PLC 29: relator dá parecer favorável com condicionante, mas senador pede vista

O projeto que recompõe as perdas salariais dos servidores do Poder Judiciário da União, PLC 29/2016, esteve na pauta da Comissão de Assuntos Estratégicos (CAE) do Senado desta terça-feira, 21/6, e teve pedido de vista coletivo concedido pelo presidente da mesa, senador Raimundo Lira (PMDB-PB). 

O projeto recebeu parecer favorável do relator Jorge Viana (PT-AC), com a condicionante de que só poderá ser deliberado se o Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério do Planejamento cumprirem exigências do anexo de cálculo referente à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Caso contrário, o Plenário não deliberará posteriormente.

Diante do pedido de condicionante do relator, o presidente da mesa, senador Raimundo Lira, adiantou que a matéria não poderia ter pedido de urgência tendo em vista o disposto de que haverá uma audiência com o ministro do planejamento para discuti-la.

Aberta a sessão para votação, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) pediu vista do PLC 29/2016, que deverá retornar à pauta da CAE na próxima semana. Com o pedido de vista, o relator da matéria propôs um acordo para a próxima semana, no entanto, o presidente Raimundo Lira se comprometeu a mandar um ofício para o STF, CNJ e Ministério do Planejamento se posicionarem. 

Após a votação, o diretor-geral do Supremo, Amarildo Vieira de Oliveira, disse ao assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, que tentará uma reunião com o CNJ e também com o Planejamento, para acelerar o encaminhamento da resposta, uma vez que os três órgãos tem até a próxima terça-feira, 28/6, para apresentarem.

O debate
O relator Jorge Viana começou a leitura do parecer dizendo que se trata de uma atualização salarial, que “faz referência a reajustes cabíveis”. Segundo ele, esse PL é fruto de um entendimento entre Planejamento e Fazenda com as categorias, e que foi referendado pelo presidente Michel Temer, reafirmando todos os acordos. Viana ressaltou ainda que o intuito é valorizar os servidores do Judiciário para evitar o êxodo dos mesmos para outros seguimentos da economia.

Na sequência, o senador falou do impacto orçamentário da matéria, em que tratou da condicionante. “Para que não haja atraso na tramitação da matéria eu dou meu parecer favorável, mas eu a coloco no Plenário do Senado com uma condicionante: que o Supremo e o CNJ, junto com o Ministério do Planejamento, anexem a tempo, antes da apreciação do Senado, os anexos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e LDO para que os senadores possam deliberar no senado em caráter terminativo.”

O pedido de vista do senador Ricardo Ferraço foi acompanhado por outros membros da comissão. “É evidente que há por parte de todos nós o reconhecimento de que os servidores da Justiça Federal, nos últimos anos, não receberam aumentos compatíveis com a inflação, que pudessem manter o seu poder de compra, sua dignidade. Entretanto, o relatório que nos foi apresentado não foi disponibilizado como deveria ter sido, para que nós pudéssemos tomar conhecimento do que o relator apontou. E o relator aponta fatos gravíssimos”, ressaltou.

Segundo Ferraço, o relatório aponta que “a justificativa enviada ao Congresso não traz todos os dados sobre os impactos orçamentários e financeiros exigidos na Lei de Responsabilidade Fiscal e LDO, que consagra que a não obediência às infrações a lei complementar podem ser punidos, inclusive, por crime de responsabilidade”. Dessa forma, o senador ressaltou que o mais razoável seria votar esse projeto na CAE, e não encaminhá-lo ao Plenário.

Relembre
A proposição foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira, 15/6, após requerimento extrapauta do senador e relator da proposta, José Maranhão (PMDB/PB). No dia seguinte, 16/6, já na CAE, a presidente da comissão, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), designou o senador Jorge Viana (PT-AC) relator da matéria.

Acessos: 42

Neste Dia dos Pais, o aprendizado é em dose dupla. 💙

Na compra de um curso Open English Junior para a criança, o associado ganha um curso Open English para um adulto. Uma oportunidade para pais e filhos aprenderem inglês juntos, cada um no seu ritmo.

A promoção é válida até 9 de agosto.

Além da ação especial, associados da ANAJUSTRA Federal continuam contando com 65% de desconto nos cursos da Open English, parceira do Clube de Vantagens.

Consulte Open English em anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #clubedevantagens #openenglish
5 0
Você está preparado para os impactos da Reforma da Previdência na sua aposentadoria?

Desta vez, o Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, é quem convida você para uma live sobre o tema, as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219.  Vamos conversar sobre os principais impactos das mudanças nas regras de cálculo da pensão por morte e da aposentadoria por incapacidade permanente, os desafios para o planejamento da aposentadoria e a importância de se preparar hoje para construir um futuro com mais segurança.

A live será realizada em parceria com a @‌funprespjud e contará com a participação do professor e Doutor em Finanças Comportamentais, \@‌jurandirsell.

Anote na agenda: 6 de agosto, às 19h.

Acompanhe a live pelo nosso canal no YouTube e aqui no Instagram, onde você também poderá interagir e participar da conversa!
36 0
Viva os 441 anos da terceira cidade mais antiga do país, a capital verde que guarda o encontro mais oriental das Américas, onde se vê belezas do Centro Histórico ao Farol do Cabo Branco.

Quem vive, nasceu ou já esteve na cidade que respira verde e azul sabe: João Pessoa é tudo de bom! 🎉

 📍 Em João Pessoa, e em toda Paraíba, a ANAJUSTRA Federal representa os servidores das Justiças Federal, Eleitoral, Militar e Trabalhista.

@trt13paraiba 
@trepboficial 
@jfpb_oficial 

Na Paraíba, temos mais de 50 convênios pra você economizar todos os dias. 

Acesse o Clube de Vantagens e veja todos! 

#joaopessoapb #paraiba #anajustrafederal
15 1
💊 Você pode estar pagando mais caro sem precisar.

Associados da ANAJUSTRA Federal contam com até 60% de desconto em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.
@drogasiloficial  @raiaoficial 

O benefício é simples de usar: basta informar o CPF no atendimento ou ativá-lo pelo aplicativo ou site das redes.

Na hora de comprar, vale a pena conferir. Um desconto recorrente faz diferença no orçamento ao longo do ano.

👉 Assista ao vídeo e descubra como aproveitar esse benefício.

#anajustrafederal #clubedevantagens #drogasil
32 2