As 10 notícias mais acessadas no ano
Isenção da contribuição previdenciária, quintos, reajuste e novo AQ…
Conhecido como eterno voto vencido no Supremo Tribunal Federal, o ministro Marco Aurélio Mello deixou a 2ª Turma em 2003 para entrar na 1ª, quando o nível de dissenso nela cresceu bruscamente. O resultado pode ser uma das primeiras comprovações numéricas do posicionamento divergente do ministro. Segundo ele, no colegiado, “a tônica é a divergência e a unanimidade é exceção”. A seguir trechos da entrevista.
Valor: Há um folclore de que o sr. leva dois votos à sessão, para escolher o divergente.
Marco Aurélio Mello: Não, não, é lenda! Não gosto de ser voto vencido, só não faço questão de formar maioria. O colegiado é um somatório de forças distintas. A tônica é a divergência, a exceção é a unanimidade. Se não sou o relator, voto sempre de improviso. Recebo o memorial do advogado, levo pra casa, sublinho, agora o restante…
Valor: Por que o sr. ficou conhecido como voto vencido?
Mello: Quando não havia a TV Justiça, deviam imaginar, quem não conhecia minha trajetória, que teria recebido de presente do primo [o ex-presidente Fernando Collor de Mello a cadeira. A TV Justiça para mim foi a redenção, pois aí a comunidade jurídica percebe quem é quem.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Valor: O dissenso na 1ª Turma cresceu em 2003, justo quando o sr. mudou para ela…
Mello: Desde que entrei na 1ª Turma, contei outro dia, seis colegas migraram para a 2ª. Vamos ver quem vai migrar agora [risos]! Eu incomodo? Talvez, por esse espírito irrequieto, divergir. Mas atribuo a mudança ao fato de a 2ª Turma encerrar mais cedo as sessões.
Valor: O sr. foi eleito presidente da 1ª Turma para este ano, contrariando a tradição.
Mello: Pela ordem natural, a presidente seria a ministra Rosa [Weber, depois o ministro Luís Roberto Barroso. Mas resolveram – e tomei como homenagem, porque saio daqui a dois anos – me eleger. Maledicentes disseram que o objetivo foi me tirar da bancada. Você como presidente não pode fustigar tanto… Mas não acredito nisso.
Valor: Antes havia mais tentativas de formar consenso?
Mello: Quando cheguei ao tribunal [em 1990, havia uma preocupação, tentavam afastar a divergência. O ministro Moreira Alves fustigava até perceber a tendência da maioria, se era de acordo com o pensamento dele. Se não era, ficava discutindo…
Valor: E hoje?
Mello: Não mais. Hoje quem mais reitera voto é o ministro Luiz Fux, divergiu dele ele volta… O ministro Ricardo [Lewandowski faz um pouquinho, até nas listas [julgamentos mais rápidos].
Valor: Os ministros não gostam de divergir?
Mello: Acham que é ruim, talvez potencializando em demasia o espírito de corpo. Nas listas, quem diverge aqui no tribunal? O ministro Dias Toffoli, às vezes, mas na maioria, amém.
Valor: Nos bastidores, há tentativas de formar acordo?
Mello: O ministro Luís Roberto Barroso chegou e logo propôs que mandássemos os votos para os colegas [o relator aos demais]. Inclusive, quase tive um incidente. Recebi um voto e mandei devolver. A minha assessora avisou o gabinete dele, mas não mandou o voto de volta. Cheguei a fazer um memorando destituindo-a do cargo, depois reconsiderei. Se recebo um voto, tenho que mandar o meu.
Valor: Por quê?
Mello: Quero estar solto na bancada, ouvir o advogado. Não posso ir pra lá com ideias pré-concebidas. Mas a troca de votos hoje é a prática.
Valor: O STF é hoje menos conservador?
Mello: Hoje, o tribunal é mais disposto a discutir os temas constitucionais e tornar prevalecentes os direitos fundamentais dos cidadãos. Em 2004, dei liminar no caso da anencefalia [reconhecendo o direito de mulheres interromperem a gestação de fetos sem cérebro]. O que fez o tribunal? Cassou.
Valor: Por que o mérito só foi julgado em 2012?
Mello : Como o caso não envolvia partes diretamente interessadas, coloquei na prateleira. Depois, quando o STF, por 6 a 5, entendeu válidas as pesquisas em células-tronco, eu disse, agora sim. Levei a julgamento, e qual foi o resultado? Apenas dois votos vencidos.
Acessos: 0
Aprender inglês com qualidade, confiança e vantagens exclusivas já faz parte da nossa rede de parcerias. A HC School é parceira da ANAJUSTRA Federal e segue oferecendo condições especiais para nossos associados.
⏰ ÚLTIMA CHANCE
Garanta seu curso de inglês em 2026 pagando valores de 2025.
Quem fechar matrícula até 15 de janeiro de 2026 estuda o ano inteiro com economia e uma metodologia focada em resultados.
✔️ Material didático físico
✔️ Aulas 100% em inglês
✔️ Ênfase total em conversação e fluência
⚠️ Condição exclusiva para colaboradores, profissionais inscritos e dependentes.
📞 0800 894 2000
🌐 www.hcschool.com.br
Oferta válida até 15/1/26.
#anajustrafederal #parcerias #educação
📊✨ RECAP 2025 | As matérias mais lidas do ano
Quintos, isenção da contribuição previdenciária, reajuste salarial, novo AQ e direitos funcionais estiveram entre os temas mais acessados no site da ANAJUSTRA Federal em 2025, mostrando o quanto a categoria busca informação qualificada, atualizada e que impacta diretamente sua vida funcional e financeira.
➡️ No carrossel, você confere as 10 matérias mais lidas do ano.
👉 Acesse o site e leia todas na íntegra.
#anajustrafederal #pju #retrospectiva2025
2025 foi um ano marcado por encontros com a arte, a sensibilidade e a expressão cultural dos nossos associados.
O Espaço Cultural seguiu cumprindo sua missão de dar voz a talentos do Judiciário Federal, reunindo histórias, músicas, poesias, reflexões e novas obras que emocionam e inspiram.
Tivemos a 6ª edição da Live Sarau, realizada pela primeira vez diretamente no YouTube, ampliando o alcance e fortalecendo ainda mais esse espaço de troca e valorização cultural.
Ao longo do ano, o blog apresentou novos participantes e celebrou obras que traduzem vivências, memórias, riso, reflexão e criatividade em suas mais diversas formas.
#anajustrafederal #espacocultural #retrospectiva2025
💰 Economia que faz diferença no dia a dia de quem é associado.
Em 2025, o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal gerou mais de R$ 20 milhões em descontos reais para milhares de associados e seus dependentes VIP.
Foram vantagens em saúde, educação, mobilidade, tecnologia e muito mais, com uma rede de mais de 1.200 convênios em todo o país.
E 2026 vem com ainda mais oportunidades para economizar, planejar e aproveitar.
#anajustrafederal #clubedevantagens #economiareal
Fim de ano e as contas apertando? ✨
Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:
✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis
Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.
Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.
#anajustrafederal #financas #pju
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível.
Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬
Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.
#anajustrafederal #agenda2026 #pju