Tempo médio para baixa de processos cai pela metade em seis anos
A média passou de 194 dias em 2020 para 92 dias em 2025, uma redução de…
De segunda a quarta-feira (28 a 30/4), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) está promovendo a sensibilização de magistrados e servidores para implantação do modelo de Gestão de Pessoas por Competências no Regional fluminense. Em linhas gerais, esse projeto visa possibilitar um criterioso planejamento de capacitação, gerado a partir do mapeamento de competências (técnicas e comportamentais), tendo em vista o desenvolvimento do servidor de forma mais efetiva. Um dos objetivos que se pretende alcançar será a melhor gestão dos recursos orçamentários do Tribunal destinados à qualificação do seu quadro de pessoal.
As palestras de sensibilização estão sendo ministradas no Prédio-Sede para dez turmas, organizadas em diferentes turnos e formadas por magistrados e servidores em funções de liderança. Na manhã de segunda-feira (28/4), reuniram-se os desembargadores do Regional. Entre os presentes, estava a vice-presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, e o desembargador Nelson Tomaz Braga, decano do Tribunal.
A etapa inicial – desenvolvida ao longo de 2014 – consiste no mapeamento de competências de 50% dos cargos e funções de natureza gerencial, na avaliação das competências de seus ocupantes e na elaboração de planos de desenvolvimento individual e programa de desenvolvimento gerencial. Para participar dessa fase inicial, o Comitê de Gestão de Pessoas por Competências do TRT/RJ deu prioridade aos servidores que atuam na atividade fim da Justiça do Trabalho, mas a proposta é dar sequência às ações nos próximos anos, abarcando, assim, todo o Tribunal.
Nessa empreitada, o TRT/RJ está contando com a expertise de uma terceirizada, a Leme Consultoria, especializada em Desenvolvimento Humano e Tecnologia em Gestão de Pessoas e com atuação em outros regionais. Durante as palestras de sensibilização, Renan Sinachi, gerente de consultoria da empresa, explicou a importância da implantação do modelo de Gestão de Pessoas por Competências na esfera pública. “No Brasil, 65% dos seus melhores profissionais estão alocados no serviço público, mas não existe aqui, no país, a capacidade administrativa de gerir esse pessoal. O desenvolvimento dos servidores possibilita que as instituições alcancem seus objetivos estabelecidos no planejamento estratégico e prestem um serviço cada vez melhor à sociedade”, esclareceu.
Identificação dos “gaps”
Durante uma das palestras, a diretora da Escola de Administração e Capacitação dos Servidores (Esacs), Cristina Neves, destacou que o estabelecimento desse modelo será importante, inclusive, para nortear a contratação de cursos pelo Tribunal, a partir de um diagnóstico dos chamados gaps (lacunas) de competências. Isso porque uma avaliação mais precisa das incompatibilidades entre o que o servidor está apto para fazer e o que o TRT/RJ demanda da sua atuação permitirá aferir com mais objetividade as necessidades de capacitação dentro do Tribunal.
A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Sônia Regina de Freitas Andrade, ressaltou o caráter inovador que esse modelo traz para a gestão de recursos humanos no TRT/RJ e que o foco do projeto é a qualificação do quadro de pessoal. “A Gestão de Pessoas por Competências não tem a finalidade de realocar ninguém, mas sim de desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes do servidor no desempenho das suas atividades”, observou.
Atividade prática
Durante a sensibilização dos juízes e gestores, também foi realizada a coleta de indicadores comportamentais – instrumento que faz parte da metodologia empregada e que permitirá definir critérios para a avaliação desses aspectos. “As atitudes no ambiente do trabalho devem ser levadas em consideração. Muitas vezes o profissional, tecnicamente, é muito bom, mas precisa e pode melhorar a maneira como se relaciona com as pessoas a sua volta”, exemplificou Sinachi.
TRT-RJ escolheu logomarca
Para envolver todo o Tribunal nesse processo, o TRT/RJ realizou no início de abril uma enquete para definir a identidade visual do modelo de Gestão de Pessoas por Competências no Regional. A votação foi finalizada no dia 11/4 e teve a participação de 487 profissionais que trabalham no TRT/RJ, entre magistrados e servidores. Desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC), a logomarca escolhida teve 51% dos votos.
Sobre a Gestão de Pessoas por Competências no TRT-RJ
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região criou o Comitê Regional de Gestão de Pessoas por Competências em junho de 2013, atendendo à Resolução Nº 92 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que dispõe sobre as diretrizes básicas para a implantação do modelo de Gestão de Pessoas por Competências no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. No mesmo ano, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com a Escola de Administração e Capacitação dos Servidores (Esacs), elaborou projeto para dar início à implantação do Modelo de Gestão por Competências neste Regional. Após a aprovação do projeto pelo Comitê Regional de Gestão de Pessoas por Competências, o TRT/RJ assinou contrato com a Leme Consultoria.
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicsi want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spousewhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend
Acessos: 48
📅 QUEM VAI ESTAR NO CALENDÁRIO 2027?
Chegou a hora de conhecer as primeiras 12 das 34 participações que estão concorrendo a uma vaga no Calendário ANAJUSTRA Federal 2027. 💙
Cada participação tem uma história. Cada servidor, um jeito de mostrar que servidor público também está em movimento.
A escolha está nas suas mãos! 🫵
👉 Deslize para conhecer as participações.
🗳️ Depois, acesse o hotsite e vote na sua favorita até 28/8.
#CalendárioANAJUSTRA #Calendário2027 #ServidoresEmMovimento #ANAJUSTRAFederal
Entregaram tudo. E mais um pouco. 💙
Informação, saúde, atendimento, brindes, acolhimento e muita disposição para fazer acontecer.
Nosso agradecimento à equipe da ANAJUSTRA Federal que esteve no TRT1, no Rio de Janeiro, e cuidou de cada detalhe desses dois dias. 💙
E já tem próxima parada! ✈️
No dia 26/8, estaremos no TRE-SE, em Sergipe, com mais uma manhã de informação, saúde e cuidado.
TRE-SE, esperamos você! @tresergipe
#anajustrafederal #trt1 #tresergipe
🏥 Tem novidade em saúde chegando ao TRE-SE! @tresergipe
A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, traz os planos SulAmérica Saúde para servidores e magistrados do Tribunal.
E o lançamento será especial! No dia 26/8, das 8h às 13h, estaremos no TRE-SE com atendimento para apresentar os planos, esclarecer dúvidas e orientar sobre a adesão.
Além disso, preparamos uma manhã de cuidados com aferição de pressão, glicose e bioimpedância, em parceria com Drogasil e Extrafarma, além de sucos, saladas de frutas e brindes. 🍹🎁
📍 Esperamos você no hall de entrada do Espaço Sociocultural, em frente ao plenário.
Passe por lá e conheça essa nova opção de saúde!
📢 Novos anúncios no Mural de Permuta e Redistribuição!
Se você deseja mudar de lotação por meio de permuta ou redistribuição, vale a pena conferir quem passou por lá nos últimos dias.
Se você é associado, você pode se cadastrar e receber alertar de perfis compatíveis. Se ainda não se associou, publique o seu anúncio gratuitamente!
#Permuta #Redistribuição #JudiciárioFederal #ANAJUSTRAFederal
🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.
O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.
A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.
Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪
Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.
E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!
Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?
A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.
➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.
Porque isonomia não se faz pela metade.
Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!
Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.
Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.
E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.
Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.
🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.
#anajustrafederal #trtrio #saude