Nova resolução amplia para 30% cotas nos concursos para o Judiciário
A medida passa a abranger também indígenas e quilombolas.
Após o treinamento dos servidores dos gabinetes, ocorrido na semana passada, nesta semana é a vez de os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) terem seu primeiro contato direto com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A partir da data provável de 27 de agosto, os mandados de segurança de competência originária do 2º grau tramitarão exclusivamente por meio desse sistema.
A demonstração está sendo conduzida pelo desembargador Cláudio Brandão, do TRT da 5ª Região (Bahia). Ele mostrou aos desembargadores todo o caminho percorrido pelo processo entre a protocolização da petição inicial e a mesa do desembargador, comparando o que acontece com o processo em papel – protocolo, autuação, numeração de folhas, carimbo “em branco”, remessa, conferência – e o PJe, que substitui todas essas ações em apenas um clique no mouse.
Brandão destacou a importância da implantação do PJe-JT na 2ª Região, devido ao seu tamanho e à importância da região sob jurisdição do Tribunal. “A utilização do sistema em um Tribunal como o de São Paulo dá visibilidade ao projeto,” comentou.
A desembargadora Maria Inês Alves da Cunha tem boas expectativas quanto ao PJe. “O processo eletrônico pode trazer um salto qualitativo, e não apenas quantitativo, para a Justiça do Trabalho”. Para ela, o PJe dará mais tempo para que os magistrados e servidores se dediquem aos aspectos jurídicos do processo, eliminando boa parte dos entraves burocráticos que acabam atrasando a conclusão dos processos.
O PJe-JT e o jurisdicionado
O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) começou a ser utilizado nacionalmente no final de 2011, quando a Vara do Trabalho de Navegantes-SC foi implantada já com o programa em sua primeira versão.
Em fevereiro deste ano, a 2ª Região ganhou a sua vara totalmente eletrônica, em Arujá-SP. Em junho, o PJe-JT chegou à segunda instância, com o julgamento de recurso oriundo dessa vara. Provavelmente a partir do final de agosto, todos os mandados de segurança de competência originária do Tribunal deverão tramitar exclusivamente por meio eletrônico.
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho estabeleceu um cronograma prevendo que, até o final de 2012, 10% das varas do trabalho de cada regional deverão usar o processo eletrônico.
Uma particularidade do PJe-JT que deve ser observada pelos advogados é o fato de que qualquer pessoa que for acessá-lo precisará de um certificado digital. Esse aparato garante a identidade do usuário, contribuindo para que o sistema seja um ambiente seguro.
Dessa forma, é necessário que os advogados se preparem para a chegada dessa nova realidade, providenciando a aquisição de um certificado digital (a relação de pontos autorizados a comercializá-los está disponível no site do Tribunal, na aba superior Processos / Serviços On-line / Certificação Digital – O que é), pois, sem ele, não será possível impetrar mandados de segurança de competência originária do 2º grau e nem, futuramente, atuar junto à Justiça do Trabalho.
Também se recomenda a leitura da Resolução CSJT 94/2012, que regulamenta o uso do PJe-JT. Em caso de dúvidas sobre o PJe-JT, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho disponibiliza um telefone para atendimento. É o 0800-644-4435.
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyhow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterwill my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriendwhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated
Acessos: 0
Dezembro está chegando e é tempo de desacelerar, recarregar as energias e, se possível, conhecer novos destinos. 🌎
Pelo Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados contam com condições especiais em pacotes e transporte para aproveitar cada momento da viagem.
Confira alguns dos parceiros que tornam isso possível:
🚌 Flixbus
🚗 Letur Locação e Turismo
🏖️ Bancorbrás
💳 Visa Pronto
💱 Travelex Confidence
🌍 CH Tur
Acesse anajustrabeneficios.com.br e planeje sua próxima viagem com economia e praticidade. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #viagem #benefícios #turismo #descontos
Planejar, revisar e evoluir. ✨
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026, com o apoio da Financeira BRB, foi feita para acompanhar você durante todo o ano, com páginas que ajudam a equilibrar tarefas, finanças e objetivos pessoais.
Mais do que uma agenda, um incentivo à organização e ao bem-estar. 💚
#anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #agenda2026 #soumaisjustiça
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
Prêmio nas mãos! 🏆
A associada Mariléa Gonçalves Lemos, do TRT3, foi a grande ganhadora da moto elétrica Bee Type 2 no Show de Prêmios ANAJUSTRA Federal, em comemoração ao Dia do Servidor Público. ⚡️🛵
Parabéns, Mariléa! 🎉
#anajustrafederal #showdepremios #diadoservidor #associadoanajustra
Conheça cada detalhe da Agenda ANAJUSTRA Federal 2026. Um presente feito para inspirar mais organização, propósito e equilíbrio no seu dia a dia. ✨
Com o apoio da Financeira BRB, essa entrega chega até a casa de cada associado, reafirmando o compromisso com quem faz parte da nossa história. 💚
#agenda2026 #anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #soumaisjustiça
📚 Estivemos presentes na comemoração dos 50 anos da Biblioteca do TRT3, celebrada com a cerimônia de premiação do III Concurso de Monografias da Biblioteca, promovida pela Escola Judicial do Tribunal.
O evento, que aconteceu no dia 5/11, homenageou o desembargador Márcio Túlio Viana e teve como tema “Inteligência Artificial: aplicações, desafios e impactos jurídicos, éticos, sociais e políticos no sistema judicial”, um debate essencial sobre o presente e o futuro da Justiça do Trabalho.
#anajustrafederal #trt3 #justiçadotrabalho #escolajudicial #bibliotecadotrt3 #direitodotrabalho #inteligenciaartificial