Reunião nesta terça pode ajudar a definir presidentes de comissões do Senado

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Uma reunião de líderes partidários nesta terça pode ajudar a definir a escolha dos presidentes das 12 comissões permanentes do Senado. Apesar da expectativa de indicações já nesta semana, a conclusão do processo pode ficar para depois do Carnaval. Entre as dificuldades estariam a negociação para formação de novos blocos partidários e a insatisfação da oposição com a eleição da Mesa, na semana passada.

“Deverão ser formados os blocos partidários. A partir daí, vem o Carnaval e vamos eleger os presidentes e membros. E aí sim começa para valer o trabalho das comissões”, avalia Romero Jucá (PMDB).

Já Alvaro Dias (PSDB-PR), líder do bloco da oposição, afirma que o clima tenso na Casa depois da eleição da Mesa pode ser um empecilho às articulações. Os partidos oposicionistas apontaram uma manobra para excluir PSDB, PSB e DEM da composição da Mesa.

“O ambiente conturbado no Plenário nos últimos dias não oferece expectativa de avanço de entendimento algum”.

A perspectiva é que a distribuição das presidências, quando ocorrer, seja mais pacífica do que a composição da Mesa e obedeça criteriosamente ao princípio da proporcionalidade.

Todos nós temos a intenção de retomar esse diálogo e olhar as comissões para compensar a divisão que ocorreu na eleição da Mesa. Teremos muito trabalho neste ano e não dá para trabalhar com um Senado dividido”, pondera Delcídio do Amaral (PT-MS).

“Os próprios líderes partidários sinalizaram um encontro a curto prazo para discutirmos entre nós a composição mediante o claro critério da proporcionalidade”, afirma José Agripino (DEM-RN).

Regras

A montagem dos colegiados envolve dois passos: a distribuição das presidências e a indicação dos membros. Cada etapa é regida por um cálculo diferente.

As 12 presidências das comissões são divididas entre os partidos com base no tamanho de cada bancada, em respeito ao princípio da proporcionalidade. Atualmente são 15 as siglas no Senado. A mais numerosa é o PMDB, com 18 senadores. Depois vêm PT (14) e PSDB (11).

A divisão entre o número total de senadores (81) e o número de comissões (12) produz um quociente. Dividindo-se o tamanho de cada bancada pelo quociente, chega-se ao número de presidências a que cada partido tem direito. A partir daí, o partido mais bem representado escolhe a comissão que quer presidir; depois é a vez da segunda maior legenda; e assim por diante, até todos os colegiados estarem distribuídos entre as maiores bancadas.

Membros das comissões

Já o preenchimento das comissões leva em conta os blocos partidários, conforme regras ditadas pela Constituição e pelo Regimento Interno do Senado. Nove dos 15 partidos estão coligados, formando três blocos: Bloco da Oposição (PSDB e DEM), Democracia Participativa (PSB, PP e PPS) e União e Força (PR, PTB, PRB e PSC).

Sendo assim, essas siglas indicam seus representantes nas comissões em conjunto, e não como bancadas independentes. Os outros seis partidos não formaram blocos e participam da montagem das comissões individualmente.

O cálculo de quociente é reproduzido para cada comissão, com base no número de assentos em cada uma delas (de 11 a 27), determinando o tamanho da presença dos partidos não coligados ou dos blocos. Obedecido o critério da proporcionalidade, isso representa mais cadeiras para os maiores grupos políticos.

Os líderes partidários ou dos blocos, então, nomeiam os representantes segundo as vagas que lhes cabem. Cada senador pode integrar até três comissões permanentes como membro titular e outras três como suplente. Apenas o presidente do Senado está impedido de atuar em comissões.

why women cheat why do men have affairs why married men cheathow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

Acessos: 0

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
33 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
39 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0