas Judiciárias e normatizou a criação dos grupos de pesquisas judiciárias (GPJ) nos órgãos da Justiça. Após a resolução, a Rede de Pesquisas Judiciárias (RPJ) passou a gerenciar os dados, as estatísticas e a produção de estudos do Poder Judiciário.
Já os grupos de pesquisas judiciárias são multidisciplinares, integrados por profissionais do quadro efetivo dos tribunais com experiência comprovada nas áreas de pesquisas e análise de dados. Esses grupos têm a atribuição de gerir a base de dados dos tribunais. Outra tarefa é supervisionar as remessas de dados ao CNJ, buscando, ainda, o fomento à elaboração de estudos e diagnósticos, tendo como principal fonte a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (Datajud).
Serviço
Pesquisa-ação como método de pesquisa no Judiciário
Público-alvo: integrantes dos GPJs, magistrados, servidores do Poder Judiciário e pesquisadores
Data: 15/6 (quinta-feira), às 17 horas
Local: Plataforma Cisco Webex Meetings, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.
Acessos: 147
Você tem uma paixão que transcende o expediente? No blog Espaço Cultural, valorizamos as expressões artísticas dos nossos servidores associados! 📚🖋️🎶
Quer compartilhar seu livro, poesia, fotografia, música, arte manual ou artigo publicado? Agora é a sua chance de brilhar! ✨
Envie sua contribuição para:
✉️ cultural@anajustrafederal.org.br
Não perca essa oportunidade de mostrar seu talento para todos! 🌟
#EspaçoCultural #Arte #Criatividade #ServidorArtista #Participe #ANAJUSTRAFederal
💬 “Não adianta só resolver a dívida. É preciso resolver a relação emocional com o dinheiro.”
— José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal
No episódio 17 do PodSer – o Podcast do Servidor, Dorte fala sobre os impactos do superendividamento e dá conselhos práticos — e humanos — para quem quer retomar o controle da vida financeira.
🧠 Ele lembra que estabilidade emocional e finanças caminham juntas, e que admitir que precisa de ajuda é um passo fundamental.
📲 Ouça agora no Spotify, Deezer ou no site da ANAJUSTRA Federal.
Link direto na bio!
#podseranajustra #podcastdoservidor #educacaofinanceira #endividamento #controlefinanceiro #anajustrafederal #servidorpúblico #superendividamento
🎓 A ANAJUSTRA Federal firmou parceria com o Instituto Pérola de Treinamento e Capacitação para a Advocacia, liderado pela professora Sílvia Pérola.
A partir dela, associados têm 40% de desconto no treinamento presencial “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”, com data prevista para 11, 12 e 13 de agosto, em Brasília.
Com metodologia prática e inovadora, o treinamento é ideal para quem atua ou quer atuar nos Tribunais Superiores da área trabalhista.
📌 Vagas limitadas e desconto exclusivo disponível no Clube de Vantagens!
➡ Saiba mais: https://anajustrafederal.org.br/noticias/convenios/2025/06/parceria-com-instituto-perola-garante-desconto-em-treinamento-de-capacitacao-juridica
#anajustrafederal #direitodotrabalho #tst #treinamentojurídico #clubedevantagens
Hoje é dia de homenagear quem construiu com dedicação a história da Justiça no Brasil.
A ANAJUSTRA Federal parabeniza cada servidor público aposentado.
Com ética, amor à profissão e compromisso, vocês deixaram um legado de valor inestimável.
🌿 Que esta nova fase seja repleta de saúde, conquistas e descobertas.
Vocês continuam sendo inspiração para todos nós!
📅 17 de Junho | Dia do Funcionário Público Aposentado
👇 E tem mais:
Preparamos conteúdos especiais para essa etapa da vida.
📌 Atividades para curtir a aposentadoria
📌 Dicas de saúde e bem-estar
📌 Orientações para cuidar da vida financeira
👉 Acesse tudo no nosso site. Link na bio!
#anajustrafederal #diafuncionáriopúblicoaposentado #servidoraposentado #reconhecimento #justiçafederal #vidaativa #aposentadoriaativa
🔄 Quer mudar de ares na carreira pública?
A permuta e redistribuição podem ser o caminho! 🌎⚖️
🆕 Toda quinzena, a ANAJUSTRA Federal atualiza o mural com novas oportunidades para quem quer trocar de estado ou de ramo no Judiciário Federal.
✔️ Cadastre-se como interessado em permuta, redistribuição ou ambos
✔️ Associados recebem alertas personalizados quando há compatibilidade de perfis
✔️ Associados e não associados podem se inscrever
👉 Arraste para o lado e veja as últimas movimentações!
📲 Acesse o mural em: anajustra.org.br/mural
#anajustrafederal #permuta #redistribuição #judiciáriofederal #servidorpublico
🫶🏻Aposentadoria é tempo de aproveitar e também de se cuidar!
Com o Dia do Servidor Aposentado se aproximando, trouxemos 7 práticas de prevenção e promoção de saúde para você adotar no dia a dia e transformar essa fase em um ciclo de bem-estar.
Tem também dica extra! Confira no carrossel
#aposentadoria #bemestar #servidorpublico