TRT de Mato Grosso e parceiros lançam jogo voltado ao combate ao trabalho infantil

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Reprodução

Quase 370 crianças passaram pelo stand de divulgação do game Futuro em Jogo montando na última edição do ano do projeto Multiação, realizado no bairro Osmar Cabral, periferia de Cuiabá. Desenvolvido pelo TRT de Mato Grosso em parceria com Serviço Social da Indústria (SESI-MT) e Ministério Público do Trabalho (MPT/MT), o jogo tem a proposta conscientizar e orientar crianças e adolescentes sobre a necessidade de se fazer boas escolhas na vida, bem como destacar os malefícios do trabalho infantil.

Ao todo foram disponibilizados 28 computadores para uso pelas crianças, 18 deles instalados dentro da unidade móvel de inclusão digital do SESI.

Desenvolvido para um público a partir dos 10 anos, o jogo é um ‘runner’, um gênero em que o personagem se desloca continuamente e o jogador precisa desviar de obstáculos e coletar itens para avançar. A lógica da mensagem passada é relativamente simples e é expressa nos itens que devem ser pegos ou evitados (músicas, livros, cigarros, trabalho, etc.): boas escolhas levam a bons caminhos; más escolhas fecham caminhos!

Para a gestora regional da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente, desembargadora Eliney Veloso, o game chega num momento importante, já que a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE na semana passada, constatou o crescimento de quase 10% dos casos de trabalho infantil em 2014.

Segundo a magistrada, “o trabalho infantil é uma forma de violência silenciosa porque tira da criança o direito de viver a sua infância como ela deve ser vivida”. Nesse sentido, o jogo se revela como algo muito positivo justamente por desenvolver mecanismos que mostrem que as boas escolhas serão sempre a educação, a cultura, o lazer e que elas são fundamentais para propiciar uma infância plena.

A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Beatriz Theodoro, destacou o papel proativo do judiciário na adoção de medidas efetivas de combate ao trabalho infantil. De acordo com ela, trata-se de um movimento que visa aproximar mais o juiz do cidadão e que possibilita a conscientização por meio de políticas públicas e mesmo de orientações. Além de ser socialmente benéfico, também resulta na própria redução de casos na Justiça brasileira.

O superintendente do SESI Mato Grosso, José Carlos Dorte, lembrou que a produção do game é uma ação inédita. “Queria parabenizar o TRT e o MPT por essa iniciativa”, disse, destacando que a “gameficaçao” possibilita alcançar de forma mais eficiente o público jovem.

Para o procurador chefe do MPT/MT, Fabricio de Oliveira, um dos caminhos a serem percorridos no combate ao trabalho infantil é justamente o da conscientização e o game é um passo nesse processo. “O trabalho infantil não tem que ser uma opção na vida da criança”, reiterou. Ele também elogiou o fato do projeto ser resultado de uma atuação conjunta de órgãos e entidades da sociedade.

Projeto robótica

Paralelamente ao jogo, também foi lançada durante o evento a parceria entre TRT/MT, MPT e SESI que levará aulas de robótica e programação a escolas de munícios com alta incidência de trabalho infantil. O projeto será executado a partir do ano que vem nas cidades de Sinop, Colíder, Confresa, Juína e Tangará da Serra. Além do número de casos, a escolha considerou os municípios que contém uma unidade fixa da Justiça do Trabalho.

O projeto será desenvolvido em parceria com os juízes trabalhistas e levará toda a experiência do SESI na área para escolas públicas.

Conforme contou a desembargadora Eliney Veloso, os equipamentos que serão utilizados já foram adquiridos com recursos disponibilizados pelo MPT. Atualmente, está sendo realizada a escolha das escolas ou instituições que participarão do projeto, que tem como proposta criar mecanismos que incentivem jovens e crianças a permanecerem em sala de aula e, assim, afastá-las do trabalho infantil.

Acessos: 15

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju