
Motta afirma que foco da reforma administrativa é modernizar o Estado
Segundo ele, a ideia é trazer novos parâmetros de eficiência aos servidores.
O relator da proposta que extingue a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, deputado Luiz Alberto (PT-BA), vai negociar com o governo os pontos polêmicos do texto. Na última audiência pública da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06, realizada hoje, ele afirmou que acredita na aprovação da matéria pela comissão antes do recesso parlamentar (18 de julho).
A PEC extingue a taxação de 11% sobre a parcela da aposentadoria ou pensão que ultrapasse o teto previdenciário, hoje fixado em R$ 3.416. Essa contribuição foi criada pela Emenda Constitucional (EC) 41/03, a chamada Reforma Previdenciária, e está em vigor desde 2004. O relator disse que, nas audiências públicas, identificou consenso entre os parlamentares no sentido de acabar com a contribuição. No entanto, ele revelou que ainda existem dois pontos polêmicos a serem negociados com o governo.
Retroatividade
O primeiro ponto seria a extensão do fim da contribuição a todos os servidores públicos, proposta em emendas apresentadas à PEC. O texto original só atinge quem já estava aposentado ou já tinha tempo para se aposentar antes da aprovação da EC 41/03. O segundo ponto polêmico seria o artigo 2º da PEC, que trata da retroatividade dos efeitos da proposta a 1º de janeiro de 2004. “É uma questão que vai ter de ser bastante negociada para não ter óbice da base do governo”, avalia o relator.
Luiz Alberto aguarda informações dos ministérios da Previdência Social e do Planejamento para subsidiar o seu parecer. “Nós temos que saber o volume de recursos gerado pela contribuição dos inativos, de 2004 até hoje”, destacou. “Pedimos também o fluxo estratificado por idade dos aposentados da Previdência, porque também há proposta de se estabelecer critérios etários para a contribuição, até chegar a um ponto em que esses aposentados não paguem absolutamente mais nada”, complementou.
Reparação de injustiça
Na audiência pública desta quarta-feira, entidades ligadas a várias categorias do serviço público federal defenderam a aprovação da PEC 555/06 para reparar “injustiça” com os aposentados pensionistas. “O desconto previdenciário dos inativos tem deixado o aposentado na condição de, muitas vezes, ter de fazer bico ou retornar ao mercado de trabalho para complementar a sua renda”, afirmou o diretor-geral da União dos Advogados Públicos Federais, Rogério Rodrigues.
Para o diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Sebastião Soares, não apenas o Congresso errou, ao aprovar a EC 41/03, mas também o Supremo Tribunal Federal, por não ter declarado a inconstitucionalidade da contribuição. Segundo ele, a contribuição foi criada com o propósito de reduzir os gastos do Tesouro Nacional e dos tesouros estaduais e municipais. “Mas isso acabou se revelando inócuo, já que a maioria dos servidores estaduais e municipais é isenta, em consequência da decisão do Supremo de dobrar o limite de isenção”, disse.
Renúncia previdenciária
A Associação Paulista dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil distribuiu nota, durante a audiência, com vários argumentos para a extinção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. Segundo a nota, nos últimos seis anos, a contribuição não gerou a economia prevista para a União e “só representou grande sacrifício para aposentados e pensionistas, constituindo-se confisco”.
Outro argumento da associação é que a renúncia previdenciária (exceções para alguns setores específicos), autorizada pelo próprio governo, supera em dez vezes o valor arrecadado com a contribuição dos aposentados e pensionistas.
Fonte: Agência Câmara
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomai want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spouse
Acessos: 0
“Hoje, não celebramos um “Dia do Amigo”. Celebramos o amigo em todos os dias — aquele que, mesmo distante, se faz presente com um gesto, uma lembrança, uma escuta, um silêncio.
Por isso, se você está lendo esta mensagem, abrace o amigo que está ao seu lado. E sinta-se, por nós, profundamente abraçado.
Porque amizade verdadeira é essa comunhão silenciosa e sagrada entre corações que se reconhecem — e seguem juntos, mesmo quando cada um caminha por trilhas distintas.”
💙 Este é um trecho do belíssimo texto “A Amizade que Sustenta a Alma” da nossa diretora Glauce de Oliveira Barros
👩🏽⚖️👨🏻💻Seu melhor amigo veio do trabalho? Participe do nosso CALENDÁRIO 2026! Até 8/8, envie uma foto e conte sua história de amizade feita no Judiciário. Ela pode estar no Calendário mais querido do Judiciário Federal!
👉 Comente “Amizade” para receber o link.
#anajustrafederal #diadoamigo #amizade #pju #servidorpúblicofederal
SAÚDE E BEM-ESTAR | CLUBE DE VANTAGENS
Em Belo Horizonte, associados da ANAJUSTRA Federal têm 15% de desconto nas mensalidades de Pilates no GS Pilates Studio Fit. E o benefício também vale para os dependentes! 🧘♀️💪
No GS, você encontra um ambiente acolhedor e aulas voltadas ao fortalecimento, à postura e ao equilíbrio físico e emocional.
Que tal cuidar da saúde em família?
📍 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br
#pilates #qualidadedevida #bemestar #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
⚖️💙 O Judiciário é feito de pessoas e algumas delas se tornam muito mais do que colegas de trabalho.
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2026 chegou para celebrar essas amizades que floresceram no dia a dia da Justiça! 🌟
Recebemos histórias incríveis de conexões verdadeiras e agora você confere quem já faz parte dessa edição tão especial.
📸 Quer participar também? Ainda dá tempo! Envie sua foto com seu amigo(a) e um relato curtinho no site da ANAJUSTRA até 8/8/2025.
#ANAJUSTRAFederal #Calendário2026 #AmizadesQueMarcam
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO
🎒📚 Parceria de valor para o futuro do seu filho!
A ANAJUSTRA Federal é parceria da Maple Bear Sagrada Família, em Belo Horizonte. A unidade é parte da maior rede de escolas bilíngues do mundo, com metodologia canadense e imersão em inglês desde a primeira infância.
Filhos de associados têm 10% de desconto nas mensalidades e acesso a uma educação de excelência, com estrutura acolhedora, segura e voltada ao desenvolvimento integral das crianças.
🌐 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br
#educacao #bilinguismo #maplebear #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
📚 Pensando em trocar a escola do seu filho?
Sabemos que essa escolha envolve muitos fatores e queremos te ajudar nessa decisão tão importante! 💡
Confira 3 pontos que fazem toda a diferença na hora de escolher uma nova escola:
✅ Proposta pedagógica alinhada com os seus valores
✅ Estrutura e localização que se encaixam na rotina
✅ Custo-benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal
E o melhor: são mais de 500 instituições conveniadas em todo o país com descontos especiais! 💰🎓
👉 Arraste para saber mais!
#ClubeDeVantagens #Educação #EscolhaCerta #DescontosExclusivos #ANAJUSTRAFederal
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?
A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?
✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente
Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!
#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico