Consultor de finanças explica como funciona serviço online da Receita

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há mais de 10 anos a Receita Federal vem aprimorando a Central de Atendimento ao Contribuinte na forma virtual. No Portal e-CAC, o contribuinte pode realizar o seu autoatendimento, sem a necessidade de comparecer a uma unidade presencial da Receita Federal (RF).

De acordo com o consultor de finanças da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte, este serviço tem facilitado em muito a vida dos servidores. “Até agosto deste ano, são mais de 10 milhões de acessos e quase 78% do atendimento ao contribuinte. Para os servidores, em especial, isso é muito bom, visto que muitas das ações judiciais estão atreladas a informações da Receita”, disse com base nas informações da RF.

O e-CAC tem diversos serviços protegidos por sigilo fiscal, com ele é possível: verificar pendências na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física; obter cópia de declarações; retificar pagamentos; parcelar débitos; pesquisar a situação fiscal; imprimir o comprovante de inscrição no Cadastro da Pessoa Física (CPF); caixa postal ou domicilio eletrônico para receber todas as comunicações sobre sua declaração de imposto de renda; cópias das últimas declarações do IR dos últimos exercícios; e acompanhar o extrato do processamento da sua declaração.

Para acessar o portal, entre na página da Receita Federal e clique em Atendimento Virtual (e-CAC). Para todo CPF ou CNPJ é gerada uma senha e login pelo próprio usuário. Caso o contribuinte tenha o certificado digital, que é uma assinatura eletrônica, basta utilizar a senha para autenticação.

“O ideal é que o acesso seja feito pelo próprio usuário, evitando transtornos desnecessários. Entretanto se o usuário tiver necessidade de possuir um procurador, na própria tela do atendimento digital tem uma maneira de cadastrar”, reiterou Dorte.

Na última semana, a Receita Federal disponibilizou três novos vídeos de orientação aos contribuintes sobre a utilização do e-CAC. O objetivo, segundo o órgão, é além de divulgar o e-CAC, permitir que o contribuinte utilize cada vez mais os serviços virtuais.

Para conhecer todas as possibilidades oferecidas pelo autoatendimento e lista de serviços disponíveis pelo Portal, acesse o site da Receita Federal.

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
307 37
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
33 1