TRT22 recebe acervo original do jornal O Dia

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


O filho do fundador do periódico, Carlos Augusto Figueiredo Monteiro.

Na manhã da quinta-feira, 9, um dos herdeiros do jornal O Dia, o professor e escritor Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, compareceu à sede do Tribunal Regional do Piauí, com sede em Teresina, para oficializar a doação de cinco volumes impressos e encadernados do jornal dos anos de 1954, 1956, 1957, 1958 e 1960. O jornal O Dia foi fundado pelo pai de Carlos Augusto, Raimundo Leão Monteiro (em memória), em 1951. 

Ele veio a Teresina a convite da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o lançamento de mais uma obra de sua carreira literária – Rua da Glória, um registro biográfico, com nuances romanceadas, envolvendo quatro gerações ao longo de um século de história do Estado do Piauí, entre 1850 e 1950, a partir de suas raízes familiares.

Dada a importância histórica e cultural do acervo, a Presidência do TRT realizou uma solenidade especial para marcar a doação, com a presença de servidores e magistrados do Regional, autoridades, representantes do jornal O Dia, de veículos de comunicação, representantes da UFPI, amigos e familiares do professor Carlos Augusto. O TRT foi representado pela presidente, desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos, pelo seu vice-presidente, desembargador Manoel Edílson Cardoso, e pelo diretor da Escola Judicial do TRT/PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima.  

Sobre o livro e o autor

Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro completou em março 2015, 88 anos. Ele nasceu em 1927, em Teresina – Piauí.  É licenciado em Geografia e História na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, com complementação na Universidade de Paris (Sorbonne). 

Em 1950, estagiou na França e trabalhou no Conselho Nacional de Geografia, do IBGE. Nas décadas de 1950 e 1960, foi docente da Faculdade Catarinense de Filosofia, atual UFSC, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atual Unesp, e do Instituto de Ciências da Universidade de Brasília. 

Em 1955 começou, em Florianópolis, sua carreira no magistério superior como responsável pela cadeira de Geografia Física na antiga Faculdade Catarinense de Filosofia. Em 1958, foi convidado a ser o coordenador da elaboração do Atlas Geográfico de Santa Catarina, obra pioneira no Brasil. Em 1987, se aposentou como Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), a partir da qual participando em eventos, seminários, congressos, fóruns de debate, entre outros. 

Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro é Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. 

Contribuições acadêmicas e literárias

Ao longo de sua carreira, Carlos Augusto prestou importantes contribuições em sua área acadêmica e, também, com obras literárias, sempre tendo como referência sua Terra natal, o Piauí.

Para a análise rítmica e climatologia geográfica, destacam-se sua tese de livre-docência – Teoria e clima urbano (1975), defendida no Departamento de Geografia da USP, e também sua tese de doutorado A frente polar atlântica e as chuvas de inverno na fachada sul-oriental do Brasil, defendida na mesma instituição (1967). 

É autor, entre outras obras, de A dinâmica climática e as chuvas no estado de São Paulo: estudo geográfico sob a forma de atlas (1973), O clima e a organização do espaço no estado de São Paulo: problemas e perspectivas (1976), Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico (1991), Tempo de Balaio (1993), Geossistemas: a história de uma procura (2001), Clima urbano (2002), O mapa e a trama: ensaios sobre o conteúdo geográfico em criações romanescas (2002), Geografia sempre: o homem e seus mundos (2008); O cristal e chama (2013) e Rua da Glória (2015). (Com informações do TRT22)

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwhen your wife cheats read how to know your wife cheated

Acessos: 15

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju