TST sedia lançamento do relatório Justiça em Números

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) sediou a abertura do seminário “A Administração da Justiça e a Garantia de Direitos: Diálogos sobre a Eficiência na Gestão do Poder Judiciário”. O evento marcou o lançamento do relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente ao ano de 2012. O encontro vai até esta quarta-feira, 16.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, do presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, do ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado.

Para o presidente do STF e do CNJ, o relatório “Justiça em Números” permite que se conheça o Judiciário por dentro, possibilitando à população que cobre resultados. “Trata-se do renascimento da pesquisa sobre o acesso à justiça no mundo”, afirmou o ministro Joaquim Barbosa. O presidente do TST e do CSJT, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, também foi incisivo ao elogiar o relatório. “É uma fotografia da justiça brasileira. É a justiça se revelando à sociedade”.

Segundo dados do relatório, há no Brasil, atualmente, aproximadamente 92 milhões de processos em tramitação. “O documento que os senhores têm em mãos agora é a porta de entrada para conhecermos o Judiciário”, definiu a conselheira do CNJ e ministra do TST, Maria Cristina Peduzzi.

Justiça do Trabalho

O conselheiro do CNJ Rubens Curado ficou responsável por apresentar os números da Justiça do Trabalho à plateia. O magistrado demonstrou satisfação com os números da justiça especializada da qual faz parte – Curado é juiz do Trabalho. “Muitos dados que apresentarei agora são extremamente satisfatórios”, disse.  

Em 2012, as despesas da JT atingiram a marca de R$ 12 bilhões, número que permanece estável desde 2009, sendo boa parte deste total destinado à manutenção de seus recursos humanos. Desse montante, 28,4% são custeados pela própria arrecadação da Justiça do Trabalho.

Até o fim do ano passado, a JT contava com 3.250 magistrados (sendo 84% de 1ª instância) e 51.843 servidores e terceirizados. “Temos uma proporção de dois magistrados para cada 100 mil habitantes”, informou o conselheiro Curado.

Dos 7,1 milhões processos em tramitação na JT até o fim de 2012, houve 3,7 milhões de sentenças proferidas e 3,8 milhões de baixas/arquivamentos. “Isso significa que o número de processos que entram na Justiça do Trabalho é praticamente igual ao número de processos que saem”, comemorou Curado. O número de sentenças por magistrado, em média, impressiona: 1.153 de sentenças por magistrado.

Processos pendentes na JT

Na 2ª instância da JT, a situação de processos pendentes é considerada “confortável” pelo conselheiro Curado. “Em quatro meses, na hipótese de que nenhum novo processo chegasse ao Judiciário trabalhista, o que é obviamente impossível, seria possível zerar o número de processo pendentes de 2ª instância”, afirmou. Há, no 2º grau, pouco mais de 212 mil processos pendentes.

 No 1º grau a situação é mais complexa: há 1,17 milhão de processos pendentes só na fase de conhecimento. “A situação é mais apertada do que na 2ª instância, mas também é boa, pois, em seis meses, sem nenhum processo novo ajuizado, seria possível zerarmos esse número de pendências”, informou Curado.

 A produtividade da JT também é comemorada pelo conselheiro do CNJ. “Temos uma produtividade de 85%, sendo que em dois Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), o da 2ª (SP) e o da 8ª (PA e AP) Regiões, a produtividade é de 100%”.  

Celeridade

Os maiores desafios da JT, na visão de Curado, são a fase de execução, onde muitas causas simplesmente estacionam; e a distribuição de mão de obra. Como maior ponto positivo da JT, Curado destacou a celeridade.

A ministra e conselheira Maria Cristina Peduzzi também citou a celeridade como um dos pontos de destaque da JT. Ela concedeu coletiva de imprensa após a cerimônia de abertura do evento e aproveitou para falar sobre o andamento do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). “O PJe-JT é um caminho irreversível. Ele permite maior celeridade e efetividade às atividades da justiça trabalhista”, assegurou.

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
24 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
25 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
40 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6