ANAJUSTRA Federal endossa Nota Técnica e leva apoio à SUG 11/2025 ao Senado
Carta destaca argumentos jurídicos, científicos e de saúde em defesa do…
A ANAJUSTRA conversou esta semana com o senador Rubén Figueiró (PSDB-MS), que vem atuando pela aprovação da PEC 555. No último mês, o parlamentar se reuniu com representantes dos aposentados para tratar da matéria, que extingue, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos.
Na semana passada, Figueiró intermediou a reunião entre aposentados e Aécio Neves, presidente da executiva nacional do PSDB, que afirmou que pretende propor mudanças para o Brasil, sem prejuízo aos aspectos fiscais.
A Proposta de Ementa Constitucional 555/2006 continua sem novidades na Câmara dos Deputados. Desde o início dos trabalhos, em 2014, já foram feitos mais de 20 requerimentos de inclusão da matéria na Ordem do Dia.
De acordo com o senador, não existe um acordo entre o governo e as classes para que ela seja apreciada. Confira a entrevista:
Qual a importância da aprovação da PEC 555 para o servidor aposentado?
A aprovação da PEC representará o restabelecimento de uma ordem jurídica e a segurança de que o aposentado jamais será lesado de um direito que adquiriu ao longo de seus anos de trabalho prestados no serviço público
Qual o trabalho que o Sr. vem realizando para garantir a aprovação, que tramita desde 2006?
A minha ação parlamentar têm sido no sentido de conscientizar as duas Casas do Congresso Nacional pelo arbítrio que se cometeu contra os servidores aposentados. É a necessidade de se estabelecer a ordem jurídica. Não têm sido fácil.
Em um recente discurso, o Sr. avalia a cobrança de 11% dos proventos de inativos como uma inconstitucionalidade e uma anomalia previdenciária. Por que?
A emenda é inconstitucional porque fere direitos de cidadania e é uma anomalia previdenciária porque além de tudo não resolveu, não resolve e não resolverá o déficit da previdência. O caminho deve ser outro.
Todos os meses, dezenas de pedidos de colocar a Proposta na Ordem do Dia são protocolados, mas nada acontece. Qual seria a razão da ineficácia dessa mobilização dos deputados?
Nada acontece porque a Presidência da Câmara, que pauta a Ordem do Dia daquela Casa, depende da vontade do Palácio do Planalto.
Os servidores de todo o país, ativos e inativos, têm se mobilizado para chamar a atenção dos representantes para a causa. No senado, qual a opinião da maioria?
Creio que quando a matéria for apreciada no Senado terá apoio da maioria.
Por que atuar por uma causa que vai de encontro aos interesses do governo?
Além de considerar injustas, ilegal e inconstitucional a Emenda Constitucional 41, não sou da base do governo, e se o fosse manteria a minha posição atual. No curso da minha vida pública, sempre procurei ser coerente com as minhas ideias.
PEC 555
A Proposta de Emenda Constitucional 555, que foi transformada em substitutivo, procura extinguir, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos, revogando o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003. Hoje, a contribuição é de 11% sobre a parte do benefício acima do teto da Previdência, que está em R$ 3.467,40.
A emenda tramita na Câmara dos Deputados desde julho de 2006, já foi aprovada pela Comissão Especial, criada no final de 2007 e aguarda a votação desde 2010. O deputado Carlos Mota (PSB/MG) foi o autor da emenda, que está sob relatoria do deputado Luiz Alberto (PT/BA).
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheater
Acessos: 62
Quem usa, conta. 💙
@raiaoficial
@drogasiloficial
Associados da ANAJUSTRA Federal compartilharam, pelo aplicativo, suas experiências com os convênios da Drogasil e Raia e destacaram pontos como facilidade de uso, bons descontos e economia em medicamentos.
Nos convênios, os associados podem encontrar até 60% de desconto em medicamentos e produtos selecionados.
Os depoimentos deste carrossel são reais e foram publicados por associados no app da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #clubedebeneficios #drogasil
Lingerie e moda praia com desconto especial para associados! 👙 @marcyn_oficial
Durante o mês de setembro, a Marcyn oferece até 10% de desconto aos associados da ANAJUSTRA Federal. Depois da promoção, o benefício permanente de 7% de desconto continua disponível.
Acesse o convênio, confira as condições e aproveite.
#anajustrafederal #benefícios #marcyn
Quanto um servidor do PJU pode economizar em um mês? A resposta pode surpreender: mais de R$ 4 mil. 👀
Seguro auto, medicamentos, plano de saúde, academia e muitos outros benefícios fazem parte das vantagens de ser associado à ANAJUSTRA Federal.
Quando a economia entra na rotina, sobra mais para viver seus planos. 💚
Acesse anajustrafederal.org.br e associe-se.
#anajustrafederal #benefícios #economia
👀 Na nova área do associado, você pode visualizar os perfis compatíveis com o seu anúncio de permuta e/ou redistribuição.
É só acessar o Mural e conferir o menu “Compatíveis”. Se houver alguém com um perfil que combina com o seu anúncio, ele estará lá!
🔎 Mais facilidade para encontrar quem procura o mesmo que você.
Menos busca. Mais conexão!
#areadoassociado #ANAJUSTRAFederal #permuta #redistribuicao
O futuro começa com as escolhas que fazemos hoje. 📚
@colegiocruzeirooficial
Estão abertas as matrículas para novos alunos do Colégio Cruzeiro em 2027. Com mais de 164 anos de história, a instituição alia excelência acadêmica à formação de cidadãos conscientes, solidários e preparados para os desafios do mundo.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto, conforme as condições estabelecidas na parceria. As vagas são limitadas.
Acesse o Clube de Vantagens, confira os detalhes e saiba como realizar a matrícula.
#anajustrafederal #clubedevantagens #colegiocruzeiro
A ANAJUSTRA Federal esteve presente no 22º Encontro de Diretores do TRT da 10ª Região – Edição 2026, realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, em Palmas (TO).
@trt10oficial
Durante o evento, a entidade apresentou seu vídeo institucional e entregou brindes aos participantes. O encontro reuniu diretores e gestores para a troca de experiências e o alinhamento de ações voltadas ao fortalecimento da gestão administrativa e judiciária na Justiça do Trabalho.
Confira alguns registros!
#anajustrafederal #justiçadotrabalho #trt10