Gestão Documental do CSJT mostra projetos em prol da Justiça do Trabalho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A série de reportagens sobre as unidades administrativas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em comemoração aos dez anos de instalação desse órgão aborda, agora, as ações, os projetos e os programas desenvolvidos pela Coordenadoria de Gestão Documental (CGDOC).

A CGDOC é responsável por desenvolver a Política Nacional de Preservação e Disseminação da Memória do Judiciário do Trabalho de primeiro e segundo graus, portanto compete à unidade a coordenação dos sistemas de gestão de documentos e de preservação da memória no âmbito dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e das Varas. Nesse sentido, a Coordenadoria propõe e acompanha a execução de ações que têm a finalidade de modernizar e garantir o acesso aos acervos que revelam a evolução histórica das atividades jurisdicionais.

Na realização de suas atribuições, a CGDOC é auxiliada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Gestão Documental, o qual presta consultorias na área e foi instituído pela Resolução CSJT nº 30, de 24 de novembro de 2006. Ele, atualmente, reúne servidores de TRTs, do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o Coordenador de Gestão Documental do Conselho, Luiz Fernando Duarte de Almeida; e uma representante do Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra). De acordo com Luiz Fernando, “o Grupo é de suma importância, porque conhece a realidade dessa área de atuação nos órgãos do Judiciário do Trabalho, promove estudos e propõe projetos, programas e novos instrumentos de gestão”, afirmou. 

A equipe de consultoria participou da elaboração de atos normativos e de instrumentos que são fundamentais para a gestão documental e da memória dos TRTs. Ressaltam-se, entre eles, o Projeto de Modernização dos Arquivos da Justiça do Trabalho, a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da JT de primeiro e segundo graus e o Manual de Gestão Documental, o qual compila os diversos instrumentos previstos nas normas arquivísticas vigentes. Instituído pelo Ato CSJT nº 262 de 18 de novembro de 2011, o manual deve ser atualizado periodicamente.

Modernização

Em 2009, o Grupo de Trabalho promoveu diagnóstico sobre a situação dos arquivos em todos os TRTs. O estudo resultou no Projeto de Modernização dos Arquivos da Justiça do Trabalho realizado pelo CSJT, por meio da CGDOC. Ainda vigente, ele atua em quatro focos: reestruturação dos espaços físicos; capacitação e padronização da estrutura de pessoal; informatização do gerenciamento dos acervos; e disponibilização orçamentária para a gestão de documentos e memória. Entre 2010 e 2014, R$ 4,6 milhões do orçamento do judiciário trabalhista foram descentralizados para os órgãos de segundo grau em virtude desse projeto.

Quanto à área de pessoal e em consideração a esse processo de aprimoramento, o Conselho emitiu duas recomendações às cortes regionais, para que cada uma tenha em seus quadros de pessoal, no mínimo, um cargo de Analista Judiciário, Especialidade Arquivologia e outro de Historiador. Essas orientações constam, respectivamente, da Recomendação CSJT nº 12, de 1º de julho de 2011, e da Recomendação CSJT nº 18, de 29 de outubro de 2014.

O aperfeiçoamento da gestão dos arquivos da Justiça do Trabalho aborda a informatização, com vistas a organizar os acervos e a facilitar as buscas neles. Nesse sentido, durante evento promovido pelo CSJT em 2011, houve a apresentação do Sistema de Gerenciamento de Arquivos (ARQGER), o qual foi criado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com sede em São Paulo-SP, customizou o sistema para o Judiciário do Trabalho e o utiliza. Ele também está disponível para implantação nos outros regionais.

Tabela de temporalidade

A colaboração da Coordenadoria de Gestão Documental, junto com o apoio da equipe de consultoria, foi fundamental para que o CSJT editasse a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, a qual estabelece prazos mínimos de guarda dos processos judiciais arquivados definitivamente. A tabela consta da Resolução nº 67, de 30 de abril de 2010, que foi alterada pela Resolução nº 142, de 26 de setembro de 2014.

Segundo o Coordenador da CGDOC, Luiz Fernando de Almeida, todos esses projetos e instrumentos contribuem para a evolução da Política de Preservação e Disseminação da Memória do Judiciário do Trabalho. A interação com programas nacionais de outros órgãos também é vital ao alcance desse objetivo.  “Como exemplo, o CSJT se faz representar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), e na Câmara Setorial sobre Arquivos do Judiciário (Conarq), da qual o TST também participa”, disse o gestor.

Destaca-se ainda o alinhamento das ações da Coordenadoria com as decisões do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT), que atualmente é coordenado pela Ministra Maria de Assis Calsing e composto por desembargadores, juízes e servidores representantes de diversos TRTs. “A atuação do Conselho, na área de gestão documental, só é possível em razão do envolvimento dos tribunais regionais, que sugerem medidas e participam de processos decisórios”, afirmou Luiz Fernando. 

Os contatos com a CGDOC do CSJT podem ser feitos pelo e-mail cgdoc@csjt.jus.br.

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatwhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat

Acessos: 13

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju