O que motiva os servidores da JT?

ESPECIAL DIA DO SERVIDOR

Os números do concurso público que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizará em novembro saltam aos olhos. Foram 105 mil inscritos para 52 vagas, em nove especialidades. Só para o cargo de técnico judiciário – área administrativa, são mais de 54 mil concorrentes. Para o de analista judiciário – área administrativa, são 15.989.

O concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), em 2014, também contou com mais de 100 mil inscritos. 

A quantidade de inscritos para esses certames evidencia que o sonho profissional de muitos brasileiros é garantir uma vaga em um órgão público. 

Quem já conquistou a sua, diz que estabilidade e remuneração garantidas são os atrativos iniciais. Mas aptidão e paixão são os primeiros itens da lista quando se fala em manter-se em um cargo público, mesmo em dias de crise, cortes, parcelamento de salários, planos de demissões voluntárias, etc.

Priscylla de Sá Oliveira tem 30 anos e é técnica judiciária do TRT6, desde 2016. Ela conta que, como a maioria das pessoas, primeiramente, escolheu a carreira por almejar estabilidade financeira. 

“Depois de ingressar na Justiça do Trabalho, fui ficando realmente realizada pela dinâmica trabalhista, incluindo nisto tanto o serviço que desempenhava desde o início com a triagem, passando pela sala de audiência, acordos e alvarás, quanto o que desempenho no presente momento, que é assistência na minuta de sentenças e incidentes processuais”. 

LEIA TAMBÉM

Servidores apontam desafios da atualidade

A analista judiciária do TRT da 7ª Região, Jamille Ipiranga de Lima, que está na JT há mais de 20 anos, também foi atraída pela estabilidade financeira do cargo, mas como a colega mais nova, descobriu no serviço público uma grande motivação. “Escolhi o serviço público inicialmente tencionando a estabilidade financeira, mas aqui chegando descobri a grande missão que é servir, auxiliar a Justiça a levar o Direito para as pessoas, contribuindo de alguma forma por uma sociedade mais justa”.

Carolina Nunes Achilles, do TRT de Minas Gerais, diz que é uma honra servir e que no Tribunal tem a chance de fazer a diferença. “Vi muitos sorrisos cheios de gratidão por eu ter fornecido uma informação ou uma ajuda”, conta a técnica judiciária ao falar da escolha profissional.

Há também os que uniram vários motivos para escolher o funcionalismo. É o caso da técnica Isaura Cristina Lara, do TRT15, e do também técnico,  Rinaldo Gomes de Abreu, do TRT do Rio de Janeiro. 

“Queria muito um emprego estável, onde eu não fosse descartada, mais velha e mais experiente, pelo simples fato do meu patamar salarial estar alto e existir principiantes com expectativas menores. Também pelo fato de o serviço público não exigir experiência, somente inteligência, para o ingresso de pessoas jovens na carreira (quando prestei o concurso contava com apenas 20 anos, e quando tomei posse 22 anos)”, revelou Isaura.

Descontos especiais para o Mês do Servidor

Para Abreu, que diz sempre ter gostado de lidar com o público, o serviço público era uma oportunidade de poder fazer algo que gostava e ser remunerado por isso, além de poder contar com a estabilidade do emprego. “Não lido com as partes pessoalmente, mas com meu trabalho ajudo a fazer com que os processos andem, assim, indiretamente, me sinto ajudando a população em geral”.

Acessos: 46

🏃‍♀️ Mais uma semana para colocar a sua história em movimento!

O prazo para participar do Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 foi prorrogado até 14 de agosto, às 16h.

Com o tema “Servidores em movimento”, a campanha quer conhecer histórias de associados que encontraram na atividade física uma forma de transformar a rotina, cuidar da saúde e buscar mais equilíbrio.

Vale caminhada, corrida, musculação, dança, ciclismo, natação ou qualquer outra atividade. Mais do que mostrar o exercício, queremos saber o que mudou na sua vida depois que você começou a se movimentar.

📸 Escolha uma foto em boa resolução
✍️ Conte sua história em até 600 caracteres
📅 Envie até 14/8, às 16h

As participações selecionadas irão para votação popular e as 12 mais votadas farão parte do calendário impresso de 2027.

Acesse o hotsite, confira o regulamento e participe!

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
7 0
🔴 É hoje, às 19h, no YouTube!

A Reforma da Previdência já mudou as regras. A pergunta agora é: você conhece as regras vigentes e sabe como elas impactam o seu futuro?

A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para uma live com dois especialistas que vão esclarecer, de forma prática, os principais efeitos da reforma sobre a vida dos servidores: Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-presidente da Funpresp-Jud, e Jurandir Sell Macedo, Doutor em Finanças Comportamentais

Na conversa, eles vão explicar os impactos das regras vigentes na aposentadoria, na pensão por morte, na incapacidade permanente, na proteção da renda e no planejamento financeiro.

Hoje, 6/8
Às 19h

Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram.
Esperamos você!

Comente “live” e receba o link para assistir no YouTube!
8 0
Uma partida é boa. Uma temporada inteira é ainda melhor 🎾

A ANAJUSTRA Federal firmou uma parceria com a Courtz League, liga amadora de tênis que transforma partidas isoladas em uma experiência completa de competição, evolução e integração.

Voltada para tenistas amadores de diferentes níveis no Rio de Janeiro, a temporada conta com confrontos equilibrados, ranking dinâmico e até oito partidas. Os próprios jogadores combinam a quadra e o horário, garantindo mais flexibilidade para conciliar os jogos com a rotina.

Associados e dependentes têm 15% de desconto.

As inscrições para a temporada que termina em dezembro estão abertas até 12/8.

Acesse a página do convênio no Clube de Vantagens e saiba como participar.

📍Ah, lembrando que no Rio de Janeiro, representamos os servidores das justiças Federal, Eleitoral, Militar e Trabalhista.
@trtrjoficial
@tre.rj

#anajustrafederal #clubedevantagens #tênis
17 3
Neste Dia dos Pais, o aprendizado é em dose dupla. 💙

Na compra de um curso Open English Junior para a criança, o associado ganha um curso Open English para um adulto. Uma oportunidade para pais e filhos aprenderem inglês juntos, cada um no seu ritmo.

A promoção é válida até 9 de agosto.

Além da ação especial, associados da ANAJUSTRA Federal continuam contando com 65% de desconto nos cursos da Open English, parceira do Clube de Vantagens.

Consulte Open English em anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #clubedevantagens #openenglish
6 0
Você está preparado para os impactos da Reforma da Previdência na sua aposentadoria?

Desta vez, o Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, é quem convida você para uma live sobre o tema, as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219.  Vamos conversar sobre os principais impactos das mudanças nas regras de cálculo da pensão por morte e da aposentadoria por incapacidade permanente, os desafios para o planejamento da aposentadoria e a importância de se preparar hoje para construir um futuro com mais segurança.

A live será realizada em parceria com a @‌funprespjud e contará com a participação do professor e Doutor em Finanças Comportamentais, \@‌jurandirsell.

Anote na agenda: 6 de agosto, às 19h.

Acompanhe a live pelo nosso canal no YouTube e aqui no Instagram, onde você também poderá interagir e participar da conversa!
47 1