Biblioteca do STJ reforça acervo de obras jurídicas

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Até o final de 2013, a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva ganhará um reforço de mais de 2.500 novas publicações. O acervo é mantido constantemente atualizado com a compra de obras por licitação e doações de pessoas físicas e jurídicas. Neste ano, até o último mês de outubro, a administração do Superior Tribunal de Justiça adquiriu 2.187 novos títulos.

Atualmente, a biblioteca abriga um acervo de mais de 170 mil livros, periódicos e obras raras. É a segunda maior coleção de textos jurídicos do país, superada apenas pela Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental nacional e, obrigatoriamente, recebe exemplares de todas as publicações do Brasil. Como coleção específica de obras jurídicas, ela está em primeiro lugar.

Além dos livros e periódicos especializados na área jurídica, também são comprados livros de áreas específicas, como administração e comunicação, segundo as necessidades dos diversos setores do Tribunal. Na área jurídica, o acervo reúne mais de 77 mil exemplares de livros e mais de 81,5 mil títulos de revistas e periódicos especializados, nacionais e estrangeiros.

Cidadania

A Biblioteca do STJ é referência para o mundo jurídico e uma das mais modernas e versáteis do país, graças aos processos de informatização e digitalização do acervo.

A manutenção e constante modernização desse espaço do conhecimento é uma das prioridades da gestão do presidente Felix Fischer na presidência do Tribunal. Afinal, disseminar cultura, conhecimento e informação é um ato de cidadania.

Sua Biblioteca Digital disponibiliza conteúdos doutrinários para atender às necessidades de informação de ministros, assessores, servidores, pesquisadores e público externo em geral. São mais de 52 mil documentos à disposição dos leitores que, mensalmente, registram mais de 150 mil acessos.

Além do acervo jurídico, a biblioteca mantém uma estante do Livro Livre, espaço onde os usuários deixam ou pegam livremente livros, CDs e DVDs sobre os mais variados assuntos. O Livro Livre é um projeto social que visa estimular a leitura por meio da circulação sem barreiras de livros.

Raridades

Um dos maiores destaques da Oscar Saraiva é sua coleção de obras raras, uma das mais importantes da América Latina no segmento jurídico. O volume mais antigo é Decisionum Senatus Regni, de Belchior Febo, publicado em 1623.

Outro livro muito antigo é Commentaires Sur Les Loix Angloises, publicado em Bruxelas, primeira tradução para idioma estrangeiro de uma das mais importantes obras sobre o direito inglês, escrita em 1756 pelo juiz e catedrático William Blackstone.

Também há edições históricas de autores nacionais, como a última edição em vida de Princípios Elementares de Direito Internacional Privado, de Clóvis Beviláqua, autor do projeto do Código Civil de 1916. No total, são 2.580 volumes raros mantidos em uma sala climatizada e com segurança especial.

Pelo menu à esquerda da homepage do STJ, o internauta tem acesso a serviços e muitas outras informações sobre a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva.

why women cheat cheaters why married men cheatwhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

Acessos: 12

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial