TRT21 cria Juízo Auxiliar para combater o trabalho infanto-juvenil

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Dentro do espírito do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, criado ano passado para desenvolver, em caráter permanente, ações para erradicação do trabalho infantil no Brasil e adequada profissionalização do adolescente, o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (21ª Região) instituiu recentemente  o Juízo Auxiliar da Infância e Juventude.

De acordo com a decisão do TRT-RN que criou a nova instância, o Juízo da 10ª Vara do Trabalho de Natal foi designado para, sem prejuízo de suas atribuições, conhecer e decidir sobre as ações nos quais sejam formulados pedidos de alvarás para trabalho infanto-juvenil, bem como para analisar e deliberar sobre os pedidos de autorização de fiscalização orientativa e educativa.

O presidente do TRT do Rio Grande do Norte, desembargador José Rêgo Júnior, destacou no ato de criação da instância especial (Provimento TRT/CR nº 001/2014) o reconhecimento da competência da Justiça do Trabalho para apreciar os pedidos de autorização para trabalho de crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal (16 anos, podendo ser realizado à exceção de trabalho noturno e insalubre). A decisão lembra ainda o compromisso que o Brasil assumiu, perante a comunidade internacional, de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2015, e todas as formas até 2020.

Em suas razões, o TRT-RN cita também a necessidade e implementação de estrutura própria para acolhimento da nova competência da JT, que engloba a análise e concessão dos alvarás para casos de trabalho infanto-juvenil, e pedidos de autorização para fiscalização orientativa e educativa, já que as diligências demandam prévia autorização judicial. A fiscalização de casos envolvendo o trabalho infantil doméstico e familiar está a cargo dos órgãos do Ministério do Trabalho. O Juízo Auxiliar encaminhará às autoridades da área de saúde, caso necessário, as solicitações para o apoio multiprofissional na realização de investigações.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte ocupa atualmente a posição de segundo Estado da Federação com maior índice de trabalho infantil doméstico.

why women cheat why do men have affairs why married men cheatafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicswill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend

Acessos: 14

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial