TSE autoriza preenchimento de 398 cargos efetivos na Justiça Eleitoral
Os maiores quantitativos de vagas estão no TRE de São Paulo, no TRE de Minas…
Atuando num estado de dimensões continentais, com presença direta em 42 cidades e jurisdição em todos os 142 municípios, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso é considerada uma das mais céleres do país. É o que aponta os dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), compilados no Anuário da Justiça do Trabalho de 2013. Segundo a publicação, o prazo médio de tramitação de um processo no TRT-MT é de apenas 70 dias, bem abaixo da média nacional, que é de 108 dias.
A promoção de uma Justiça célere, eficaz e efetiva e o alcance da excelência na prestação dos serviços são objetivos estratégicos estabelecidos pelo TRT de Mato Grosso e vêm sendo alcançados paulatinamente pelo órgão, ano após ano. A expansão rumo ao interior, a melhoria dos serviços oferecidos ao público, o cumprimento de todas as metas definidas pelo CNJ e a satisfação de quem busca a instituição são resultados diretos desse processo.
Não por acaso, a Pesquisa de Satisfação de Usuários aplicada pelo TRT-MT com advogados, empregados e empregadores mostra que 84% dos entrevistados estão satisfeitos com a qualidade dos serviços oferecidos, conferindo à instituição o grau de excelência. Especificamente quanto aos prazos entre a distribuição e a realização da primeira audiência (em média de 8 dias), e o tempo de tramitação de processos, 75% dos participantes também declararam-se satisfeitos.
Presença no interior
O TRT-MT conta com 38 varas trabalhistas, sendo 9 na capital e 29 no interior. Tem ainda dois postos avançados e 11 varas itinerantes, estando presente, assim, em todos as regiões mato-grossenses, de leste a oeste, de norte a sul, de um extremo ao outro do estado. Mais do que simplesmente atender à demanda processual, a expansão até localidades distantes da Capital e de grandes centros é parte da necessidade de se marcar a presença do Estado nestas regiões, muitas das vezes desassistidas pelo poder público.
Conforme destaca o presidente do Tribunal, desembargador Tarcísio Valente, isso torna o cenário de crescimento da Justiça trabalhista mato-grossense peculiar quando comparado ao restante do país. “A criação de algumas das 12 novas varas instaladas nos últimos três anos teve por base justamente este ponto: A necessidade de se levar a Justiça do Trabalho a lugares longínquos, até então desassistidos, aproximando-a do cidadão”.
Foi o caso das varas de Colniza e Confresa, instaladas no final de 2011, em pontos extremos do território mato-grossense, aquela na fronteira com o estado do Pará e esta ao sul do Amazonas. Ambas estão distantes mais de mil quilômetros da capital, servidas apenas por estradas de chão em péssimas condições, quase intransitáveis durante o período chuvoso do ano. A presença da Justiça nestes locais permite aos trabalhadores e empresários a possibilidade de busca e garantia de seus direitos enquanto cidadãos.
Metas do CNJ
Em 2012, mesmo tendo apresentado crescimento no número de novas ações em tramitação, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso julgou quantidade maior de processos do que no ano anterior. Segundo o Anuário da Justiça do Trabalho, o crescimento foi da ordem de 12% na primeira instância e de 16% no Tribunal. Como consequência direta do ganho de produtividade, o estoque de processos pendentes de solução caiu 17%, ficando em cerca de 7.300.
Ao todo, foram julgados nas duas instâncias, segundo a publicação, 39.277 ações trabalhistas, número superior às 38.137 que foram ajuizadas no mesmo período de 2012. Tal feito atendeu o disposto na meta 1 do CNJ, que estabelece a necessidade de se julgar mais ações do que as ajuizadas no ano. Mais do que isso, o TRT de Mato Grosso vem batendo ano após ano todas as metas estabelecidas pelo Conselho, tendo sido o único Tribunal, dentre os 91 existentes, a fazê-los por três anos seguidos.
O feito, segundo o presidente Tarcísio Valente, é “inédito e histórico no judiciário brasileiro” e traz uma consequência lógica: A dificuldade de dar continuidade ao cumprimento dessas mesmas metas nos próximos anos, em especial quanto à de número 1, dado o “grau de excelência já alcançado pelo nosso Tribunal”. Aliado a isso, destaca o desembargador-presidente, está o baixo estoque de processos pendentes de solução existentes no âmbito da Justiça do Trabalho em Mato Grosso.
wife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat
Acessos: 0
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira