Parceria do TRT10 leva o conceito de conciliar para os estudantes de Direito

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A VIII Semana Nacional de Conciliação, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em todo o Brasil, com a participação do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-DF/TO), está sendo auxiliada por alunos de graduação em Direito do Centro Universitário IESB, de Brasília.

Graças a uma parceria firmada entre a 6ª Vara do Trabalho de Brasília e a instituição de ensino, com o apoio do Núcleo Permanente de Incentivo à Conciliação do Tribunal, os universitários estão aprendendo na prática as noções da conciliação judicial, ao mesmo tempo em que ajudam a Justiça do Trabalho a se preparar para implantar centros de mediação no âmbito da 10ª Região.

Cerca de 150 universitários de Direito do IESB estão tendo a oportunidade de incorporar a conciliação como prática jurídica. Ao longo do mês de novembro, os estudantes tiveram a oportunidade de se preparar para atuar na VIII Semana Nacional de Conciliação. A preparação incluiu aulas presenciais aos sábados, ministradas pelo juiz do Trabalho, Rogério Neiva.

Segundo o magistrado, instrutor do curso “Oficina de Mediação”, a parceria entre o TRT10 e o IESB implica em ganhos múltiplos para a sociedade e para a formação dos futuros profissionais do Direito:

“Ganha o Tribunal, porque conta com o auxílio dos professores e alunos no contato com as partes, no sentido de uma mediação ou pré-mediação, de modo a tentarmos chegar a um acordo nos processos. Ganha a instituição de ensino porque proporciona essa experiência aos alunos, especificamente aqueles que vão participar das audiências, auxiliando o magistrado, juntamente com os professores, no contato com as partes”.

O juiz Rogério Neiva destaca que, com a participação dos estudantes, a Justiça do Trabalho pode vir a ter várias mesas de negociação e mediação ocorrendo simultaneamente, sempre sob a supervisão de um magistrado. “Ademais”, afirma, “com a parceria, o TRT se compromete a ministrar para os alunos oficinas de mediação, em que se desenvolvem conteúdos, como noções de Direito do Trabalho; noções de Processo do Trabalho; Técnicas e Estratégias de Negociação e Mediação; e Ética de Mediação, com base no Código de Ética do Mediador, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça”.

Cultura – Outro aspecto importante da parceria, segundo o juiz Rogério Neiva, é proporcionar aos estudantes universitários de Direito a “cultura da mediação”: “O contato dos alunos de Direito com essas informações significa incutirmos a cultura da mediação, neutralizando e revertendo a cultura do litígio. O profissional do Direito, tradicionalmente, começa a ser formado numa cultura de litígio, em que ele vai trabalhar defendendo o interesse de alguém, brigando contra quem está do outro lado. O advogado pode defender o interesse de seu cliente, não necessariamente praticando atos processuais no contexto litigioso”.

O magistrado enfatiza, ainda, que os acadêmicos podem prestar uma grande contribuição ao Poder Judiciário, ajudando em políticas de mediação e conciliação; em mutirões ou em centros de mediação, atuando como mediadores, “na forma em que prevê o Artigo 277, parágrafo 1º, do Código de Processo Civil, que estabelece que o juiz pode contar com o auxílio de mediadores que não ostentam a condição de magistrado”.

A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do IESB, Erika Lehner, enfatiza que, mesmo sendo a primeira vez que a faculdade se engaja na Semana de Conciliação, a parceria com o TRT10 tende a se estender ao longo de 2014. “Todos saem beneficiados, começado pela comunidade, que busca resolver seus conflitos na Justiça do Trabalho. E é excelente para os alunos, que têm a oportunidade de vivenciar e aprender os aspectos da conciliação”. 

Na opinião da acadêmica do nono semestre de Direito do IESB, Fernanda Salvader, que participou da “Oficina de Mediação”, a conciliação “é a forma mais inteligente de resolver o litígio, porque as duas partes acabam colocando em jogo seus interesses: cedem de um lado, ganham de outro, e chegam a um resultado”. Para ela, a conciliação impede uma longa marcha processual.

Pensamento semelhante tem outro participante da “Oficina de Mediação”, o estudante Humberto Jorge, para quem a conciliação “é um instrumento que está à disposição dos profissionais da área do Direito, para que as partes possam se entender, e principalmente para o judiciário, devido ao grande número de processos que se acumulam”.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheatwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 14

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial