TRT10 reduz consumo de água, energia e papel

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) possui motivos para comemorar. No primeiro semestre deste ano, graças ao empenho e à cooperação de magistrados, servidores e colaboradores, aliados às ações propostas pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental e pela equipe do Projeto TRT Responsável, foi possível alcançar resultados muito positivos. Em comparação com 2010, houve uma redução no consumo de papel na ordem de 26,73%, de água de 19,29% e de energia elétrica de 9,35%.

A meta de economia para 2013 é de 14,84% e está prevista no planejamento estratégico deste Tribunal. Assim, apesar dos resultados satisfatórios, é necessário continuar agregando esforços a fim de que os percentuais sejam mantidos e, se possível, melhorados.

Outros fatores também contribuem para minimizar o impacto ambiental decorrente das atividades do Tribunal e revelam a preocupação social. No primeiro semestre, foram enviados 3.729 quilos de papel para reciclagem e 45,5 quilos de pilhas e baterias para descarte ambientalmente adequado. Também foram doados 207 banners de vinil para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Chamaeleon, usados para a confecção de sacolas, embalagens e outros produtos.

Trabalho contínuo

Segundo o presidente da comissão, desembargador Mário Caron, essa tarefa de conscientização é um trabalho contínuo, que deve ser sempre lapidado. “A nossa missão envolve não apenas o julgamento ou a resolução de demandas judiciais. É mais do que isso. Nós temos que fortalecer a cidadania e contribuir para a paz social. Toda administração pública tem agora um compromisso com a responsabilidade socioambiental”, completa.

A promoção da responsabilidade socioambiental acontece no TRT 10ª Região pela atuação conjunta da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, da Seção de Responsabilidade Socioambiental e da equipe do projeto estratégico TRT Responsável. Por meio do projeto, são propostas medidas de combate ao desperdício de recursos naturais e bens públicos, a fim de reduzir em 20% o consumo de água, energia e papel, até 2014, minimizando o impacto ambiental causado pela atuação do Tribunal.

Histórico

A primeira iniciativa sobre o tema no Tribunal foi o programa TRT Ambiental, criado, em 2006, com o objetivo de promover a conscientização sobre a questão ambiental e a qualidade de vida, implementar uma cultura antidesperdício e de utilização racional dos recursos naturais e dos bens públicos, e estimular a substituição dos insumos e materiais utilizados por produtos menos agressivos ao meio ambiente.

Em 2007, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Recomendação 11, sugeriu aos tribunais a adoção de políticas públicas visando à formação e recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado, além da conscientização dos servidores e jurisdicionados sobre a necessidade de efetiva proteção ao meio ambiente.

Dois anos depois, a Estratégia do Poder Judiciário, formalizada pela Resolução 70 do CNJ, estabeleceu a responsabilidade social e ambiental como atributo de valor para a sociedade e deu as diretrizes para o alinhamento dos tribunais em torno do assunto. No final de 2009, o TRT10 elaborou seu planejamento estratégico. Em agosto de 2010, foi apresentada a versão final do TRT Responsável.

Em decorrência da Recomendação 11/2011 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que indicou aos Tribunais Regionais do Trabalho a adoção de medidas para a efetiva inclusão de critérios de responsabilidade socioambiental em todas as atividades do órgão e sugeriu a inclusão de comissão permanente no Regimento Interno e criação de unidade específica, foi instituída, em 2011, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental, mediante Emenda Regimental n° 22/2011.

Por fim, a criação de uma Seção de Responsabilidade Socioambiental no TRT10 foi aprovada pelo Pleno ao votar a adequação do Tribunal à Resolução 63/2011 do CSJT.

 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 0

Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.

👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.

🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864

✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!

Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
10 0
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆‍♀️🌸

No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.

Transforme seu autocuidado em momentos únicos.

#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
12 0