Colégio de Presidentes dos TREs elege nova liderança nacional
O Coptrel reúne os mandatários das cortes eleitorais de todos os estados do…
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) promove, nesta segunda-feira, 25, o Simpósio Organização e Garantias Sindicais. Grande público está presente no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind para assistir aos cinco painéis do dia, entre sindicalistas, trabalhadores, advogados, magistrados, procuradores do trabalho e autoridades. O objetivo do evento é discutir temas polêmicos ligados à questão sindical.
Na cerimônia de abertura, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, destacou que a negociação coletiva transcende o Poder Judiciário. “Queremos, com este evento, fomentar a discussão para construir uma sociedade mais livre, justa e solidária.” Também estiveram presentes à abertura representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Superior Tribunal Militar (STM) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O primeiro painel, iniciado às 9h30, foi coordenado pela ministra Delaíde Alves Miranda Arantes. Intitulado “Perspectivas das Organizações Sindicais em Fase das Mudanças do Modo de Produção”, contou com apresentações de Ellen Mara Ferraz Hazan (mestre em Direito, advogada e professora da Faculdade de Direito Milton Campos), Adauto Duarte (especialista em Relações do Trabalho e Sindical, advogado, membro do Conselho de Relações de Trabalho da Confederação Nacional da Indústria – CNI) e Márcio Pochmann (doutor em Ciência Econômica, professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp).
A advogada e professora Ellen defendeu que o trabalho e o trabalhador não podem ser encarados como meras mercadorias. Ela acredita que as negociações coletivas permitirão enxergar o trabalhador como detentores de direitos mais amplos do que o simples direito de trabalhar e de vender sua mão de obra.
Duarte, por sua vez, enfocou em sua palestra a questão das mudanças dos modos de produção ao longo da história. Para ele, vivemos atualmente uma verdadeira revolução digital. “É a própria sociedade que demanda uma velocidade maior das coisas, dos processos, da produção. Precisamos aprender a lidar com isso.”
O doutor em Ciência Econômica Márcio Pochmann explicou, com preocupação, que as empresas, chamadas por ele de “grandes corporações”, estão muito grandes e fortes, dominando a produção e ditando as regras de trabalho em várias partes do mundo. “Não há mais países que governam empresas, mas empresas que governam países”, alertou.
Como as empresas estão em várias partes do mundo ao mesmo tempo, e produzem em cada localidade um aparato específico de seu produto final, é difícil, na visão de Pochmann, fazer políticas nacionais relativas ao modo de produção. “Cada lugar produz algo para determinado produto ou empresa”, assinalou. “Além disso, há a questão preocupante de que essas grandes corporações comandam pontos importantes de vários países, ajudando a eleger presidentes e membros dos Parlamentos, por exemplo.”
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumwife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheatwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 23
🎖️ Você serviu às Forças Armadas, à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar antes de ingressar no serviço público civil?
A ANAJUSTRA Federal ajuizará uma ação coletiva para garantir que esse período seja considerado no cálculo do Benefício Especial (BE).
O reconhecimento do tempo militar pode gerar:
📈 revisão do benefício;
💵 aumento do valor mensal;
🗓️💰 pagamento de diferenças retroativas.
⚠️ O impacto financeiro varia conforme o histórico funcional de cada servidor.
Não abra mão de um direito que pode impactar toda a sua aposentadoria!!
#ANAJUSTRAFederal #BenefícioEspecial #PrevidênciaComplementar
O Mural de Permuta da ANAJUSTRA Federal aproxima servidores de diferentes regiões do país e facilita conexões para novas possibilidades de lotação.
📌 São mais de 400 oportunidades ativas e mais de 100 novos cadastros realizados só em 2026.
No mural, o associado encontra:
✔️ Busca por cargo, ramo e tipo de movimentação
✔️ Opções de permuta e redistribuição
✔️ Alertas de compatibilidade
👉 Arraste para conferir alguns anúncios disponíveis.
#anajustrafederal #muraldepermutas #pju
Seguimos fortalecendo nossa presença junto aos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. 💙
De 15 a 17 de junho, a ANAJUSTRA Federal participou do Encontro de Servidores e Servidoras do TRE Bahia – 2ª turma, promovendo o relacionamento institucional e realizando o sorteio de brindes.
Esta foi a segunda participação da entidade no evento. De 9 a 11/6 estivemos no encontro da 1ª turma.
Seu benefício de farmácia ficou ainda melhor 💊
Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens.
Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial
Mais economia para cuidar da saúde, sempre.
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal
17 de junho, Dia do Servidor Público Aposentado
Quando se aposentou, a Jerusa, do TRT9, achou que finalmente teria tempo para fazer tudo o que havia deixado para depois.
Vieram os cuidados com a saúde, os filmes que estavam na lista há anos, uma viagem inesquecível para Paris… e também uma pergunta que muitos aposentados conhecem bem:
“E agora?”
A resposta ela encontrou aos poucos: em novos projetos, nos estudos, nas viagens, nos encontros com amigos, na convivência com a família e na decisão de continuar vivendo intensamente cada fase da vida.
Neste Dia do Servidor Público Aposentado, compartilhamos a história da Jerusa para homenagear todos aqueles que dedicaram anos ao serviço público e que seguem construindo novos capítulos, sonhos e conquistas.
💙 Feliz Dia do Servidor Público Aposentado!
@jerusoberte
#anajustrafederal #diadoservidorpublicoaposentado
💰 Você viu que a ação que busca afastar a cobrança de Imposto de Renda sobre o Benefício Especial (BE) teve sentença favorável na Justiça Federal?
Vale a pena conferir se você já faz parte do processo. E o melhor: isso pode ser feito em poucos cliques pelo app da ANAJUSTRA Federal. 📱
Veja como no nosso carrossel!
#anajustrafederal #acaojudicial