TRT-2 investe em ações para segurança de magistrados, servidores e jurisdicionados

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

No TRT da 2ª Região, as ações de segurança vêm sendo intensificadas há alguns anos, para garantir a proteção de magistrados, oficiais de justiça, demais servidores e jurisdicionados. Todas elas são coordenadas pela Secretaria de Segurança Institucional do Tribunal. 

Todos os agentes de segurança e transporte do TRT-2 são ocupantes do cargo de técnico judiciário/área administrativa – especialidade segurança e passam por avaliações e treinamentos periódicos. 

Os agentes cuidam da vigilância das instalações e atendem a requisições de magistrados e servidores, em ocasiões de tensão envolvendo jurisdicionados. Eles também acompanham audiências em que presidiários prestam depoimento como testemunhas, colaborando com a Polícia Militar no deslocamento e proteção do preso, em qualquer um dos fóruns da 2ª Região. 

Ações

Em 2013, foi criada a Seção de Apoio Externo e Fiscalização Preventiva, que integra a Secretaria de Segurança Institucional. Os agentes da equipe têm a função de acompanhar os oficiais de justiça em diligências, quando há ameaças e resistência no cumprimento de mandados. Eles têm treinamento específico para enfrentar situações de grande potencialidade ofensiva, tendo frequentado inclusive cursos no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE). 

Em breve, os oficiais de justiça do TRT-2 vão receber um treinamento específico para aprender a lidar com situações de risco. Todos vão passar por um curso de conduta preventiva, que deve acontecer no mês de março. Recentemente, os magistrados também tiveram a oportunidade de participar de um curso de segurança institucional. 

Leia também: 
Presidente do TRT2 destaca projetos para valorização do quadro de pessoal

Outra ação importante para garantir a segurança de magistrados, servidores e jurisdicionados é a instalação de equipamentos de raios X e detectores de metais nos fóruns. Eles já estão em operação em cerca de 60% das unidades da 2ª Região. Novos equipamentos estão sendo adquiridos, para serem instalados nos demais fóruns. 

De acordo com Marcelo Schettini, diretor da Secretaria de Segurança Institucional do Tribunal, em 2014, só no Fórum Ruy Barbosa, foram acauteladas 1.800 armas de fogo e 1.600 armas brancas (como facas e canivetes). Quando se detecta que alguém está armado, a arma é guardada em um cofre, sendo devolvida somente quando a pessoa vai embora. 

“O Conselho Nacional de Justiça regulamentou o controle de acesso, para que se tenha condições mínimas de segurança nos fóruns. O que tentamos coibir são situações passionais extremas, quando, em um momento de raiva e descontrole, alguém pode ter uma atitude radical”, explica Marcelo Schettini.” 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyhow to cheat on my husband blog.whitsunsystems.com cheaters

Acessos: 0

Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
21 6
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
23 2
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!

Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰

A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:

👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração

Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡

👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.

Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página! 

#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
21 26
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
58 6
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 101