PJe pode reduzir em um terço o prazo de julgamento

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Levantamento do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região mostra que o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) é capaz de reduzir em pelo menos um terço o prazo de julgamento da ação no primeiro grau. Para chegar a este dado, a instituição analisou as estatísticas de quatro varas do Trabalho de Caxias do Sul (1ª, 2ª, 3ª e 4ª VTs). Foram verificados os tempos processuais de março a novembro de 2012, quando as unidades só recebiam processos físicos, com o mesmo período de 2013, no qual as VTs receberam apenas processos eletrônicos.

Em 2012, os autos físicos ficaram prontos para julgamento em 226 dias, em média. No ano seguinte, a partir da automatização de diversos atos processuais proporcionada pelo PJe-JT, o prazo de conclusão dos autos reduziu para 150 dias, mesmo com um aumento de 10% no volume de processos novos. Em Caxias do Sul, os juízes levam, após a conclusão dos autos, 46 dias em média para prolatar a sentença, dentro do prazo recomendado (50 dias) pelo Tribunal Superior do Trabalho. Isso significa que, nessas quatro unidades, uma ação trabalhista no PJe-JT leva em torno de 6,5 meses para ser julgada, com o novo sistema abreviando em mais de dois meses a tramitação da reclamatória.

Para o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, coordenador da implantação do processo eletrônico na Justiça do Trabalho gaúcha, esses números já confirmam a expectativa de que o PJe-JT abrevia o tempo das ações. “Mais adiante, quando o sistema estiver plenamente desenvolvido, especialmente na fase de execução, que busca garantir o pagamento de uma dívida trabalhista pendente, o benefício será ainda maior”, avaliou. Conforme o desembargador, na Justiça Federal, que já tem experiência de aproximadamente 10 anos com processo eletrônico em algumas unidades, há estudos que indicam redução de até 66% no tempo de tramitação. “Essa celeridade justifica plenamente o esforço na implantação do PJe-JT”, observou o magistrado.

Segunda instância – Atualmente, o processo eletrônico funciona em 45% das unidades trabalhistas da 4ª Região: 60 varas, distribuídas em 11 municípios, e um Posto Avançado (São Sebastião do Caí). Na segunda instância, o sistema é utilizado nas quatro seções especializadas do tribunal e em três das 11 Turmas Julgadoras, em fase piloto: a 3ª, a 7ª e a 8ª.

Em 2014, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região quer implantar o PJe-JT em mais 43 unidades judiciárias (40 Varas e três Postos Avançados), de 21 municípios. Assim, encerraria este ano com 75% das unidades operando a ferramenta. Além do avanço no primeiro grau, o TRT4 objetiva concluir a implantação do PJe-JT nas 11 Turmas Julgadoras da segunda instância. O plano de expansão aguarda aprovação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Além de eliminar o uso do papel e conferir maior celeridade às ações trabalhistas, o PJe-JT também traz vantagens aos advogados: menor necessidade de deslocamento à Justiça do Trabalho, peticionamento via internet 24 horas por dia, e possibilidade de os procuradores das duas partes acessarem os autos ao mesmo tempo, entre outras.

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to cheat on my husband read cheaterswhy did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husband

Acessos: 0

Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
20 0
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas e viagens.

Sete datas comemorativas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.

Use sua agenda e seu calendário ANAJUSTRA Federal 2026 e programe dias de descanso e até mesmo viagens para essas datas!

#anajustrafederal #feriados2026 #pju
12 0
Aprender inglês com mais segurança e confiança pode ser o próximo passo da sua trajetória. 👏

A ANAJUSTRA Federal tem parceria com a HC School e preparou um benefício especial para associados e seus dependentes.

Ao se matricular em qualquer curso da HC School, você ganha um curso de fonética 100% gratuito, com foco em pronúncia, sons e fluidez ao falar inglês.

É a oportunidade ideal para começar do jeito certo e desenvolver uma comunicação mais segura no idioma. 😉

⚠️ Benefício válido para associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes
⏳ Oferta válida por prazo determinado

Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br e saiba mais.

#anajustrafederal #beneficiosdoassociado #parcerias
11 0