Parceria do TRT10 leva o conceito de conciliar para os estudantes de Direito

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A VIII Semana Nacional de Conciliação, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em todo o Brasil, com a participação do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-DF/TO), está sendo auxiliada por alunos de graduação em Direito do Centro Universitário IESB, de Brasília.

Graças a uma parceria firmada entre a 6ª Vara do Trabalho de Brasília e a instituição de ensino, com o apoio do Núcleo Permanente de Incentivo à Conciliação do Tribunal, os universitários estão aprendendo na prática as noções da conciliação judicial, ao mesmo tempo em que ajudam a Justiça do Trabalho a se preparar para implantar centros de mediação no âmbito da 10ª Região.

Cerca de 150 universitários de Direito do IESB estão tendo a oportunidade de incorporar a conciliação como prática jurídica. Ao longo do mês de novembro, os estudantes tiveram a oportunidade de se preparar para atuar na VIII Semana Nacional de Conciliação. A preparação incluiu aulas presenciais aos sábados, ministradas pelo juiz do Trabalho, Rogério Neiva.

Segundo o magistrado, instrutor do curso “Oficina de Mediação”, a parceria entre o TRT10 e o IESB implica em ganhos múltiplos para a sociedade e para a formação dos futuros profissionais do Direito:

“Ganha o Tribunal, porque conta com o auxílio dos professores e alunos no contato com as partes, no sentido de uma mediação ou pré-mediação, de modo a tentarmos chegar a um acordo nos processos. Ganha a instituição de ensino porque proporciona essa experiência aos alunos, especificamente aqueles que vão participar das audiências, auxiliando o magistrado, juntamente com os professores, no contato com as partes”.

O juiz Rogério Neiva destaca que, com a participação dos estudantes, a Justiça do Trabalho pode vir a ter várias mesas de negociação e mediação ocorrendo simultaneamente, sempre sob a supervisão de um magistrado. “Ademais”, afirma, “com a parceria, o TRT se compromete a ministrar para os alunos oficinas de mediação, em que se desenvolvem conteúdos, como noções de Direito do Trabalho; noções de Processo do Trabalho; Técnicas e Estratégias de Negociação e Mediação; e Ética de Mediação, com base no Código de Ética do Mediador, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça”.

Cultura – Outro aspecto importante da parceria, segundo o juiz Rogério Neiva, é proporcionar aos estudantes universitários de Direito a “cultura da mediação”: “O contato dos alunos de Direito com essas informações significa incutirmos a cultura da mediação, neutralizando e revertendo a cultura do litígio. O profissional do Direito, tradicionalmente, começa a ser formado numa cultura de litígio, em que ele vai trabalhar defendendo o interesse de alguém, brigando contra quem está do outro lado. O advogado pode defender o interesse de seu cliente, não necessariamente praticando atos processuais no contexto litigioso”.

O magistrado enfatiza, ainda, que os acadêmicos podem prestar uma grande contribuição ao Poder Judiciário, ajudando em políticas de mediação e conciliação; em mutirões ou em centros de mediação, atuando como mediadores, “na forma em que prevê o Artigo 277, parágrafo 1º, do Código de Processo Civil, que estabelece que o juiz pode contar com o auxílio de mediadores que não ostentam a condição de magistrado”.

A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do IESB, Erika Lehner, enfatiza que, mesmo sendo a primeira vez que a faculdade se engaja na Semana de Conciliação, a parceria com o TRT10 tende a se estender ao longo de 2014. “Todos saem beneficiados, começado pela comunidade, que busca resolver seus conflitos na Justiça do Trabalho. E é excelente para os alunos, que têm a oportunidade de vivenciar e aprender os aspectos da conciliação”. 

Na opinião da acadêmica do nono semestre de Direito do IESB, Fernanda Salvader, que participou da “Oficina de Mediação”, a conciliação “é a forma mais inteligente de resolver o litígio, porque as duas partes acabam colocando em jogo seus interesses: cedem de um lado, ganham de outro, e chegam a um resultado”. Para ela, a conciliação impede uma longa marcha processual.

Pensamento semelhante tem outro participante da “Oficina de Mediação”, o estudante Humberto Jorge, para quem a conciliação “é um instrumento que está à disposição dos profissionais da área do Direito, para que as partes possam se entender, e principalmente para o judiciário, devido ao grande número de processos que se acumulam”.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheatwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
24 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
40 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6