Em entrevista, Mello diz que não gosta de ser voto vencido

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Conhecido como eterno voto vencido no Supremo Tribunal Federal, o ministro Marco Aurélio Mello deixou a 2ª Turma em 2003 para entrar na 1ª, quando o nível de dissenso nela cresceu bruscamente. O resultado pode ser uma das primeiras comprovações numéricas do posicionamento divergente do ministro. Segundo ele, no colegiado, “a tônica é a divergência e a unanimidade é exceção”. A seguir trechos da entrevista.

Valor: Há um folclore de que o sr. leva dois votos à sessão, para escolher o divergente.

Marco Aurélio Mello: Não, não, é lenda! Não gosto de ser voto vencido, só não faço questão de formar maioria. O colegiado é um somatório de forças distintas. A tônica é a divergência, a exceção é a unanimidade. Se não sou o relator, voto sempre de improviso. Recebo o memorial do advogado, levo pra casa, sublinho, agora o restante…

Valor: Por que o sr. ficou conhecido como voto vencido?

Mello: Quando não havia a TV Justiça, deviam imaginar, quem não conhecia minha trajetória, que teria recebido de presente do primo [o ex-presidente Fernando Collor de Mello a cadeira. A TV Justiça para mim foi a redenção, pois aí a comunidade jurídica percebe quem é quem.


Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Valor: O dissenso na 1ª Turma cresceu em 2003, justo quando o sr. mudou para ela…

Mello: Desde que entrei na 1ª Turma, contei outro dia, seis colegas migraram para a 2ª. Vamos ver quem vai migrar agora [risos]! Eu incomodo? Talvez, por esse espírito irrequieto, divergir. Mas atribuo a mudança ao fato de a 2ª Turma encerrar mais cedo as sessões.

Valor: O sr. foi eleito presidente da 1ª Turma para este ano, contrariando a tradição.

Mello: Pela ordem natural, a presidente seria a ministra Rosa [Weber, depois o ministro Luís Roberto Barroso. Mas resolveram – e tomei como homenagem, porque saio daqui a dois anos – me eleger. Maledicentes disseram que o objetivo foi me tirar da bancada. Você como presidente não pode fustigar tanto… Mas não acredito nisso.

Valor: Antes havia mais tentativas de formar consenso?

Mello: Quando cheguei ao tribunal [em 1990, havia uma preocupação, tentavam afastar a divergência. O ministro Moreira Alves fustigava até perceber a tendência da maioria, se era de acordo com o pensamento dele. Se não era, ficava discutindo…

Valor: E hoje?

Mello: Não mais. Hoje quem mais reitera voto é o ministro Luiz Fux, divergiu dele ele volta… O ministro Ricardo [Lewandowski faz um pouquinho, até nas listas [julgamentos mais rápidos].

Valor: Os ministros não gostam de divergir?

Mello: Acham que é ruim, talvez potencializando em demasia o espírito de corpo. Nas listas, quem diverge aqui no tribunal? O ministro Dias Toffoli, às vezes, mas na maioria, amém.

Valor: Nos bastidores, há tentativas de formar acordo?

Mello: O ministro Luís Roberto Barroso chegou e logo propôs que mandássemos os votos para os colegas [o relator aos demais]. Inclusive, quase tive um incidente. Recebi um voto e mandei devolver. A minha assessora avisou o gabinete dele, mas não mandou o voto de volta. Cheguei a fazer um memorando destituindo-a do cargo, depois reconsiderei. Se recebo um voto, tenho que mandar o meu.

Valor: Por quê?

Mello: Quero estar solto na bancada, ouvir o advogado. Não posso ir pra lá com ideias pré-concebidas. Mas a troca de votos hoje é a prática.

Valor: O STF é hoje menos conservador?

Mello: Hoje, o tribunal é mais disposto a discutir os temas constitucionais e tornar prevalecentes os direitos fundamentais dos cidadãos. Em 2004, dei liminar no caso da anencefalia [reconhecendo o direito de mulheres interromperem a gestação de fetos sem cérebro]. O que fez o tribunal? Cassou.

Valor: Por que o mérito só foi julgado em 2012?

Mello : Como o caso não envolvia partes diretamente interessadas, coloquei na prateleira. Depois, quando o STF, por 6 a 5, entendeu válidas as pesquisas em células-tronco, eu disse, agora sim. Levei a julgamento, e qual foi o resultado? Apenas dois votos vencidos.

Acessos: 14

🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude