TRT1 tem força-tarefa para analisar processos arquivados sem baixa

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Quando recorre à Justiça, um trabalhador espera receber, seja por acordo ou depois de uma decisão judicial, as verbas a que tem direito. Se o empregador paga, espontaneamente ou por meio de mecanismos como a penhora, tudo se resolve. Muitas vezes, no entanto, a fase de execução se prolonga por anos, até que nem mesmo o autor da ação promova mais a movimentação processual. Nesses casos, sem que se conseguisse a satisfação do crédito trabalhista, no passado era comum o chamado arquivamento sem baixa. Para reduzir esse estoque de processos sem solução – cujo total hoje estimado é de 150 mil no TRT/RJ -, a Presidência e a Corregedoria do Regional fluminense criaram um Grupo de Trabalho, instituído pelo Ato Conjunto Nº 11/2014, de 22 de setembro.

Essa verdadeira força-tarefa é composta por nove juízes Substitutos, designados pela Corregedoria Regional. Os magistrados contam com o apoio de 25 servidores (dos quais sete em tempo integral) da Coordenadoria de Apoio Judiciário (Coaj) – que atualmente desenvolve as atividades do antigo Grupo de Apoio Correicional (Graco) -, vinculada à Secretaria-Geral Judiciária (SGJ).

Na prática, o Grupo de Trabalho analisa os processos arquivados sem baixa e promove as comunicações processuais pertinentes. Após a notificação, os interessados podem consultar os autos na Seção de Arquivo localizada na Rua Figueira de Melo, no bairro de São Cristóvão.

“Como esses processos não podem ficar ad aeternum no arquivo, teríamos que desarquivá-los e mandá-los para as Varas do Trabalho de origem, o que representaria aumento exagerado no serviço dessas unidades”, explica o juiz auxiliar da Corregedoria, André Villela, que coordena as atividades do Grupo com a corregedora do TRT/RJ, desembargadora Ana Maria Soares de Moraes.

O magistrado lembra que a decisão de concentrar esforços para reduzir o grande número de processos arquivados sem baixa levou em conta diretriz do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e se baseou em experiência da Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual do TRT/RJ (Caep), que, em vez de enviar os autos nessa situação de volta às VTs, verificou a situação jurídica de vários deles e os elementos necessários para dar encaminhamento aos feitos trabalhistas sem causar transtorno às unidades judiciárias.

O diretor da SGJ, Carlos Roberto Oliveira da Silva, enfatiza que a ideia com a criação do Grupo é “impulsionar os processos”, de forma a propiciar mais efetividade das decisões judiciais. “A diminuição nos índices de congestionamento é consequência de uma melhor prestação jurisdicional”, afirma o diretor, para quem as Varas do Trabalho realmente ficariam sobrecarregadas caso tivessem de receber as demandas desarquivadas.

Os parâmetros para a atuação do Grupo de Trabalho, que não tem prazo determinado, foram fixados pelo Ato Conjunto Nº 14/2014, de 4 de dezembro.

why women cheat cheaters why married men cheatafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicswhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husbandwhen your wife cheats my wife cheated on me now what do i do how to know your wife cheated

Acessos: 12

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju