TRT23 é um dos Regionais das mais rápidos do país

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Atuando num estado de dimensões continentais, com presença direta em 42 cidades e jurisdição em todos os 142 municípios, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso é considerada uma das mais céleres do país. É o que aponta os dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), compilados no Anuário da Justiça do Trabalho de 2013. Segundo a publicação, o prazo médio de tramitação de um processo no TRT-MT é de apenas 70 dias, bem abaixo da média nacional, que é de 108 dias.

A promoção de uma Justiça célere, eficaz e efetiva e o alcance da excelência na prestação dos serviços são objetivos estratégicos estabelecidos pelo TRT de Mato Grosso e vêm sendo alcançados paulatinamente pelo órgão, ano após ano. A expansão rumo ao interior, a melhoria dos serviços oferecidos ao público, o cumprimento de todas as metas definidas pelo CNJ e a satisfação de quem busca a instituição são resultados diretos desse processo.

Não por acaso, a Pesquisa de Satisfação de Usuários aplicada pelo TRT-MT com advogados, empregados e empregadores mostra que 84% dos entrevistados estão satisfeitos com a qualidade dos serviços oferecidos, conferindo à instituição o grau de excelência. Especificamente quanto aos prazos entre a distribuição e a realização da primeira audiência (em média de 8 dias), e o tempo de tramitação de processos, 75% dos participantes também declararam-se satisfeitos.

Presença no interior

O TRT-MT conta com 38 varas trabalhistas, sendo 9 na capital e 29 no interior. Tem ainda dois postos avançados e 11 varas itinerantes, estando presente, assim, em todos as regiões mato-grossenses, de leste a oeste, de norte a sul, de um extremo ao outro do estado. Mais do que simplesmente atender à demanda processual, a expansão até localidades distantes da Capital e de grandes centros é parte da necessidade de se marcar a presença do Estado nestas regiões, muitas das vezes desassistidas pelo poder público.

Conforme destaca o presidente do Tribunal, desembargador Tarcísio Valente, isso torna o cenário de crescimento da Justiça trabalhista mato-grossense peculiar quando comparado ao restante do país. “A criação de algumas das 12 novas varas instaladas nos últimos três anos teve por base justamente este ponto: A necessidade de se levar a Justiça do Trabalho a lugares longínquos, até então desassistidos, aproximando-a do cidadão”.

Foi o caso das varas de Colniza e Confresa, instaladas no final de 2011, em pontos extremos do território mato-grossense, aquela na fronteira com o estado do Pará e esta ao sul do Amazonas. Ambas estão distantes mais de mil quilômetros da capital, servidas apenas por estradas de chão em péssimas condições, quase intransitáveis durante o período chuvoso do ano. A presença da Justiça nestes locais permite aos trabalhadores e empresários a possibilidade de busca e garantia de seus direitos enquanto cidadãos.

Metas do CNJ

Em 2012, mesmo tendo apresentado crescimento no número de novas ações em tramitação, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso julgou quantidade maior de processos do que no ano anterior. Segundo o Anuário da Justiça do Trabalho, o crescimento foi da ordem de 12% na primeira instância e de 16% no Tribunal. Como consequência direta do ganho de produtividade, o estoque de processos pendentes de solução caiu 17%, ficando em cerca de 7.300.

Ao todo, foram julgados nas duas instâncias, segundo a publicação, 39.277 ações trabalhistas, número superior às 38.137 que foram ajuizadas no mesmo período de 2012. Tal feito atendeu o disposto na meta 1 do CNJ, que estabelece a necessidade de se julgar mais ações do que as ajuizadas no ano. Mais do que isso, o TRT de Mato Grosso vem batendo ano após ano todas as metas estabelecidas pelo Conselho, tendo sido o único Tribunal, dentre os 91 existentes, a fazê-los por três anos seguidos.

O feito, segundo o presidente Tarcísio Valente, é “inédito e histórico no judiciário brasileiro” e traz uma consequência lógica: A dificuldade de dar continuidade ao cumprimento dessas mesmas metas nos próximos anos, em especial quanto à de número 1, dado o “grau de excelência já alcançado pelo nosso Tribunal”. Aliado a isso, destaca o desembargador-presidente, está o baixo estoque de processos pendentes de solução existentes no âmbito da Justiça do Trabalho em Mato Grosso.

wife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat

Acessos: 0

CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
9 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
11 0
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
7 0