
Servidor da Justiça do Trabalho é candidato às Eleições Funpresp-Jud
Prazo para votar foi prorrogado até esta segunda-feira (4/8).
Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou nesta quarta-feira, 18/9, o lançamento da campanha “O que você tem a ver com isso?”, de combate ao capacisitmo – atitudes e práticas que subestimam a capacidade das pessoas com deficiência. “O capacitismo está em toda a sociedade, e essa campanha traz a reflexão do papel da família, da escola, do Estado, das empresas, da polícia e, principalmente, do Poder Judiciário no enfrentamento à discriminação contra as pessoas com deficiência no país”, afirmou o ministro.
A prática também é tipificada como crime e pode resultar em pena de um a três anos e multa, conforme o artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2022, Barroso observou que o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência. A taxa de participação da força de trabalho entre pessoas sem deficiência foi de 66,4%, enquanto entre as pessoas com deficiência ela cai para 29,2%. Segundo ele, no Judiciário esses números são ainda menores. “Apenas 0,8% de magistrados e 2,9% de servidores são pessoas com deficiência”, informou.
No lançamento da campanha, foi exibido um vídeo que será divulgado nas redes sociais do STF e do CNJ, com a participação de influenciadores, servidores, juízes e especialistas no tema. Entre eles, estão a juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) Larissa Camargo Pinho, a ex-atleta Laís Souza e a integrante do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência do CNJ Isadora Nascimento, todas com deficiência.
A campanha busca quebrar preconceitos e estereótipos que frequentemente marginalizam e invisibilizam as pessoas com deficiência. Por meio de uma série de ações, incluindo vídeos educativos, postagens em redes sociais e eventos, o CNJ e o STF pretendem fomentar um diálogo aberto e construtivo sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. No STF, a campanha é mais uma iniciativa do Setembro Verde, mês dos direitos das pessoas com deficiência.
As pessoas com deficiência envolvidas na campanha compartilham, voluntariamente, suas perspectivas únicas e os desafios enfrentados no cotidiano. A participação delas é crucial para fornecer uma visão autêntica e relevante.
Participe desta conversa e utilize a hashtag #ChegaDeCapacitismo para fortalecer o debate sobre o tema.
Acessos: 242
📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida
Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.
Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰
Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!
🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira.
Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇
#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!
Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.
🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.
🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.
🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.
📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
“Este livro é para quem quer proclamar sua mensagem ao mundo e com urgência”, explica @eusouluizgonzaga servidor do TRT 14 e autor da obra, que é um passo a passo para o desenvolvimento da comunicação em público.
Além do título “40 dias de Oratória”, que pode ser adquirido pelo link que está nos stories, Luiz Gonzaga também publicou um livro digital intitulado “Guia Prático de Como Fazer Hoje uma Boa Apresentação em Público Saindo do Zero”, que está à venda na Amazon.
Você sabia que 7 em cada 10 carros no Brasil não têm seguro?
E o pior: muitos motoristas nem imaginam o quanto uma apólice pode oferecer vantagens além da cobertura em caso de acidente ou roubo.
🛠 Pane elétrica ou mecânica
🔑 Perda ou esquecimento da chave
🔋 Bateria arriada
🚗 Reboque
🚨 Colisão ou furto
Esses são só alguns exemplos de como um bom seguro pode salvar o seu dia.
Na ANAJUSTRA Corretora, você tem planos com cobertura completa, preços especiais e atendimento consultivo para escolher a melhor opção para o seu perfil.
👉 Fale com a gente pelo WhatsApp
Ou acesse: anajustracorretora.com.br
#anajustracorretora #anajustra #seguros #segurodecarro #proteçãoveicular #associadosanajustra #carrosseguros
Sexta-feira, 1º de agosto e dia de conhecer a memória de Sandra Maria Bonilha Orsi, do TRT15, que está conosco no Calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ A edição deste ano do nosso calendário contribui com o registro histórico de muitos momentos do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal