Entrevista: Ruben Figueiró fala sobre a PEC 555

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A ANAJUSTRA conversou esta semana com o senador Rubén Figueiró (PSDB-MS), que vem atuando pela aprovação da PEC 555. No último mês, o parlamentar se reuniu com representantes dos aposentados para tratar da matéria, que extingue, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos.

Na semana passada, Figueiró intermediou a reunião entre aposentados e Aécio Neves, presidente da executiva nacional do PSDB, que afirmou que pretende propor mudanças para o Brasil, sem prejuízo aos aspectos fiscais.

A Proposta de Ementa Constitucional 555/2006 continua sem novidades na Câmara dos Deputados. Desde o início dos trabalhos, em 2014, já foram feitos mais de 20 requerimentos de inclusão da matéria na Ordem do Dia.

De acordo com o senador, não existe um acordo entre o governo e as classes para que ela seja apreciada. Confira a entrevista:

Qual a importância da aprovação da PEC 555 para o servidor aposentado?

A aprovação da PEC representará o restabelecimento de uma ordem jurídica e a segurança de que o aposentado jamais será lesado de um direito que adquiriu ao longo de seus anos de trabalho prestados no serviço público

Qual o trabalho que o Sr. vem realizando  para garantir a aprovação, que tramita desde 2006?

A minha ação parlamentar têm sido no sentido de conscientizar as duas Casas do Congresso Nacional pelo arbítrio que se cometeu contra os servidores aposentados. É a necessidade de se estabelecer a ordem jurídica. Não têm sido fácil.

Em um recente discurso, o Sr. avalia a cobrança  de 11% dos proventos de inativos como uma inconstitucionalidade e uma anomalia previdenciária. Por que?

A emenda é inconstitucional porque fere direitos de cidadania e é uma anomalia previdenciária porque além de tudo não resolveu, não resolve e não resolverá o déficit da previdência. O caminho deve ser outro.

Todos os meses, dezenas de pedidos de colocar a Proposta na Ordem do Dia são protocolados, mas nada acontece. Qual seria a razão da ineficácia dessa mobilização dos deputados?

Nada acontece porque a Presidência da Câmara, que pauta a Ordem do Dia daquela Casa, depende da vontade do Palácio do Planalto.

Os servidores de todo o país, ativos e inativos, têm se mobilizado para chamar a atenção dos representantes para a causa. No senado, qual a opinião da maioria?

Creio que quando a matéria for apreciada no Senado terá apoio da maioria.

Por que atuar por uma causa que vai de encontro aos interesses do governo?

Além de considerar injustas, ilegal e inconstitucional a Emenda Constitucional 41, não sou da base do governo, e se o fosse manteria a minha posição atual. No curso da minha vida pública, sempre procurei ser coerente com as minhas ideias.

PEC 555

A Proposta de Emenda Constitucional 555, que foi transformada em substitutivo, procura extinguir, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos, revogando o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003. Hoje, a contribuição é de 11% sobre a parte do benefício acima do teto da Previdência, que está em R$ 3.467,40.

A emenda tramita na Câmara dos Deputados desde julho de 2006, já foi aprovada pela Comissão Especial, criada no final de 2007 e aguarda a votação desde 2010. O deputado Carlos Mota (PSB/MG) foi o autor da emenda, que está sob relatoria do deputado Luiz Alberto (PT/BA).

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheater

Acessos: 0

🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!

O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.

É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙

#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
39 1
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
48 5
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
24 0