Consultor de finanças explica como funciona serviço online da Receita

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há mais de 10 anos a Receita Federal vem aprimorando a Central de Atendimento ao Contribuinte na forma virtual. No Portal e-CAC, o contribuinte pode realizar o seu autoatendimento, sem a necessidade de comparecer a uma unidade presencial da Receita Federal (RF).

De acordo com o consultor de finanças da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte, este serviço tem facilitado em muito a vida dos servidores. “Até agosto deste ano, são mais de 10 milhões de acessos e quase 78% do atendimento ao contribuinte. Para os servidores, em especial, isso é muito bom, visto que muitas das ações judiciais estão atreladas a informações da Receita”, disse com base nas informações da RF.

O e-CAC tem diversos serviços protegidos por sigilo fiscal, com ele é possível: verificar pendências na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física; obter cópia de declarações; retificar pagamentos; parcelar débitos; pesquisar a situação fiscal; imprimir o comprovante de inscrição no Cadastro da Pessoa Física (CPF); caixa postal ou domicilio eletrônico para receber todas as comunicações sobre sua declaração de imposto de renda; cópias das últimas declarações do IR dos últimos exercícios; e acompanhar o extrato do processamento da sua declaração.

Para acessar o portal, entre na página da Receita Federal e clique em Atendimento Virtual (e-CAC). Para todo CPF ou CNPJ é gerada uma senha e login pelo próprio usuário. Caso o contribuinte tenha o certificado digital, que é uma assinatura eletrônica, basta utilizar a senha para autenticação.

“O ideal é que o acesso seja feito pelo próprio usuário, evitando transtornos desnecessários. Entretanto se o usuário tiver necessidade de possuir um procurador, na própria tela do atendimento digital tem uma maneira de cadastrar”, reiterou Dorte.

Na última semana, a Receita Federal disponibilizou três novos vídeos de orientação aos contribuintes sobre a utilização do e-CAC. O objetivo, segundo o órgão, é além de divulgar o e-CAC, permitir que o contribuinte utilize cada vez mais os serviços virtuais.

Para conhecer todas as possibilidades oferecidas pelo autoatendimento e lista de serviços disponíveis pelo Portal, acesse o site da Receita Federal.

Acessos: 0

Ei, você, servidor do Poder Judiciário da União!

Estamos realizando uma pesquisa para identificar as principais necessidades e desafios do nosso plano de carreira. Sua participação é fundamental para que possamos construir propostas que realmente atendam às suas expectativas!

🗣️ A diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA Federal, Glauce Barros, destaca: “As informações necessárias à formalização do plano de carreira que contemple a expectativa do servidor devem ser extraídas da fonte. Por isso, oferecemos um espaço único de participação coletiva e voluntária para todos!”

Participe e faça sua voz ser ouvida! 💪✨ #PJU #ANAJUSTRA #CarreiraJudiciária #VozDoServidor
Nosso sorteio é na quinta-feira, 24. Qual dos prêmios você está torcendo para ganhar?

📱⌚️🥘📺📓🤖

Responda na nossa enquete e veja no site os outros prêmios que todos os associados adimplentes estão concorrendo!
Você sabia?
Os servidores do Judiciário Federal têm acesso aos melhores planos de saúde com condições exclusivas! 🙌

a JUSaúde atua como gestora desses planos, negociando com grandes operadoras, como Unimed Fesp e SulAmérica, para oferecer planos acessíveis e com ampla cobertura, adaptados às necessidades dos servidores.

Não fique fora dessa! Cuide da sua saúde e da sua família com o respaldo da ANAJUSTRA Federal.

🔗 Acesse o site e faça uma simulação agora mesmo!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #PlanodeSaúde #SaúdeComQualidade #BemEstar
Outubro é mês daqueles que representamos e, mais, daqueles nos orgulhamos pelo fundamental trabalho que executa pela sociedade: o servidor!

Estamos juntos, cada mais fortes, com você!

#anajustrafederal #servidordojudiciariofederal #diadoservidor #mesdoservidor #maioremaisfortecomvoce
💸 Quem possui “dinheiro esquecido” em bancos ou instituições financeiras tem até hoje, 16/10, para sacar os valores. A consulta e retirada dos recursos deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central.

Pela plataforma é possível checar se pessoas físicas, jurídicas e até falecidos possuem saldos para recolhimento.

Consulte e não deixe essa oportunidade passar!

#dinheiroesquecido #Bancocentral #seudinheiro #ANAJUSTRAFederal