TRT2 faz apresentação no TST sobre projeto de combate ao trabalho escravo

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A 18ª Reunião do Comitê Interinstitucional de Prevenção de Acidente de Trabalho ocorreu na manhã da última quinta-feira, 05, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e foi marcada pela apresentação da juíza do Trabalho Patrícia Therezinha de Toledo, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP).

A magistrada é integrante do Juízo Itinerante de Combate ao Trabalho Escravo do TRT-2 e fez um registro emocionante sobre a ação que o Regional vem desenvolvendo no combate ao trabalho escravo. “A intenção é difundir esse projeto para todo o país e para vários órgãos”, disse a juíza Patrícia.

Patrícia Therezinha falou sobre a atuação do Juízo, destacando, com fotos, as precárias condições de trabalho e moradia oferecidas a trabalhadores dos ramos têxtil e de construção civil. “Em uma determinada obra, chegamos a encontrar 66 trabalhadores tendo que dividir um único banheiro”, lembrou a juíza Patrícia.

Desde sua criação, em 2012, o Juízo Itinerante já conseguiu livrar da condição análoga à de escravo cerca de 500 trabalhadores, nacionais ou estrangeiros. “No ramo têxtil, encontramos muitos bolivianos trabalhando em condições precárias. Já na construção civil, o que observamos é que os trabalhadores são recrutados, principalmente, das regiões Norte e Nordeste”, afirmou.

72 horas

Segundo a magistrada, 72 horas separam o momento em que a situação de precariedade é descoberta até a libertação dos trabalhadores. “Essa agilidade é fruto da parceria da Justiça do Trabalho com outros órgãos, como o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego”, citou a magistrada, destacando, ainda, o apoio das polícias e da Receita Federal.

Durante as diligências contra o trabalho escravo, a magistrada identificou até trabalho infantil no setor têxtil. “Em determinado caso, havia dez mulheres, sendo uma adolescente de 16 anos, todas bolivianas, sem carteira de trabalho e sem documento brasileiro”, lembrou Patrícia.

Já no setor de construção civil, encontraram trabalhadores passando frio e fome. “Ouvi homens chorando, desesperados. Eles diziam: ‘Me tira daqui’. Era impressionante”, narrou, visivelmente emocionada.

Ao final da apresentação, o desembargador Sebastião Oliveira, gestor nacional do Comitê, elogiou a iniciativa do TRT 2 (SP) e disse que pretende levar a ideia também ao TRT 3 (MG), do qual faz parte. “Parabéns pela coragem. Parabéns pela dedicação”, finalizou.

Também participaram da reunião representantes do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), dos Ministérios da Saúde (MS) e Previdência Social (MPAS), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Advocacia Geral da União (AGU) e da Fundacentro.

why women cheat why do men have affairs why married men cheat

Acessos: 0

Janeiro é o mês dedicado a lembrar que a saúde mental merece espaço, cuidado e atenção.

O Janeiro Branco convida cada um de nós a olhar para dentro, reconhecer emoções, fortalecer vínculos e buscar apoio quando necessário.

🧠 Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

Isso inclui pausas, limites, conversas verdadeiras e a consciência de que não precisamos enfrentar nada sozinhos.

Que 2026 comece com mais leveza, acolhimento e bem-estar.

A ANAJUSTRA Federal apoia essa causa e reforça: você importa, sua saúde importa.

#janeirobranco #saúdemental #anajustrafederal
30 0
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
12 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
11 0