Nova resolução amplia para 30% cotas nos concursos para o Judiciário
A medida passa a abranger também indígenas e quilombolas.
“É preciso que tenhamos vontade de CLT”. Com essa frase, o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Natal (RN), Luciano Athayde Chaves, iniciou a palestra que abriu o “Seminário dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sob a perspectiva da Constituição Federal”, no auditório do Foro Trabalhista de Palmas (TO). Organizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-DF/TO), o evento comemora o 70º aniversário da CLT.
O seminário contou com a presença dos desembargadores do TRT-DF/TO Flávia Simões Falcão, diretora da Escola Judicial do Tribunal, Brasilino Santos Ramos e Douglas Alencar, dos juízes Naiana Carapeba, Suzidarly Fernandes e Daniel Queiroga, além de servidores e advogados trabalhistas.
A eficácia da legislação e a internalização de direitos trabalhistas pelos cidadãos foram a temática central da palestra ministrada pelo juiz Luciano Athayde. Segundo ele, a CLT comemora 70 anos de inclusão, mas também de exclusão. “A CLT não contemplou, à época de sua criação, os trabalhadores rurais e isso aconteceu em um tempo em que o país tinha sua grande maioria de trabalhadores rurais. Por isso não creio que possamos falar em 70 anos de CLT, pois a inclusão dos avulsos, a inclusão dos rurais, isso tudo foi feito a partir de 1988”, afirmou. Segundo o magistrado, a data é importante para que seja feita a reflexão sobre a eficácia das leis trabalhistas na vida do cidadão comum.
Eficácia – De acordo com Athayde, o nível de descumprimento da legislação é muito grande e o de fiscalização muito baixo. “Mas a culpa não é da falta de fiscalização. Nenhum país consegue demonstrar uma democracia de alta densidade se não faz com que seus cidadão internalizem suas próprias leis”, afirmou. Para o juiz, o chamado “jeitinho brasileiro” é sinal de que os cidadãos comuns não respeitam e nem fazem respeitar os próprios direitos.
O magistrado afirmou que o papel da Justiça do Trabalho é fundamental na internalização dos direitos trabalhistas na consciência do cidadão comum. “Muito embora seja um papel limitado, pois é residual. A Justiça do Trabalho deveria ser chamada apenas em questões relevantes. Mas hoje é comum que nós, magistrados, arbitremos até mesmo rescisões contratuais”, assinalou.
Parcelado – A baixa disposição dos agentes econômicos em pagar direitos trabalhistas é, na opinião de Athayde, a raiz do problema, aliada à facilidade de pagamento de dívidas proporcionada pela Justiça do Trabalho. “O empregador prefere ir para a Justiça do que resolver diretamente com o empregado, pois ele sabe que irá pagar menos e que pode até parcelar”, disse.
De acordo com o juiz, o IBGE levantou que apenas 20% dos direitos da CLT são aplicados no Brasil e que metade dos trabalhadores brasileiros tem o registro na carteira de trabalho. Reflexos, segundo ele, da falta de internalização e eficácia dos direitos trabalhistas. “Me preocupa a quantidade de processos sem complexidade que nós, magistrados, arbitramos. Nós fazemos o trabalho dos sindicatos”, afirmou.
Vontade – Para o magistrado, é necessário que os profissionais de Direito tenham a vontade de cumprir de fato as leis, ao invés de facilitar a vida dos agentes econômicos. “Há uma propensão de o empregador querer pagar o menor valor possível e a do empregado querer receber o mais rápido possível, por isso hoje termos milhares de processos na Justiça Trabalhista. Temos metas a cumprir e queremos reduzir o número de processos. Daí a necessidade de se ter vontade de CLT, pois esse mundo idealizado pela legislação não existe mais, caso contrário nosso país ficará refém de uma estrutura judiciária pesada e que já deu sinais de esgotamento”, ponderou.
De acordo com Athayde, é importante comemorar os 70 anos da CLT, pois houve muitos avanços. “Mas os avanços legais não podem ser comemorados se eles não se transformam em fatos da vida. Temos que rever nosso papel e darmos mais qualidade aos julgamentos”, concluiu.
abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what link wife wants to cheat
Acessos: 0
Presentes, viagens, ceia, amigo secreto… o fim de ano chega com alegrias — e boletos. 😅
Mas com um bom planejamento financeiro, dá pra curtir tudo isso sem começar 2026 no vermelho.
💡 O segredo?
Organização, autocontrole e aproveitar os benefícios e descontos exclusivos da ANAJUSTRA Federal.
🧾 Veja no carrossel o passo a passo pra:
✅ Colocar o orçamento em dia
✅ Usar o 13º com inteligência
✅ E ainda guardar um troco pro início do ano 💰
Porque planejar é um ato de amor-próprio — e o melhor presente que você pode dar à sua família é começar o novo ano em paz (e no azul 💙).
Leia o artigo completo do consultor financeiro, José Carlos Dorte, no nosso site!
#educacaofinanceira #consultoriafinanceira #anajustrafederal
Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.
👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.
🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864
✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!
Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
Com mais de 160 anos de tradição, o Colégio Cruzeiro @colegiocruzeirooficial é referência em ensino integral e formação humanista no Rio de Janeiro.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto nas mensalidades, extensível a dependentes legais, nas unidades Centro e Jacarepaguá.
Uma parceria que valoriza a educação, a família e o futuro. 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #colégiocruzeiro #educação #servidorpúblico #benefícios
Dezembro está chegando e é tempo de desacelerar, recarregar as energias e, se possível, conhecer novos destinos. 🌎
Pelo Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados contam com condições especiais em pacotes e transporte para aproveitar cada momento da viagem.
Confira alguns dos parceiros que tornam isso possível:
🚌 Flixbus
🚗 Letur Locação e Turismo
🏖️ Bancorbrás
💳 Visa Pronto
💱 Travelex Confidence
🌍 CH Tur
Acesse anajustrabeneficios.com.br e planeje sua próxima viagem com economia e praticidade. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #viagem #benefícios #turismo #descontos
Planejar, revisar e evoluir. ✨
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026, com o apoio da Financeira BRB, foi feita para acompanhar você durante todo o ano, com páginas que ajudam a equilibrar tarefas, finanças e objetivos pessoais.
Mais do que uma agenda, um incentivo à organização e ao bem-estar. 💚
#anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #agenda2026 #soumaisjustiça
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos