Encontro na 2ª Região promove debate sobre normas de segurança dos TRTs

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Magistrados e servidores de seis regionais estiveram em São Paulo-SP para conhecer a estrutura de segurança do TRT da 2ª Região e debater uma proposta de uniformização das normas de segurança em todos os tribunais trabalhistas do país.

Participaram do encontro a presidente do TRT-2, desembargadora Silvia Devonald; a presidente do TRT-1 (RJ), desembargadora Maria das Graças Paranhos; o desembargador Ricardo Carvalho Fraga, do TRT-4 (RS); o presidente do TRT-10 (DF/TO), desembargador André Rodrigues Damasceno; o vice-presidente e corregedor do TRT-16 (MA), desembargador James Magno Farias; o desembargador Valdir José da Silva, do TRT-6 (PE); e a juíza auxiliar da presidência do TRT-3 (MG), Olívia Figueiredo Coelho. Também estiveram presentes o diretor da Secretaria de Segurança Institucional deste Regional, Marcelo Schettini, e os servidores João Luiz Peixoto da Silva (TRT-4), Luis Felipe Woyceichoski (TRT-10) e Juliana Bezerra (TRT-6).

O encontro foi marcado após a última reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), quando surgiu a discussão sobre a necessidade de o Conselho Superior da Justiça do Trabalho instituir parâmetros para as ações e políticas de segurança dos tribunais trabalhistas. “A uniformização de procedimentos pode facilitar muito a atuação das equipes de segurança, cujo objetivo é garantir que todos estejam tranquilos dentro das instalações de cada tribunal. E a 2ª Região é que está mais avançada nesse aspecto”, avaliou o presidente do TRT-10 (DF/TO).

“Vários colegas relataram problemas em relação ao tema, por isso nós os convidamos para conhecerem o nosso trabalho, que vem sendo desenvolvido há muito tempo. Já fizemos um estudo e vamos sugerir uma normatização da segurança judiciária”, explicou a presidente do TRT-2.

Os magistrados e servidores visitaram as instalações do Ed. Sede do Regional e do Fórum Ruy Barbosa, ambos na capital paulista, para20150706 Visita Segurana TRTs destaque interno 04 conhecer os equipamentos utilizados e os procedimentos adotados pelos agentes de segurança do TRT-2. O diretor da Secretaria de Segurança falou sobre a instalação de detectores de metal e aparelhos de raios X em todos os fóruns; explicou como é feito o acautelamento de armas brancas e de fogo em todas as unidades e a condução de réus presos para audiências; mostrou o sistema de câmeras de monitoramento do Fórum Ruy Barbosa e apresentou algumas das orientações para conter eventuais conflitos nas instalações do Tribunal.

Para Schettini, faltam procedimentos básicos que determinem a forma de reação e atuação em diversas situações, principalmente em emergências. “Hoje, as normas de segurança nos TRTs são uma ‘colcha de retalhos’. Para que as ações adotadas nos tribunais sejam eficientes, precisamos resolver três coisas: capacitação de pessoal, equipamentos adequados e uma normatização que respalde a atuação das equipes”, argumentou.

Durante o encontro, ele também apresentou uma proposta de minuta que inclui os requisitos mínimos de segurança nos fóruns, define as atividades típicas da segurança judiciária, estabelece orientações para a formação e capacitação de agentes e cria uma comissão para discutir aspectos relacionados à segurança na Justiça Trabalhista. Essa proposta de resolução será votada na próxima reunião do Coleprecor, em agosto. Se for aprovada, será encaminhada ao CSJT.

Para o desembargador Ricardo Fraga, “O encontro foi sensacional. Essa discussão sobre a normatização da segurança nos tribunais é muito importante, porque as nossas ações vão ganhar mais legitimidade e credibilidade”.

why women cheat why do men have affairs why married men cheathow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendi want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spousemy boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guywhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
802 44
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
541 26